Bem-vindo à central de ajuda do Compras

Administrando



Esta funcionalidade têm por objetivo realizar o cadastro estrutural, funcional e programática da entidade municipal. Pelo Organograma, é possível organizar e identificar o código a descrição e o tipo de administração a que pertence cada órgão, cadastro este que veremos adiante.

Por meio do menu Administrando > Estrutura organizacional é possibilitado o acesso as ações como cadastros, visualizações e pesquisas.

Primeiramente, caso sua entidade ainda não possua um organograma configurado, utilize o botão CRIAR CONFIGURAÇÃO e informe uma Descrição, os Níveis e suas respectivas Descrições, a Quantidade de dígitos e o Separador dos mesmos.

Com relação aos Níveis, é possível inserir até 13 conforme demonstrado abaixo.

Após, deve-se incluir cada órgão na configuração criada e que representa a entidade municipal. Então, para realizar a inclusão dos cadastros utilize o botão + ORGANOGRAMA e preencha as seguintes informações conforme a imagem.

É possível realizar a pesquisa pelos organogramas cadastrados utilizando os critérios por Descrição e Código.

Este cadastro tem um objetivo muito simples: conter informações básicas da própria entidade como o nome, CNPJ, endereço, e-mail, brasão, são alguns dos dados a serem indicados. Trata-se de uma informação primordial e inicial para o uso do sistema.

Para acessá-lo utilize o menu Administrando > Estrutura organizacional > Entidades.

Vale destacar que na guia CAMPOS ADICIONAIS é possível inserir outras informações, como as demonstradas abaixo. Para isso é necessário a criação e configuração dos Campos adicionais por meio do menu Utilitários.  

Esta funcionalidade tem o objetivo permitir o cadastro de órgãos governamentais externos, mas que não participam do mesmo banco de dados. Podem ser aqueles pertencentes ao mesmo município, como por exemplo, uma autarquia, ou mesmo, um órgão de outra esfera estadual ou federal. Para acessá-la utilize o menu Administrando > Estrutura organizacional.

Para realizar o cadastro, clique no botão + ÓRGÃO e preencha os seguintes campos. Com relação ao campo Esfera, o sistema sugere automaticamente a opção Municipal, mas lembre-se que é possível alterá-la.

É possível realizar a pesquisa pelos utilizando os critérios por Descrição, CNPJ e/ou Unidade.