- Conheça o ambiente
Esta funcionalidade tem por objetivo permitir o registro dos inventários do almoxarifado. Para acessá-la utilize a Visão geral do sistema ou o menu Executando > Movimentos de materiais > Inventários.
- Pesquisar e Pesquisa avançada
Nesta tela, independente da guia acessada, é possível realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa, bem como, fazer uso de critérios mais específicos disponíveis na Pesquisa avançada.

- + Inventário
Para efetivar o registro de um inventário de materiais, basta que você efetue o preenchimento, clicando em + INVENTÁRIO.

- Data e hora da abertura: Este campo indica a data e hora de abertura do inventário;
- Data e hora do encerramento: Este campo é preenchido automaticamente com a data e hora em que ocorreu o encerramento do inventário;
- Almoxarifado: Este campo é preenchido automaticamente com o almoxarifado que está acessado;
- Responsável: Neste campo você deve de selecionar o responsável pelo inventário, conforme as opções provenientes do cadastro de Responsáveis;
- Nº de contagens: Neste campo precisa ser informada a quantidade de contagens que o inventário irá possuir, entre uma e três;
- Equipe: Neste campo você pode informar os profissionais que estarão envolvidos com a realização do inventário, conforme as opções provenientes do cadastro de Responsáveis;
- Observações: Neste campo você pode inserir alguma observação que julgar importante para o registro.
Nesta funcionalidade podem ser adicionadas imagens, documentos, entre outros anexos para enriquecimento do cadastro. Você pode clicar sobre o botão +ANEXO ou arrastar o anexo até o local indicado.
- Contar itens
Esta etapa é caracterizada pela adição dos itens que serão conferidos no inventário. Para realizar esta inclusão, clique no botão Outras opções e selecione a opção Contar itens. Vale ressaltar ainda que esta opção está disponível nas guias, referentes as etapas 1 – Aberto e 2 – Em contagem, por meio do botão citado.
Podem ser indicados inúmeros itens para a respectiva contagem que será realizada. E conforme a demonstração abaixo, para efetuar a inserção basta clicar em + ITEM.
Os campos referentes as contagens são habilitados conforme a quantidade indicada no registro do inventário, lembra?
Caso exista discrepância entre a última contagem informada com o saldo físico atual, é possível gerenciar os ajustes, com a utilização do botão indicado abaixo. Assim, quando a divergência é positiva, o ajuste resultará em uma entrada de materiais e, quando negativa, resultará em uma saída.


- Encerrar inventário
Depois da contagem estar finalizada e os possíveis ajustes realizados, o inventário pode ser encerrado. Logo, na etapa 2 – Em contagem, clique novamente no botão Outras opções e após na opção Encerrar inventário.
Conforme a demonstração abaixo, a Data e hora serão sugeridas automaticamente, mas é possível alterá-las. Já a Natureza da movimentação deve ser devidamente selecionada.
Encerramento realizado é possível consultar todas as informações do processo de inventário na etapa 3 – Encerrado, até mesmo a gestão de ajustes ou de lotes.
Vale ressaltar que não é possível reabrir um inventário, somente excluí-lo. Para isso, o período a qual pertence a contagem realizada, não poderá estar encerrado.
- Encerramentos