Bem-vindo à central de ajuda do Almoxarifado

Executando



Por meio da Visão geral do sistema ou pelo menu  Executando > Movimentos de materiais > Requisições você possui acesso ao ambiente único que permite o acompanhamento de todas as etapas as quais as requisições de materiais trasitam.

Independente da etapa (guia) que você está acessando, os critérios de busca são iguais, por Requisitante e/ou Organograma. Caso seja utilizada a pesquisa por organograma, esta é somente possibilita pela descrição e não pelo número.

Assim como nas opções de pesquisa, este recurso permite um filtro rápido para a visualização das requisições. Por sua vez, está disponível apenas nas etapas 1 – Requisições e na 4 – Em atendimento.

Por meio do Histórico, o sistema permite o acompanhamento resumido de cada trâmite realizado. São demonstradas informações como a Data e Hora da tramitação, Responsável, Situação, bem como, as Observações caso informadas. Vale ressaltar que não é permitida a edição do registro presentes no histórico.

A edição de algumas informações presentes no cadastro de uma requisição, pode ser realizada em qualquer etapa a qual esta esteja. Por exemplo se deseja alterar a seleção da movimentação de Registro interno para Requisição entre almoxarifados ou a Data e hora, tais informações não poderão ser alteradas quando a requisição estiver com situação entre as etapas 2 à 5, mas somente com situação igual a Edição.

Demais campos são passíveis de alteração, independente da situação da requisição.

A possibilidade de exclusão de uma requisição somente é possibilitada quando esta estiver com situação em Edição, caso contrário, o sistema não permite tal ação. Para isso, basta clicar no respectivo ícone abaixo:

Por meio do ícone em forma de impressora, é possível efetuar a emissão da Nota de Requisição de Materiais. Esta também está disponível no menu Executando > Artefatos > Relatórios ou pela tecla F4.

Para iniciar o cadastro de um pedido clique no botão + REQUISIÇÃO e insira as seguintes informações além de selecionar se a solicitação refere-se a um Registro interno ou uma Requisição entre almoxarifados. Quando selecionada a segunda opção, o sistema apresentará o campo Almoxarifado e o Organograma do requisitante previamente preenchido, e solicitará o Almoxarifado e o Organograma requisitado.

A imagem abaixo demonstra uma solicitação interna.

Após informar também, se desejado, o Requisitante, o Objeto e as Observações, você deverá inserir o Itens do pedido. Esta adição pode ser realizada por meio do botão SALVAR E ADICIONAR ITENS ou pelo botão Outras opções > Itens. A qual é demonstrada logo abaixo.

Vale destacar também que ao lado do botão SALVAR E ADICIONAR ITENS você tem a opção de Salvar e adicionar um novo. Assim que você não precisa sair da tela a qual está, mas sim, realizar uma sequência de registros, agilizar as rotinas de requisições e somente após, adicionar os itens.

Conforme o item anterior, após iniciar o processo de requisição de materiais com informações básicas como o requisitante, almoxarifado, organograma, bem como,  o objeto e algumas observações desejadas, é hora de inserir os Itens que comporão esta solicitação.

Como demonstrado nas imagens supracitadas, é possível inserir os itens por meio botão SALVAR E ADICIONAR ITENS, presente na tela de cadastro da requisição, ou por meio do botão Outras opções > Itens, presenta em cada registro da listagem do ambiente.

O Itens são proveniente do cadastro de Materiais e serviços o qual pode ser acessado por meio do menu Administrando > Catálogo.

Com este botão você realiza a cópia de uma requisição já cadastrada, ainda que possua itens já adicionados. Para isso, clique no botão Outras opções e após em Copiar.

Esta opção fica disponível independente da situação na qual a requisição esteja, ou seja, se ela já está na etapa 5 – Atendida, o sistema permite sua cópia, assim como Autorizada, Em atendimento etc.

Esta opção está presente entre as etapas 1 a 4. Assim, após adição do itens à requisição, a qual representa a primeira etapa, você deve encaminhá-la para autorização e assim por diante. 

Assim como Enviar para, a opção Retornar está disponível também em Outras opções. Para tanto, somente é possível retornar uma requisição quando apresentar os seguintes status:

  • 2 – Aguardando Autorização;
  • 3  – Autorizada;
  • 4 – Em atendimento quando não estiver como Atendida parcialmente.