Bem-vindo à central de ajuda do Almoxarifado

Executando



Esta funcionalidade tem por objetivo permitir o registro das saídas de materiais no almoxarifado da entidade. Para localizá-la, acesse a Visão geral do sistema ou o menu Executando > Movimentos de materiais > Saídas.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Presente somente na guia 1 – Saídas, este recurso tem o objetivo de apresentar uma listagem com Todas as saídas ou filtrar apenas aquelas que estão Em edição.

Você deve se atentar principalmente para as requisições que estão Em edição. Nesta etapa, deve-se adicionar os itens que fazem parte da saída.

Para efetivar o registro de uma saída de materiais, basta que você efetue o preenchimento, clicando em + SAÍDA.

  • Natureza da movimentação: Este campo se refere à classificação da movimentação, conforme as opções disponíveis no cadastro de Naturezas da movimentação.
  • Identificador de origem: Este campo é preenchido automaticamente quando a saída de materiais, se tratar do resultado de uma movimentação no Inventário, Transferência ou atendimento de Requisição.
  • Data e hora: Este campo indica a data e hora em que a saída está sendo registrada.
  • Organograma: Neste campo você deve selecionar o organograma que a saída deve ser alocada, conforme as opções do cadastro de Organogramas.
  • Almoxarifado: Neste campo você precisa indicar qual o almoxarifado que está sendo realizada a saída, conforme as opções provenientes do cadastro de Almoxarifados.
  • Responsável: Neste campo você pode selecionar o responsável pelo registro da saída no almoxarifado, conforme as opções provenientes do cadastro de Responsáveis.
  • Retirado por: Neste campo você pode informar o profissional que está retirando o material, conforme as opções provenientes do cadastro de Responsáveis.
  • Observações: Neste campo você pode inserir alguma observação que julgar importante para o registro da saída.

Nesta funcionalidade podem ser adicionadas imagens, documentos, entre outros anexos para enriquecimento do cadastro. Você pode clicar sobre o botão +ANEXO ou arrastar o anexo até o local indicado.

Para realizar esta inclusão, você deve clicar no botão Outras opções e selecionar a ação Itens. Podem ser indicados quantos itens forem necessários.

  • Descrição: Neste campo você deve selecionar o item que deseja registrar a saída. As opções são provenientes do cadastro de Materiais e serviços.
  • Especificação: Neste campo você deve selecionar a especificação do material que está sendo inserido.
  • Unidade de medida: Este campo é preenchido automaticamente de acordo com o item e especificação selecionados.
  • Saldo: Este campo é preenchido automaticamente com o saldo do material em estoque.
  • Quantidade: Neste campo você deve informar a quantidade do item que está sendo registrada a saída do almoxarifado.

Para os casos de Saída imediata, registrados na funcionalidade de Entradas de materiais, o registro de uma saída é gerado automaticamente, e fica disponível conforme detalhado até então. Ou seja, a partir daí o registro deve ser efetuado da mesma forma para ambos os casos.

Caso você efetue o controle por lote do material informado, você precisa informar qual o lote correspondente para que a quantidade seja subtraída. Para tanto, os campos são habilitados automaticamente para preenchimento, e são listados todos os lotes onde constam o respectivo material, por ordem de vencimento. Podem ser vinculados quantos lotes forem necessários para cada um dos itens.

  • DESCRIÇÃO: Neste campo você deve selecionar o lote para vínculo ao material, conforme o cadastro de Lotes.
  • QUANTIDADE: Neste campo você precisa informar a quantidade que deve ser vinculada a cada um dos lotes que está sendo registrado.

Registradas todas as informações e os itens, a saída pode ser finalizada. Assim, clique no botão Outras opções e selecione a ação Finalizar.

Quando a saída é efetuada manualmente, ou seja, não é  resultado de uma transferência, ajuste de inventário ou atendimento de requisição, você pode retorná-la para a situação Em edição, ajustar o que for necessário, e após finalizá-la novamente. Esta ação está disponível no botão Outras opções.