Bem-vindo à central de ajuda do Compras

Administrando



Esta funcionalidade permite o registro e manutenção dos grupos e classes referentes a classificação dos materiais e serviços. Para acessas o ambiente, utilize o menu Administrando > Catálogo > Grupos e classes.

Por meio do botão supracitado, você inicia o registro ao informar uma Descrição. Em seguida, ao clicar em + CLASSE, é possível inserir informações mais específicas de cada classe presente no grupo em questão, como a Natureza da despesa e sua Especificação.

Neste ambiente está disponível a busca pela Descrição do Grupo no campo Pesquisar.

Esta funcionalidade objetiva expressar os padrões para as medições de grandezas físicas utilizadas pela entidade. O ambiente e os cadastros podem ser acessados por meio do menu Administrando > Catálogo.

Ao sistema já apresenta as unidades de medidas padrões, ou seja, previamente disponibilizadas, as quais não podem ser editadas nem excluídas. Elas são apresentadas abaixo das unidades Definidas pelo usuário.

Logo, para inserir um novo registro utilize o botão + UNIDADE DE MEDIDA e insira os seguintes dados:

Neste campo você deve informar a grandeza que será utilizada para medir a unidade cadastrada. Exemplos: Para as unidades Hora e Quilômetro, temos respectivamente as grandezas Tempo e Distância.

Este campo indica se a unidade de medida pode ser informada em números decimais, ou somente números inteiros. Exemplo: Para a unidade Quilômetro, o seu valor poderá ser 4,3 km ou somente 4 km. As opções disponíveis são Sim ou Não.

Para realizar a busca por determinada unidade de medida cadastrada, é possível utilizar critérios como a pesquisa pela Descrição e/ou Descrição no plural, bem como, a Abreviatura. Em Outras opções da Pesquisa avançada, você ainda realiza a busca pela Grandeza e/ou se é Fracionária ou não.

Este cadastro proporciona o registro e manutenção dos materiais e serviços que são administrados pelo almoxarifado em questão. No sistema você localiza o ambiente e realiza o cadastro por meio da Visão geral ou pelo menu Administrando > Catálogo > Materiais e serviços.

Conforme a imagem acima, ao acessar o ambiente, o sistema demonstrará todos os materiais e serviços, independente de estarem com situação igual ativa ou não. Uma das facilidades de busca é a utilização do filtro que permite a visualização por situação, ou seja, Ativos ou Inativos.

Ao clicar no botão supracitado, você inicia o cadastro de um novo registro ao informar uma Descrição, o Grupo e Classe ao qual pertence o material ou serviço em questão, além se possível inserir a Natureza da despesa. Além de informar também o Tipo e a Natureza, na segunda etapa do cadastro você deve informar a Especificação, inserindo um Código e uma Descrição. Ao lado de cada especificação lembre-se que é possível copiá-la.

No campo Tipo, você possui três opções Material, Bem Permanente ou Serviço, e dependendo da seleção, outros campos são apresentados para preenchimento. Acompanhe na demonstração:

Ao lado do botão + MATERIAL OU SERVIÇO, é possível realizar o cadastro também das unidades de medidas, bem como dos grupos e classes.

Para realizar a busca por determinado material ou serviço, utilize os critérios pelo Código ou pela Descrição no campo Pesquisar, bem como, selecione o Tipo Material, Grupo(s) e a Classe(s) por meio das Outras opção na Pesquisa avançada.


Este ano foi disponibilizado para Santa Catarina, o novo evento contábil que realiza a Incorporação de Estoque pela Liquidação de Empenho (Automático), ou seja, quando identificado que pelo menos um item, presente no respectivo empenho, é estocável, o sistema efetua a contabilização na conta do grupo Almoxarifado e não na VPD.
É importante que os cadastros dos Materiais estejam sempre devidamente preenchidos. E embora a interação desses itens ocorra entre o sistemas Contábil e Compras (Cloud), este cadastro é compartilhado com o Almoxarifado, por isso o alerta para seu preenchimento também neste sistema.
Para saber mais sobre o novo evento contábil, clique aqui.