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Como também faz parte da classificação orçamentária da despesa, o sistema disponibiliza a funcionalidade por meio do menu Administrando > Controle > Localizadores. 

Para realizar o cadastro, utilize o botão + LOCALIZADOR e informe uma descrição. Vale destacar, que esse cadastro também está disponível no sistema Planejamento (Cloud) e pode ser efetuado por ambos os sistemas. Entretanto, após o vínculo com alguma despesa e a sanção da peça orçamentária, não é possível a criação de novos Localizadores.

É possível realizar a busca de Localizadores específicos por meio do campo Pesquisar ao informar a Descrição.

Esta funcionalidade é de extrema importância, desde o planejamento à execução orçamentária, afinal seu objetivo é identificar as fontes de financiamentos dos gastos públicos além de ser parte integrante de todos os processos orçamentários, independentemente de planejamento, contabilidade ou tesouraria.

O Recursos é um ambiente presente em vários sistemas como Contábil e Planejamento por exemplo.  Com acesso por meio do menu Administrando > Controle > Recursos, você visualiza o ambiente, realiza a configuração e o cadastros dos recursos.

Além de possibilitar cadastrar as próprias fontes/destinação de recursos, possibilita também a criação da configuração de uma estrutura às mesmas.

As configurações são o primeiro passo e podem ser criadas com diferenciações entre as entidades, tendo em vista que as necessidades são singulares e todos representam as fontes de recursos conforme a perspectiva da área. Para isso, clique no botão CRIAR CONFIGURAÇÃO e informe os parâmetros com suas respectivas características específicas formadas pelo conjunto de Nível, Descrição, Quantidade de dígitos e SeparadorA imagem abaixo, representa a configuração de uma entidade do estado de Santa Catarina.

Esta opção, disponível na tela Configuração do recursos, objetiva atender aos TCEs que exigem uma numeração distinta para os recursos de superávit financeiro, como por exemplo Santa Catarina.

Quando selecionada, durante o cadastro de Recursos, é apresentado o campo Recurso de superávit financeiro para ser preenchido manualmente, ou seja, você deverá indicar qual será o recurso caracterizado como superávit e este receberá automaticamente uma identificação na listagem. Veja:


Não é possível alterar a opção Enumerar de forma distinta os recursos [...] quando já utilizado o recurso de superávit financeiro em alguma transação ou quando vinculado em algum recurso.

Após a criação da configuração, é essencial que ela esteja Em uso. Isso mesmo! Em procedimentos como a cópia orçamentária e início do exercício por exemplo, a configuração referente ao novo exercício deve sempre estar válida, ou seja, em uso. Para isso, clique na pequena engrenagem localizada na configuração criada e após na opção Usar este.

Supondo que entidade possui várias outras configurações já criadas desejando alterar seu uso para outra ou mesmo queira Editar, Duplicar ou Excluir, basta que seja utilizado o mesmo ícone em forma de engrenagem ao lado de cada uma delas, sempre e em observação às regras.

Enfim, o próximo passo após a criação da configuração é realizar o cadastro dos recursos. Ainda no mesmo ambiente, utilize o botão + RECURSO para inseri-los.

No campo Marcadores, é possível criar vínculos com “tags” para melhor organização e classificação, possibilitar a emissão de relatórios específicos e personalizados, bem como, auxiliar no atendimento legal. 

Por exemplo, para a geração dos arquivos do SIOPS, os relacionamentos dos recursos, despesas e receitas, podem ser realizados por meio de marcadores específicos nos cadastros, quando sua entidade não possui componentes estaduais ou individuais configurados.

Para conhecer mais sobre os Marcadores e sobre geração dos arquivos do SIOPS utilize os links abaixo:

Para realizar a busca por informações, localize-as por meio do do campo Pesquisar ao informar os critérios como o Número, Descrição ou Marcador, bem como, pela Pesquisa avançada ao filtrar por Tipo Vinculado ou Ordinário.

As Retenções são parte integrante nos processos de liquidação ou pagamentos de empenhos e despesas extras, onde as mesmas podem ocorrer tanto pelo Contábil quanto pelo Tesouraria. No primeiro, podem ser acessado por meio do menu Administrando > Controle > Retenções.

Por meio do botão + RETENÇÃO você efetua os devidos cadastros. Para o preenchimento informe uma Descrição e após o Tipo, Extraorçamentária ou Orçamentária. Conforme a indicação do tipo da retenção em cadastro, novos campos são apresentados.

A imagem abaixo exemplifica o cadastro de uma Retenção Orçamentária.

Já a próxima, representa uma Retenção Extraorçamentária. Em ambas, você pode adicionar um Credor.

Este campo é para os estados ou TCEs que exigem a gestão de recursos para consignações, por exemplo o Paraná. Quando preenchido, o sistema realiza a sugestão automaticamente nas retenções das liquidações ou pagamentos.

Com o cadastro incluso nos registros do sistema, facilite sua busca fazendo uso campo Pesquisar, informando a Descrição ou pelo Tipo em Outras opções da Pesquisa avançada.

Em Outras opções, é possível Ativar retenção. Essa ação permite, que uma retenção cadastrada em exercícios anteriores ao atual, continue sendo utilizada, bastando apenas ativar seu uso para o respectivo ano.

Essa ativação é necessária para o processo de Início do Exercício. Por isso, a Gestão de Produtos da Betha Sistemas, já realiza a ativação automaticamente desse, entre outros cadastros, às entidades que utilizam o Contábil.

Se deseja conhecer mais sobre o Início do Exercício no Contábil, acesse as orientações por meio do link abaixo.

Para acessar a funcionalidade, utilize o menu Administrando > Controle > Receitas extraorçamentárias.

Para inserir um registro utilize o botão + RECEITA, informe uma Descrição e o Tipo. Não é necessário informar o Recurso, mas  ao inseri-lo o sistema sugerirá automaticamente no momento do registro de uma Arrecadação extraorçamentária com a respectiva Receita.

Assim, determine melhor a busca por informações, localizando-as pela Descrição no campo Pesquisar.

Em Outras opções, é possível Ativar receita. Essa ação permite, que uma retenção cadastrada em exercícios anteriores ao atual, continue sendo utilizada, bastando apenas ativar seu uso para o respectivo ano.

Como para as Retenções, essa ativação é necessária para o processo de Início do Exercício. Para tanto, a Gestão de Produtos da Betha Sistemas já realiza a ativação automaticamente dos registros, entre outros cadastros, às entidades que utilizam o Contábil.

Se deseja conhecer mais sobre o Início do Exercício no Contábil, acesse as orientações por meio do link abaixo.

Essa funcionalidade pode ser acessada por meio do menu Administrando > Controle > Comprovantes.

Clique no botão + COMPROVANTE para realizar o cadastro de um documento desejado. E ao iniciar o cadastro, você se deparará com o campo Classificação para preenchimento com as seguintes opções:

  • Comprovante de compras e serviços;
  • Comprovante de prestação de contas.

Ao optar pela primeira classificação, novos campos surgirão para possíveis preenchimentos, sendo Vencimentos e Retenções. Ao optar pela segunda classificação, esses dois campos não estarão visíveis, pois o Comprovante de prestação de contas relaciona-se ao servidor público, onde este será o Credor no cadastro de Comprovantes.


Lembre-se que é possível realizar a inserção de Anexos no cadastro do comprovante que você está realizando. Os formatos permitidos podem ser visualizados por meio do ícone ? no respectivo quadro.

Em meio a inúmeros registros, para facilita a busca de algum comprovante, informe a Finalidade no campo Pesquisar ou faça uso dos critérios como Número, Período, Credor ou Tipo em Outras opções na Pesquisa avançada

Compreendido o contexto de diária, e sabendo que ela pode variar conforme o nível federativo que o servidor se encontra, para realizar as solicitações das Diárias, é necessário o cadastro das Naturezas de diárias, pois é uma informação que fará parte durante o as solicitações, ditando o ato autorizativo e até mesmo realizando a otimização com o preenchimento automático de valores. Então não deixe de utilizar essa funcionalidade cadastral!

Logo, para acessar a funcionalidade Diárias, utilize o menu Administrando > Controle.

Com o botão + DIÁRIA é possível efetuar as inclusões. Informe a Data, Credor (servidor que receberá a diária), o Organograma e Finalidade.

Após, o(s) Destino(s) deve(m) ser informado(s), onde o campo Município já se encontra habilitado para preenchimento. Informe-o e com ele, muitos outros campos surgirão para preenchimento. Conforme a próxima imagem, é necessário preencher as Datas e os Horários de partida e retorno, bem como, a Natureza conforme vimos no item 2.1 deste capítulo, o Ato de concessão e a Quantidade. O Valor unitário é preenchido automaticamente quando informada a Natureza, caso contrário preencha-o. 

Para realizar a busca de alguma solicitação de diária específica, faça uso do recurso Pesquisar ao informar o Credor, CPF, Finalidade ou Organograma, bem como, por meio de Outras opções ao inserir o Número da Diária e/ou os Períodos de data da diária e partida.