Bem-vindo à central de ajuda do Almoxarifado

Administrando



Esta funcionalidade proporciona o registro das unidades de almoxarifados da entidade, nas quais ocorrerão as movimentações registradas no sistema. Acesse-a por meio do menu Administrando > Almoxarifados e localizações > Almoxarifados.

Ao clicar no botão acima você realiza o cadastro dos almoxarifados que a entidade possui. Para isso informe a Descrição e se desejado, o Responsável e o Organograma correspondente.

Neste ambiente está disponível a busca, no campo Pesquisar, pela Descrição e Responsável, além da opção por Organograma correspondente em Pesquisa avançada.

Com essa funcionalidade você registra a estrutura física, ou seja, o local em que os materiais serão alocados. Para fazer, localize-a por meio do menu Administrando > Almoxarifados e localizações > Localizações físicas.

Por meio deste recurso, é possível optar em visualizar apenas os registros Ativos, Desativados ou mesmo Todas.

Para realizar a inserção de um novo registro clique no botão +LOCALIZAÇÃO.

Na primeira guia, é necessário que sejam informados o Nível da localização e sua Classificação (Sintética ou Analítica) que se está cadastrando. Esta funcionalidade tem efeito ‘cascata’, ou seja, se um Almoxarifado em questão terá 4 níveis, você deve iniciar o cadastro pelo nível 1 (sintético). Veja:

O próximo cadastro será o nível 2, também sintético, entretanto, você deverá inserir o nível 1, cadastrado anteriormente. Assim, ao ser cadastrado o nível 3, devem ser informados os níveis 1 e 2, e assim por diante.

Feito isso, é possível inserir Observações, bem como, desativar o registro. Por sua vez, se deseja desativar um cadastro que representa o nível sintético, os níveis abaixo também serão desativados.

Nesta guia é possível inserir arquivos em diversos formatos, observe:

No campo Pesquisar você pode utilizar os critérios como Localização física, Nível e/ou Descrição.  Já em Pesquisa avançada, informar a Classificação para a busca de registros.

Esta funcionalidade permite o gerenciamento das quantidades em estoque de cada um dos materiais, mediante diferentes formas de visualização. Para localizá-la, utilize o ambiente Visão geral ou o menu Administrando > Almoxarifados e localizações > Posição do estoque.

Conforme já citado, algumas das diferentes formas de visualização dos saldos dos estoque, é possibilitada por meio das opções de filtros disponíveis no ambiente. Por exemplo, na imagem abaixo você visualiza o filtro que apresenta os materiais que estão com o saldo físico abaixo do ponto de reposição.

Por meio do botão Editar, é possível visualizar e inserir informações específicas do material.

Ao clicar neste botão, os valores da especificação do material que está sendo visualizado são atualizados.

Neste quadro, devem ser informadas as quantidades mínimas e máxima de armazenagem, qual o ponto de reposição, o consumo médio mensal, bem como, a localização física, cadastro este acessado por meio do menu Administrando > Almoxarifados e localizações > Localizações físicas.

Para visualizar o saldo do referido material conforme o lote pelo qual ele está vinculado, você deve acessar o botão Outras opções e selecionar a ação Visualizar saldo por lotes. A ação fica disponível quando ocorre o controle de lote para o item em questão e são listadas as informações dos lotes em que o material possui saldo no momento da consulta.

Para visualizar o saldo do referido material por fornecedor, você deve acessar o botão Outras opções e selecionar a ação Visualizar saldo por fornecedores.

São listadas as informações conforme o registro da última entrada de cada um dos fornecedores do material, até o momento da realização da consulta.

São vários os recursos de pesquisa disponível para uma busca mas assertiva da posição do estoque de um determinado material. Ao clicar em Pesquisa avançada são demonstrados os critérios por Código Material, Material e/ou Especificação. Em Outras opções, a busca por ocorrer por Código de barras, Grupo, Classe e ou/ Situação material.