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Compras (Cloud) x Compras.gov



No intuito de orientá-lo no processo da geração e envio de dados referentes aos Processos Administrativos com modalidade de Licitação igual a Pregão Eletrônico ao Comprasnet, este conteúdo orienta a rotina de envio e exclusão do pregão eletrônico, bem como, sobre a vinculação do código do CATMAT/CATSER ao cadastro de Materiais e serviços do Compras (Cloud)

Como podemos ajudar?

Conforme o Portal de Compras do governo Federal o Compras.gov é um “ecossistema” único e integrado, que permite a operacionalização e controle de diversas etapas ao longo do ciclo de vida da compra pública.

Ele surgiu por meio do SIASG (Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais), instituído pelo art. 7º do Decreto nº 1.094/94:

Art. 7º Fica instituído o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), auxiliar do SISG, destinado a sua informatização e operacionalização, com a finalidade de integrar e dotar os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional de instrumento de modernização, em todos os níveis, em especial:

      I – o catálogo unificado de materiais e serviços;

      II – o cadastramento unificado de fornecedores;

      III – o registro de preços de bens e serviços.

Ainda conforme orientação do Portal de Compras do Governo, “os órgãos que não integram o SISG podem utilizar o SIASG, integralmente ou em módulos específicos, por meio de adesão formal para uso do sistema, mediante assinatura de termo de adesão”.

O que são Órgãos SISG e Não-SISG?

Órgãos vinculados ao Sistema de Serviços Gerais (SISG) são todos os Órgãos da Administração Federal Direta, Autárquica e Fundacional.

São Órgãos Não SISG, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, pelos serviços sociais autônomos e pelas entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos provenientes de convênios ou instrumentos congêneres.

Assim os Órgãos Não SISG, como por exemplo os municípios, podem utilizar o SIASG, o qual é gerido pelo órgão central SISG, e ao assinar o termo de adesão conforme Portaria nº 355, de 09 de agosto de 2019, receberão o código identificador do órgão denominado como UASG (Unidade de Administração de Serviços Gerais).

Conhecido alguns fundamentos legais e denominações importantes, abaixo você inicia a leitura que orientará sua entidade sobre as configurações necessárias do Compras (Cloud) para interação com o Comprasnet.

É importante que a entidade habilite o parâmetro Utilizar o Compras.gov  localizado no menu Configurando > Parâmetros > Plataformas de licitações eletrônicas.

Como pode ser visualizado na imagem acima, deve ser informado o CPF, senha e o código UASG (Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais), dados estes, provenientes do cadastro de acesso ao Compras.gov.

Assim, ao habilitar o parâmetro acima, o próximo passo é a vinculação dos cadastros de Materiais e serviços (Administrando > Catálogo) com o CATMAT – Catálogo de Materiais.

E além dessa vinculação, para o envio dos itens da licitação ao Compras.gov, deverão ser preenchidos os Dados adicionais presentes na tela principal do cadastro do Processo Administrativo ou na Configuração dos Itens do processo.


Cada um desses preenchimentos serão abordados nos próximos itens, bem como, a execução do script de interação com o Compras.gov.

Conforme o Portal de Compras do Governo Federal, o CATMAT/CATSER, ou seja, Catálogo se Materiais e Serviços, como o próprio nome diz, é um catálogo unificado que permite aos compradores selecionar códigos e vinculá-los no cadastro de suas compras e licitações.

O Governo disponibiliza ainda sua própria ferramenta de busca dos itens catalogados, sendo acessado por meio do link acima e ser previamente visualizado na seguinte imagem:

Então, se sua entidade aderiu ao Compras.gov, você deverá realizar a vinculação do código CATMAT aos cadastros de Materiais do Compras (Cloud). Para isso, acesse o menu Administrando > Catálogo e ao editar ou cadastrar um novo material ou serviço, clique sobre o ícone Vincular Material CATMAT/CATSER.


A consulta e vinculação dos cadastros de Serviços do Compras (Cloud) com o CATSER será implementada futuramente. Assim que a melhoria estiver liberada, uma nova publicação e atualização deste material será também realizada. Fique atento!

O sistema possibilita a pesquisa para vinculação por meio da digitação do Código ou pela Descrição do material ou serviço que consta no Compras.gov.


Quando realizada a pesquisa pela Descrição, deve ser inserida duas ou no máximo três palavras, separadas por espaço.
É isso mesmo! Veja na pequena demonstração abaixo, que ao digitar uma palavra apenas o sistema não retorna nenhum material, bem como, ao digitar mais de três palavras.

Selecionado o código e a unidade de medida, clique em CONTINUAR para que o sistema realize a vinculação à respectiva Especificação.

Além da vinculação do código CATMAT nos cadastros de Materiais e serviços, é necessário o preenchimento de Campos adicionais disponibilizados no cadastro principal do Processo administrativo ou na Configuração dos Itens do processo.

Você usuário ou técnico da Revenda ou Filial não têm a obrigatoriedade de criação dos campos abaixo, pois eles serão orquestrados (publicados) para todos os clientes, independente de utilizarem o Compras.gov ou não. Lembre-se apenas que o preenchimento será obrigatório somente para aqueles que utilizam o sistema do Governo.

Confira abaixo quais Campos adicionais estão disponíveis para preenchimento no cadastro principal do Processo Administrativo e na Configuração dos Itens do processo.

  • Tratamento Decreto 7174;
  • Diferença mínima entre lances;
  • Critério de valor;
  • Valor Sigiloso;
  • Tipo de variação;
  • Código do Munícipio;
  • Modo de disputa.
  • Tratamento Decreto 7174;
  • Diferença mínima entre lances;
  • Critério de valor;
  • Valor Sigiloso;
  • Tipo de variação;
  • Código do Munícipio.

Veja que na tela do cadastro principal do Processo Administrativo existe um campo adicional a mais que deve ser preenchido: Modo de disputa. Este não consta na Configuração dos Itens do processo.

Confira abaixo como acessar cada tela para preenchimento dos campos adicionais.


A disponibilização dos Campos adicionais na tela do cadastro principal do Processo Administrativo é um facilitador, pois quando preenchido, as mesmas informações serão consideradas para todos os Itens do processo.
Para tanto, se você realizar o preenchimento dos Campos adicionais em ambos os locais apresentados, mas existirem diferenças entre os preenchimentos, prevalecerá as informações que constarem na Configuração dos Itens do processo para o envio ao Comprasnet.

Após vinculação do CATMAT e preenchimento dos campos adicionais, para o envio dos Processos Administrativos licitatórios com modalidade igual a Pregão Eletrônico foi criado o script Integração Compras.gov, o qual pode ser acesso por meio do menu Utilitários > Gerenciador de scripts.

Conforme a demonstração acima, a execução dos script para envio, necessita apenas o preenchimento de três parâmetros:

  • Processo administrativo – serão apresentados, para seleção, apenas os processos com Modalidade de licitação igual a Pregão eletrônico e que a Forma de contratação não seja igual a Registro de Preços, pois atualmente o próprio Comprasnet não possui integração com essa forma de contratação;
  • Ação –  Ao selecionar:
      • Enviar ao Compras.gov – o scritp realizará a geração das informações referente ao processo com a modalidade citada e seus itens com os códigos CATMAT devidamente vinculados;
      • Excluir processo do Compras.gov – o script realizará a exclusão do Processo administrativo selecionado no sistema Compr