Bem-vindo à central de ajuda do Contábil

Escriturando



O acesso ao ambiente do Balancete Dinâmico é possível de duas formas, a primeira por meio da tela Visão Geral > Balancete Dinâmico ou por meio do menu Escriturando > Balancete Dinâmico.

Por meio da imagem demonstrada acima o usuário consegue filtrar as informações que deseja visualizar, é com base nos documentos escriturados e oriundos dos sistemas Contábil, Tesouraria, Planejamento, Convênios e até mesmo Contratos.

Através do filtro selecionado o usuário consegue visualizar todas informações correspondente ao ano do Exercício, podendo ainda, obter o saldo anterior.

Conforme imagens acima, observamos ser possível a obtenção de informações através da seleção dos filtros, tanto anual, mensal e diário, bem como a pesquisa pelo saldo anterior.

Por meio do filtro Grupo(s) o usuário consegue filtrar pela quantidade de máscaras que achar necessário, sendo que o sistema fara a pesquisa tão e somente pelo grupo selecionado (Ex: 111 / 113), observemos a imagem ilustrativa abaixo.

Essa opção permite que seja realizado a pesquisa de forma analítica, bem como, à (nível) sintético, através das máscaras selecionadas, podendo ser filtradas por contas de último nível, ou seja, as contas que possuem lançamentos.

Ao clicar sobre o filtro Visão o usuário consegue acessar a estrutura do plano de contas a partir do nível selecionado, vejamos um exemplo a seguir.

Simplificando, o objetivo do filtro e basicamente o detalhamento da conta em que o usuário deseja listar.

Apenas Saldo Atual: Possibilita a visualização das contas que tenham saldo no período filtrado.

Conta Corrente: Possibilita a visualização dos valores por conta corrente possibilitando filtrar de forma específica e pelo conteúdo da composição dos campos que fazem parte do conta corrente.

Destaca-se que o usuário pode-se utilizar da pesquisa através das contas que ainda possuem saldo, bem como filtrar por determinadas contas correntes.

Registro Contábil: Permite listar os registros contábeis dos lançamentos realizados no mesmo formato de um diário contábil com a possibilidade de totalizar a exibição por dia. 

Vejamos a seguir de forma detalhada quais o objetivo de cada filtro e sua funcionalidades.

  • Saldos iniciais: Através da opção saldos iniciais o sistema filtra para que seja exibido apenas os valores que forem de lançamento de saldos iniciais.
  • Abertura: o sistema filtra para que seja exibido apenas os valores que forem da fase de abertura do exercício contábil.
  • Diários: E a movimentação diária utilizada pelo usuário para alimentar as informações no sistema Contábil, como por exemplo o lançamento do Empenho e/ou Liquidação.
  • Encerramento: Ocorre sempre no final de cada exercício, ou seja, findado o ano será finalizado o relatório referente aquele ano.

Por meio do campo “Considerar documento(s) escriturado(s)” e possível que o usuário obtenha informações apenas com relação a determinados documentos (Ex: Em liquidação, Empenho, Complemento de empenho e dentre outros), observe o GIF a seguir.

O usuário consegue por meio do campo Filtros salvos selecionar os filtros que mais utiliza, ou entende ser mais relevante, através do botão Salvar Como, podendo nas próximas pesquisas se utilizar do mesmo.

Lembrando que tal funcionalidade permite que ao salvar o filtro por meio das informações, quando selecionado tal filtro o relatório e demostrado exatamente com base nos elementos filtrados, opção está que facilita e muito no uso diário do servidor. 

Para salvar o filtro desejado, basta seguir o seguinte passo-a-passo: