Bem-vindo à central de ajuda do Contábil

Executando



Estágios da receita pública

PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE_SET ICONES (37)

Previsão

Fase em que é estimada a arrecadação de um determinado exercício.



PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE_SET ICONES (5)

Lançamento

Etapa que compreende a verificação de crédito fiscal, o cálculo do imposto, a identificação do devedor e a notificação.



PLANEJAMENTO E CONTABILIDADE_SET ICONES (111)

Arrecadação e Recolhimento

Estágio em que são entregues os valores aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados, para que estejam disponíveis nos cofres públicos.



Então localize a funcionalidade por meio do menu Executando > Receita > Lançamentos

x

x

x

x

x

x

x

Este campo pode ser utilizado quando você quer enviar um crédito tributário existente, ou seja, quando já existe uma receita lançada para esse crédito e você quer efetuar a integração contábil da receita lançada.

Você deve selecionar qual é o tipo de lançamento que você deseja realizar a integração, dentre eles estão disponíveis: Cancelamento de débitos, Remissões, Débitos, Dívidas, Isenções, Imunidades, Cancelamento de dívidas e Prescrições de dívidas.

Débito: Tudo o que foi lançado para o ano em exercício e que não foi transferido para a Dívida Ativa. Nesse caso, o campo Período de Lançamento vai se referir a data em que foi gerado o cálculo do débito.

Cancelamento de débitos: Utilizado quando você lançou um débito, enviou o lançamento para a contabilidade, entretanto, o lançamento foi cancelado e você precisa comunicar para a contabilidade que o valor lançado foi cancelado.

Quando ocorrer essa situação, você vai preencher no campo Crédito Tributário o crédito que foi cancelado, e a data em que ocorreu o cancelamento será preenchida no campo Período de Lançamento.

Isenções/Remissões/Imunidades: Será preenchido apenas quando o lançamento é totalmente isento/imune e remido, ou seja, se por exemplo existe uma igreja que paga a taxa de coleta de lixo mas é imune do IPTU, ela não será contabilizada nessa modalidade, visto que se trata de uma imunidade parcial, logo, ele será enviado por meio do campo Arrecadações.

Dívida: Tudo o que foi transferido para a Dívida Ativa, o campo Período de Lançamento refere-se a data em que o débito foi inscrito em dívida ativa quando se tratar de uma dívida.

Cancelamento de dívidas: Semelhante com a situação referente ao cancelamento de débitos, nesse caso, é utilizada quando ocorre o cancelamento de uma dívida já contabilizada.

No campo Crédito Tributário você irá selecionar o crédito desejado (IPTU,ISS,TAXAS, entre outros), se preferir, você tem a opção de enviar mais de um crédito por vez.

Após preenchimento desses campos e realização da homologação,  a integração será enviada para a contabilidade e será contabilizada ou descartada após verificação.

Após o envio das informações por meio do tributos, elas irão constar no sistema contábil no campo Lançamentos de Receita ou Arrecadações, também vamos verificar as funções dos campos Escriturações de DocumentosGerenciador de Integrações durante o envio desses dados.

O ambiente Lançamentos de Receita (Executando > Receita > Lançamentos) recepciona os registros de receitas previamente reconhecidas, ou seja, não é a arrecadação em si, mas o direito de receber o respectivo crédito tributário, aquele onde a pessoa já consta como devedora. 

Assim, quando o tributos realiza o lançamento de uma receita, estas são apresentadas na tela Solicitações de Lançamento.

Logo, este painel também apresenta o recurso Configurar, onde o setor da contabilidade da entidade realizará o relacionamento dos Tributos oriundos das solicitações de arrecadações com a Natureza da receita presente do Contábil.

Feito essa configuração, no momento em que as solicitações ingressam no Contábil, elas podem ser reconhecidas pelo botão Adicionar solicitação ou serem descartadas. 

Caso sejam adicionadas, são apresentados os campos Data, Receita, Valor e Descrição automaticamente preenchidos, mas com possibilidade de alteração, inclusive de inserir o respectivo recurso para a receita que está sendo lançada. Após os campos devidamente verificados e preenchidos, basta salvar.

x