Bem-vindo à central de ajuda do Almoxarifado

Executando



Esta funcionalidade tem por objetivo permitir o registro dos inventários do almoxarifado. Para acessá-la utilize a Visão geral do sistema ou o menu Executando > Movimentos de materiais > Inventários.

Nesta tela, independente da guia acessada, é possível realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa, bem como, fazer uso de critérios mais específicos disponíveis na Pesquisa avançada.

Para efetivar o registro de um inventário de materiais, basta que você efetue o preenchimento, clicando em + INVENTÁRIO.

  • Data e hora da abertura: Este campo indica a data e hora de abertura do inventário;
  • Data e hora do encerramento: Este campo é preenchido automaticamente com a data e hora em que ocorreu o encerramento do inventário;
  • Almoxarifado: Este campo é preenchido automaticamente com o almoxarifado que está acessado;
  • Responsável: Neste campo você deve de selecionar o responsável pelo inventário, conforme as opções provenientes do cadastro de Responsáveis;
  • Nº de contagens: Neste campo precisa ser informada a quantidade de contagens que o inventário irá possuir, entre uma e três;
  • Equipe: Neste campo você pode informar os profissionais que estarão envolvidos com a realização do inventário, conforme as opções provenientes do cadastro de Responsáveis;
  • Observações: Neste campo você pode inserir alguma observação que julgar importante para o registro.

Nesta funcionalidade podem ser adicionadas imagens, documentos, entre outros anexos para enriquecimento do cadastro. Você pode clicar sobre o botão +ANEXO ou arrastar o anexo até o local indicado.

Esta etapa é caracterizada pela adição dos itens que serão conferidos no inventário. Para realizar esta inclusão, clique no botão Outras opções e selecione a opção Contar itensVale ressaltar ainda que esta opção está disponível nas guias, referentes as etapas 1 – Aberto e 2 – Em contagem, por meio do botão citado.

Podem ser indicados inúmeros itens para a respectiva contagem que será realizada. E conforme a demonstração abaixo, para efetuar a inserção basta clicar em + ITEM.

Os campos referentes as contagens são habilitados conforme a quantidade indicada no registro do inventário, lembra?

Caso exista discrepância entre a última contagem informada com o saldo físico atual, é possível gerenciar os ajustes, com a utilização do botão indicado abaixo. Assim, quando a divergência é positiva, o ajuste resultará em uma entrada de materiais e, quando negativa, resultará em uma saída.

Depois da contagem estar finalizada e os possíveis ajustes realizados, o inventário pode ser encerrado. Logo, na etapa 2 – Em contagem, clique novamente no botão Outras opções e após na opção Encerrar inventário.

Conforme a demonstração abaixo, a Data e hora serão sugeridas automaticamente, mas é possível alterá-las. Já a Natureza da movimentação deve ser devidamente selecionada.

Encerramento realizado é possível consultar todas as informações do processo de inventário na etapa 3 – Encerrado, até mesmo a gestão de ajustes ou de lotes.

Vale ressaltar que não é possível reabrir um inventário, somente excluí-lo. Para isso, o período a qual pertence a contagem realizada, não poderá estar encerrado.