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A Agência é um dado utilizado no cadastro das Contas bancárias e ao ser efetuada antecipadamente, otimiza a elaboração desses, pois quando selecionada alguns campos são preenchidos automaticamente.

Localize a funcionalidade por meio do menu Administrando > Bancários > Agências.

Ao clicar no botão + AGÊNCIA você inicia o cadastro, o qual deverá ser preenchidos com os seguintes dados. Veja um exemplo:


No campo Banco, estão disponíveis para seleção todas as instituições financeiras conforme a Relação do Banco Central do Brasil. Então fique tranquilo! Não é necessário cadastrá-las.
Caso você localize alguma, entre em contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento.

Ao optar pelo recurso Pesquisar, você realiza a busca de informações utilizando como critério o Nome ou Número – Dígito. E em Pesquisa avançada, é possível fazer uso do parâmetro Banco(s) em Outras opções.

Agências cadastradas, vamos conhecer como inserir as Contas bancárias da entidade no sistema. Primeiramente acesse o ambiente por meio do menu Administrando > Bancários > Contas.

Para iniciar o cadastro clique no botão + CONTA  e selecione o Banco que a conta pertencerá. Após, todos os demais campos serão apresentados para preenchimento. Observe:

Nesta primeira parte da guia INFORMAÇÕES GERAIS, após inserido o Banco você deverá preencher os dados bancários da entidade.  Já a segunda, Controle da vigência, você informa a DATA INICIAL e quando encerrada a conta bancária, basta informar a DATA FINAL. E por fim, na terceira etapa do cadastro de Contas, é possibilitado informar os Recursos Movimentados e/ou Administrados por ela, Marcadores, bem como, Anexos em diversos tipos de formatos.

Abaixo você informações sobre alguns campos do cadastro em questão.

Campo obrigatório e de extrema importância, identifica se a conta é Corrente, Aplicação e/ou SalárioVocê pode incluir todas as três opções para uma mesma conta, não sendo necessário cadastrá-la separadamente.

Além de ser um dado utilizado nos pagamentos, outro processo que utiliza significativamente essa informação é a Conciliação bancária. Atualmente, no sistema Tesouraria (Cloud) é possível realizar o processo de conciliação detalhado, ou seja, por tipo da conta ou geral. 

Este campo permite incluir uma descrição para melhor usabilidade e identificação da conta bancária nas rotinas do seu dia a dia.

Ao clicar nesse botão é possível definir um responsável pela conta bancária. O cadastro de Responsáveis pode ser acessado por meio do menu Administrando > Pessoas.

Como o próprio nome diz, são recursos em que são movimentados pela conta bancária em questão. Este campo, tem o objetivo de possibilitar a criação de críticas de usuário, a qual “travará” as tentativas de movimentações nessa conta bancária com recursos diferentes dos informados nela.

Vale ressaltar também, que por meio do ícone padrão (estrela), quando selecionado, o sistema sugerirá o respectivo recurso nas movimentações oriundas dos cadastros da Gestão bancária (Aplicação, Resgate, Depósito, Saque, Ajuste e Saldo inicial), bem como, na Conta bancária origem de Transferências bancárias.

Já o Recursos Administrados, quando informados na Conta bancária, objetivam demonstrar o equilíbrio entre o saldo bancário com o saldo do recurso. Situações nas quais são exigidas por alguns Tribunais de Contas, como por exemplo do estado do Paraná. 

Como dica para conferência desses saldos, você pode utilizar o relatório Demonstrativo dos Saldos da Administração de Recursos (DFRs). São apresentadas as contas bancárias, os recursos administrados por elas, os saldos de ambas, bem como a diferença.

E assim como nos Recursos Movimentados, ao selecionar um Recurso Administrado como padrão (ícone estrela), o sistema sugerirá esta conta bancária nas retenções realizadas nos empenhos deste recurso.

Vários são os critérios de busca que você estar utilizando, seja no campo Pesquisar e/ou, por meio da Pesquisa avançada.