Definidos como cadastros compartilhados que interagem entre si, otimizam o tempo durante as atividades ocasionando a dispensa de novos registros com a mesma finalidade informacional.
- Organogramas

Esta funcionalidade têm por objetivo realizar o cadastro estrutural, funcional e programática da entidade municipal. Pelo Organograma, é possível organizar e identificar o código a descrição e o tipo de administração a que pertence cada órgão, cadastro este que veremos adiante.
- Conheça o ambiente
Por meio do menu Administrando > Estrutura organizacional é possibilitado o acesso as ações como cadastros, visualizações e pesquisas.

- CRIAR CONFIGURAÇÃO
Primeiramente, caso sua entidade ainda não possua um organograma configurado, utilize o botão CRIAR CONFIGURAÇÃO e informe uma Descrição, os Níveis e suas respectivas Descrições, a Quantidade de dígitos e o Separador dos mesmos.
Com relação aos Níveis, é possível inserir até 6 conforme demonstrado no pequeno vídeo abaixo.
Início do exercício e elaboração da LDO e LOA
Para conhecer mais detalhes sobre o início do exercício e elaboração das peças, utilize os links abaixo.
- + ORGANOGRAMA
Após, deve-se incluir cada órgão na configuração criada e que representa a entidade municipal. Então, para realizar a inclusão dos cadastros utilize o botão + ORGANOGRAMA e preencha as seguintes informações conforme a imagem.

O terceiro campo, Tipo de administração, é um dado proveniente dos Cadastros auxiliares e que está localizado no menu Administrando.
Além do sistema possibilitar seu cadastro na tela de criação do Organograma, o ambiente e o cadastro do Tipo de administração também podem ser conhecidos pelo caminho citado anteriormente. Abaixo consta o link que o redirecionará para a página que explica como realizar o respectivo cadastro.
- Pesquisar e Pesquisa avançada
É possível realizar a pesquisa pelos organogramas cadastrados utilizando os critérios por Número, Descrição e Tipo de administração.

- Entidades
Este cadastro tem um objetivo muito simples: conter informações básicas da própria entidade como o nome, CNPJ, endereço, e-mail, brasão, são alguns dos dados a serem indicados. Trata-se de uma informação primordial e inicial para o uso do sistema.
Para acessá-lo utilize o menu Administrando > Estrutura organizacional > Entidades.

Vale destacar que na guia CAMPOS ADICIONAIS é possível inserir outras informações, como um campo para o código da entidade no TCE (Tribunal de Contas do Estado).
