Bem-vindo à central de ajuda do Almoxarifado

Administrando



Esta funcionalidade objetiva o cadastro das pessoas físicas e jurídicas que fornecerão materiais ou prestarão serviços à entidade. Para efetuar tais cadastramento, utilize o menu Administrando > Pessoas > Fornecedores.

Para inserir um novo registro, basta clicar em +FORNECEDOR. Vale destacar que os dados aqui cadastrados são muito importantes e devem ser inseridos com o máximo de informações possíveis, a fim de facilitar uma possível busca posteriormente.

Conforme já mencionado, dependendo do tipo de pessoa a qual se está cadastrando, a tela se altera. Nessa guia especificamente, vários campos são demonstrado quando Pessoas Jurídica (PJ) em comparação com a Pessoa Física (PF).

Por meio desta guia é permitida a inclusão e controle de toda a documentação necessária para registrar o fornecedor no cadastro da entidade, como a possibilidade de visualizar a data e o responsável por cada atualização.

No momento da inclusão do Responsável, o sistema sugere o usuário que está utilizando (‘logado’) o sistema no momento.

Esta guia somente é apresenta quando o cadastro se referir a PJ, caso contrário não é demonstrada para preenchimento. Logo, clique no botão + SÓCIO e informe os dados básicos dos representantes legais pela empresa.

Esta guia é comum para ambos os tipos de pessoas, física ou jurídica. Basta clicar em + CONTA e informar os dados bancários. 

Nesta guias muitas outras informações poderão ser inseridas para complementar o cadastro do fornecedor em questão, como o Ramos de atividade, Índices contábeis e Objeto Social.

Além do botão de inserção + FORNECEDOR, o sistema disponibiliza o recurso Consulta Receita Federal no ambiente, bem como, na tela de cadastro. Basta informar o CNPJ desejado e consultar, automaticamente o sistema busca os dados e permite a inclusão do fornecedor.

Caso você informe um CNPJ já cadastrado, o sistema realiza a consulta e permite a atualização dos dados.

A atualização dos dados de um PJ já cadastrado é possibilitada também ao clicar sobre o CNPJ na listagem do ambiente.

Para realizar a pesquisa por algum fornecedor cadastrado, faça uso de critérios como inserir o Nome e/ou CPF/CNPJ no campo Pesquisar, bem como, selecionar a Situação e/ou o Tipo em Outras opções.

O ambiente Responsáveis apresenta todas as pessoas que possuem responsabilidade perante a Administração Pública ou fora dela. Estes responsáveis podem ser pessoas pertencentes ao quadro de funcionários do órgão público, mas também, podem ser terceiros que são designados para exercer determinada função, como por exemplo um engenheiro.

Para acessar esta funcionalidade, utilize o menu Administrando > Pessoas > Responsáveis.

No ambiente, além de visualizar os cadastros já realizados, por meio do botão + RESPONSÁVEL, é possível inserir um novo.

É possível efetuar a desativação de um responsável cadastrado por meio da checkbox Registros desativado. Após, basta informar a Data da inativação e salvar a alteração.

A busca ou pesquisa dos registros pode ser realizada ao informar o Nome e/ou CPF no campo Pesquisar.