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Executando



Estágios da despesa orçamentária

PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE_SET ICONES (4)

Empenho

Nesta fase é criada a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição e consiste na reserva dotação orçamentária para um fim específico



PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE_SET ICONES (21)

Em liquidação

Nesta fase ocorre o registro contábil conforme a ocorrência do fato gerador e possibilita a separação entre os empenhos não liquidados que possuem tal fato dos que não possuem, evitando a dupla contagem do passivo financeiro na apuração.



PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE_SET ICONES (52)

Liquidado

Esta etapa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.



PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE_SET ICONES (111)

Pagamento

É a entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.



Ao acessar o ambiente, você é direcionada automaticamente para a primeira etapa, 1 – Emitido. As demais etapas estão dividas e podem ser acessadas por meio das guias.

Em cada etapa, é possível utilizar filtros que permitem uma visualização mais rápida da situação que se deseja. Por exemplo, na etapa 1 – Emitido, é possível visualizar apenas os Empenhos ou os Restos e quais estão como A liquidar ou A pagar. Já na etapa 3 – Liquidado, as opções de filtros se alteram, assim como nas demais.

Vale ressaltar que é possível combinar filtros, por exemplo, selecionar a visualização de todos os Restos e após selecionar ainda a opção A liquidar.

A opção Todos permite ainda filtrar por Restos ou somente os Empenhos que estejam em qualquer status, seja, em liquidação, liquidado ou pago.

Ao optar por este filtro, são demonstrados todos os restos e empenhos pendentes de liquidação e que estão liquidados parcialmente.

Este filtro permite a demonstração de todos os restos e empenhos pendentes de pagamento, os parcialmente retidos e parcialmente pagos.

Neste filtro rápido são demonstrados todos os registros liquidados e/ou pagos, mas pendentes de comprovação. Ao efetuar a liquidação de um empenho ou subempenho, na tela é demonstrado o campo Comprovantes, possibilitando assim a vinculação de documentos. Para saber mais sobre o cadastro de Comprovantes clique no botão abaixo.

Por meio deste botão, são apresentadas as opções de tramitação do empenho para as próximas etapas 2 – Em liquidação, 3 – Liquidado ou 4 – Pago. Logo, cada uma das opções apresentará uma tela para preenchimento de informações específicas, as quais serão contextualizadas mais adiante.

No exercício corrente, são demonstrados todos os valores das movimentações do empenho ou subempenho em questão, além de detalhes do valor Empenhado, Pago e A pagar.

Já no exercício subsequente, caso o empenho apresente ainda saldo, o seu resumo se altera e os valores são apresentados como inscritos em restos a pagar. Veja;

A opção Ver posição até 31/Dez, quando selecionada, caso um empenho possua movimentações em anos posteriores, ou seja, um empenho de 2020 que já possui tramitações em 2021, o sistema desconsidera tais movimentações e possibilita conhecer o valor inscrito em restos a pagar para o próximo exercício, Seu objetivo maior é proporcionar conferência de valores entre o encerramento e início de exercício. Observe as imagens, elas demonstram um usuário logado no exercício de 2020, onde o empenho emitido no mesmo ano, mas que em 2021 virou restos e já possui tramitações, as quais são desconsideradas em 2020.

Por fim, ainda com relação ao resumo de valores, este pode ser visualizado de forma totalizada no ambiente Empenhos. E quando aplicado o filtro e/ou pesquisa o resumo também acompanha tais parâmetros. Para acessá-lo, utilize o botão em forma “$“.

Por meio do recurso Histórico, presente em cada empenho, são apresentadas todas as etapas de tramitação realizadas até o momento em questão. São demonstradas informações sobre a emissão, liquidação, pagamento, retenções, bem como, comprovantes. Também é possível executar ações como anulação, edição e exclusão. 


Se um empenho apresentar um ou mais subempenhos, as tramitações são demonstradas somente no histórico de cada subempenho. Já no empenho, é demostrado apenas a tramitação da emissão.

Por meio deste botão, é possível realizar alterações das informações de emissão. Tal ação está disponível também no Histórico, o qual permite a edição da liquidação e pagamento.

Vale ressaltar que, se você está no exercício diferente da emissão de um empenho, é necessário que acesse o exercício correspondente para efetuar a sua edição. Caso contrário, o sistema permitirá apenas a visualização.

Por meio do ícone Anular, é possível efetuar a anulação total ou parcial do empenho. Este, assim como o Editar, também está presente no Histórico, mas ao contrário dele, para realizar a anulação de uma determinada etapa, não é necessário logar no exercício da mesma.


Se uma despesa passou por todas as etapas de execução orçamentária (empenho, liquidação e pagamento) e você deseja realizar a anulação da etapa empenho, primeiramente é necessário efetuar a anulação do pagamento, depois a liquidação e por último o respectivo empenhamento. Isso porque, o sistema valida a existência de saldo a anular.