Definidos como cadastros compartilhados que interagem entre si, otimizam o tempo durante as atividades ocasionando a dispensa de novos registros com a mesma finalidade informacional.
- Organogramas

Esta funcionalidade têm por objetivo realizar o cadastro estrutural, funcional e programática da entidade municipal. Pelo Organograma, é possível organizar e identificar o código a descrição e o tipo de administração a que pertence cada órgão, cadastro este que veremos adiante.
- Conheça o ambiente
Por meio do menu Administrando > Estrutura organizacional é possibilitado o acesso as ações como cadastros, visualizações e pesquisas.

- CRIAR CONFIGURAÇÃO
Primeiramente, caso sua entidade ainda não possua um organograma configurado, utilize o botão CRIAR CONFIGURAÇÃO e informe uma Descrição, os Níveis e suas respectivas Descrições, a Quantidade de dígitos e o Separador dos mesmos.
Com relação aos Níveis, é possível inserir até 13 conforme demonstrado abaixo.
- + ORGANOGRAMA
Após, deve-se incluir cada órgão na configuração criada e que representa a entidade municipal. Então, para realizar a inclusão dos cadastros utilize o botão + ORGANOGRAMA e preencha as seguintes informações conforme a imagem.

- Pesquisar e Pesquisa avançada
É possível realizar a pesquisa pelos organogramas cadastrados utilizando os critérios por Descrição e Código.

- Entidades
Este cadastro tem um objetivo muito simples: conter informações básicas da própria entidade como o nome, CNPJ, endereço, e-mail, brasão, são alguns dos dados a serem indicados. Trata-se de uma informação primordial e inicial para o uso do sistema.
Para acessá-lo utilize o menu Administrando > Estrutura organizacional > Entidades.

Vale destacar que na guia CAMPOS ADICIONAIS é possível inserir outras informações, como as demonstradas abaixo. Para isso é necessário a criação e configuração dos Campos adicionais por meio do menu Utilitários.

- Órgãos externos
- Conheça o ambiente
Esta funcionalidade tem o objetivo permitir o cadastro de órgãos governamentais externos, mas que não participam do mesmo banco de dados. Podem ser aqueles pertencentes ao mesmo município, como por exemplo, uma autarquia, ou mesmo, um órgão de outra esfera estadual ou federal. Para acessá-la utilize o menu Administrando > Estrutura organizacional.

- + ÓRGÃO
Para realizar o cadastro, clique no botão + ÓRGÃO e preencha os seguintes campos. Com relação ao campo Esfera, o sistema sugere automaticamente a opção Municipal, mas lembre-se que é possível alterá-la.

- Pesquisar e Pesquisa avançada
É possível realizar a pesquisa pelos utilizando os critérios por Descrição, CNPJ e/ou Unidade.
