• Como utilizar
  • Onde localizar

Em 3 (três) cliques você obterá esta informação pelo ambiente de empenhos (pesquisa por número de comprovantes + resumo do empenho).

Veja abaixo como realizar esta pesquisa rápida:

Acesso o ambiente de Empenhos por meio da Visão geral ou menu Executando > Despesas > Empenhos. Clique em Pesquisa avançada e selecione a opção Número do comprovante. Após inserir o número, basta clicar em Pesquisar e por fim, utilizar o ícone Resumo do saldo do empenho.

  • Como utilizar
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  • Saiba mais

São valores de forma individual ou geral do empenhos, liquidações, pagamentos, anulações, restos a pagar processados e não processados, bem como, saldo a pagar.

Exemplo

No exemplo abaixo foi selecionado no filtro apenas os Empenhos do exercício e utilizado o botão em forma de cifrão $ no canto inferior direito da tela. Veja que são demonstrados  detalhes dos valores de cada tramitação da despesa (empenho, liquidação e pagamento):

Veja que os valores são os mesmos quando emitido o Balancete da despesa.

Ao selecionar o filtro Todos, ou seja, Empenhos e Restos, são demonstrados os valores detalhados também dos restos a pagar, sejam eles processados e não processados.

Resumo do saldo na listagem de forma individual

Resumo do saldo no ambiente

Conheça detalhes sobre a interação da folha de pagamento na Central de Ajuda

  • Como utilizar
  • Onde localizar

No momento de um cadastro, sem necessidade de acesso ao Gerenciador de relatórios ou F4, é possível efetuar a emissão de notas dos empenhos, liquidações e pagamentos realizados, bem como, relatórios gerenciais do ambiente.

Exemplo

No próprio ambiente de Empenhos é possível emitir notas e relatórios em lote ou individual. 

Emissão individual no ambiente

Emissão em lote no ambiente

Emissão individual no cadastro

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Umas das grandes novidades e facilidades, entre as já existentes no sistema, é possibilidade de geração das Despesas extras automaticamente.

Atualmente, a tela Configurando folha de pagamento dispõe, na guia PARÂMETROS, a opção Gerenciar pagamentos antecipados e origens extraorçamentárias e quando habilitada, o sistema cadastra automaticamente as Despesas extras com as Origens vinculadas, provenientes das Retenções extraorçamentária, bem como, as Despesas extras sem Origens, quando provenientes de Pagamento antecipados. 

Exemplo

 

Para acessar este recurso, por meio do ambiente Empenhos, clique no botão CONFIGURAR do widget Solicitações de folha de pagamento e na guia PARÂMETROS habite a opção citada.

Conheça detalhes sobre a interação da folha de pagamento na Central de Ajuda

Atenção!


- A geração automática das Despesas extras, quando oriundas de pagamentos antecipados, é possibilitada a todos os estados, independente se efetuam Retenção da Liquidação ou Pagamento.

- Já a geração automática das Despesas extras, quando não são pagamentos antecipados, por exemplo INSS, somente está possibilitada para as entidades que efetuam a Retenção na Liquidação. Isso porque, o fato gerador da liquidação já é realizado com o processo de geração do empenho, ou seja, sua data é conhecida e concreta, já o pagamento, não se sabe quando a entidade o realizará.

Então, se a entidade na qual você atua realiza as retenções no pagamento, as despesas extras que não são pagamento antecipado, deverão ser cadastradas manualmente. Aquelas que são, serão geradas automaticamente, quando o parâmetro estiver habilitado.