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Visão geral



Esta funcionalidade é de uso técnico e permite a criação e armazenamento dos seguintes tipos de classificações :

  • Contas: objetiva reconhecer um grupo de máscaras de contas contábeis. Assim, quando for incluída  ou alterada informações do cadastro de Contas, bem como, alteração da configuração do plano de contas que está em uso, o processamento do script construído para esta classificação será executado;
  • Natureza da despesa: objetiva reconhecer um grupo de máscaras de naturezas de despesas. Como no item anterior, ela será acionada no momento de inclusões ou alterações nos cadastros de Naturezas de despesas, bem como, alteração da configuração em uso para o respectivo exercício;
  • Natureza da receita: objetiva reconhecer um grupo de máscaras de naturezas de receitas. Logo, ela será acionada no momento de inclusões ou alterações nos cadastros de Naturezas de receitas, bem como, alteração da configuração em uso para o respectivo exercício.

As classificações mencionadas acima têm suas utilidades voltadas às ferramentas de flexibilização: Relatórios, Eventos contábeis, Eventos e Críticas do usuário, Jobs, Integrações entre outras

Conforme já demonstrado para acessar a funcionalidade faça uso do Ícone de pesquisa e na guia Recursos clique em Classificações contábeis.

Ao clicar no botão + CLASSIFICAÇÃO você realiza o cadastro. Ressalta-se que os três campos demonstrados abaixo são obrigatórios.

Para realizar a busca por uma classificação, é possível realizar a pesquisa pela Descrição, bem como, pelo seu Tipo em Outras opções da Pesquisa avançada.

Os Grupos de configuração de assinaturas constituí um dos cadastros para a criação das Assinaturas. O outro cadastro é o Assinantes, o qual você poderá conhecer melhor pelo link abaixo.

Para acessar a funcionalidade, utilize o Ícone de pesquisa > guia Recursos > Grupos de configuração de assinaturas. 

Por meio do botão + GRUPO você realiza a inclusão e basta apenas que uma Descrição seja inserida. Por exemplo, você pode criar um grupo para assinaturas das emissões de empenhos, relatórios da LRF, pagamentos entre outros.

Para maior entendimento, vamos imaginar que um usuário requeira a assinatura digital do contador ao emitir as notas de empenhos. Logo, o cadastro do grupo criado acima será vinculado, com o Assinante, no cadastro de Assinatura e permitirá que, na emissão das notas, seja solicitado a assinatura ao contador. Por sua vez, este poderá aceitar essa solicitação, a qual certificará automaticamente o documento por meio da Ferramenta de Assinaturas, que também é um sistema desenvolvido pela Betha, ou recusar.

Registros efetuados, o ambiente apresentará automaticamente a listagem com todos os Grupos de assinaturas já cadastrados no sistema. E com o critério por Descrição, você efetua buscas mais assertivas neste ambiente.

A construção dos Lotes de validações requer um conhecimento mais técnico. Se você, profissional técnico ou cliente, tem dúvidas sobre a funcionalidade, realize a abertura de um chamado para que possamos ajudá-lo e solucioná-las.

Por meio do botão Ícone de pesquisa acesse o ambiente.

Inicie a construção de uma validação por meio do botão + LOTE e insira a Descrição e o Processo, ou seja, Escrituração: Encerramento de período. Após clique em + VALIDAÇÃO e informe também os campos Descrição, Validação, Relatório e se desejar, indique a Predecessora e o tipo da crítica, ou seja, se é Alerta ou Erro. Observe o vídeo onde apresenta todas as validações disponíveis, bem como, onde elas são executadas:

Se sua entidade possui inúmeros Lotes de validações cadastrados, faça a busca por meio da Descrição no campo Pesquisar ou pelo Processo em Pesquisa avançada.

A funcionalidade Marcadores pode ser acessada por meio do Ícone de pesquisa. No ambiente é possível também realizar inclusões, edições, exclusões e pesquisa dos cadastros realizados.

É importante ressaltar que existem marcadores padrões no sistema, ou seja, marcadores criados e disponibilizados pela equipe de Gestão de Produtos da Betha Sistemas e que são publicados para atendimento legal, conforme já citado anteriormente. Por exemplo o Marcador Fundeb 40%, COVID-19, SIOPE, SIOPS entre tantos outros.

Isso não impede de você cadastrar outros para controle gerencial. Afinal é possível incluir em alguns cadastros e depois realizar pesquisas e emissões de relatórios filtrando pelos marcadores adicionados.

E para realizar um novo cadastro, clique no botão + MARCADOR e insira uma Descrição ou mesmo, por meio de outro cadastro, como Empenhos.

Para efetuar a pesquisa por algum marcador, basta inserir qualquer parte da descrição, o sistema apresentará conforme o critério informado.

Para auxiliar no cadastro e na gestão das diárias do município, a funcionalidade Naturezas de diárias possibilita registrar os atos que regulamentam as concessões e seus valores. Esse cadastro poderá auxiliar no registro das Diárias, funcionalidade esta que pode ser acessada por meio do menu Administrando > Controle.

Para acessar o ambiente e realizar o cadastro, faça uso do Ícone de pesquisa.

Pelo botão + NATUREZA você realiza a inclusão dos registros.

Nos campos Descrição e Valor poderão ser informados conforme os cargos específicos ocupados, ou mesmo um valor único, mas com métricas diferenciadas conforme demonstradas no exemplo acima. 

Para realizar a busca de Naturezas já cadastradas, utilize o recurso Pesquisar, informando somente a Descrição.