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As funcionalidades do sistema em que consta essa informação, uma nova janela será aberta e nela, dados específicos do endereço devem ser inseridos. As informações aqui apresentadas terão como origem o cadastro de Endereços que está detalhado abaixo. 

O sistema já traz como padrão diversos cadastros de endereços conforme a base de dados dos Correios. Porém, esta funcionalidade permite o cadastro dos que não constam nessa base. Para acessar esta funcionalidade você também pode acessar no menu: Administrando > Cadastros auxiliares > Endereços.

Este cadastro é dividido em sete guias. Cada guia aqui apresentada representa um cadastro à parte, ou seja, dependendo da guia selecionada você pode adicionar uma informação diferente, porém todas serão relacionadas ao cadastro de Endereços.

Clicando na seta ao lado dos botões que indica inserir um novo cadastro, neste exemplo o + LOGRADOURO, você tem acesso a uma listagem das guias cadastrais existentes, podendo assim, realizar a migração de uma guia para outra de forma mais ágil.

Abaixo estão descritas cada cadastro contemplado no ambiente Endereços.

Guia de Logradouro

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia LOGRADOUROS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos logradouros que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + LOGRADOURO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos: CEP, Município, Descrição (que é o nome do logradouro) e o seu Tipo, que pode ser Rua, Avenida, Rodovia, entre outros. 

Guia de Condomínio

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia CONDOMÍNIOS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos condomínios que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + CONDOMÍNIO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos: CEP, Município, Descrição (que é o nome do condomínio), o seu Tipo, que pode ser Horizontal ou Vertical, além do Logradouro (que já deverá estar cadastrado conforme demonstrado anteriormente), Número e Bairro.

Guia de Loteamento

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia LOTEAMENTOS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos loteamentos que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + LOTEAMENTOS.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Município, Bairro, Distrito e Descrição (que é o nome do loteamento).

Guia de Bairro

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia BAIRROS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos bairros que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + BAIRRO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do bairro) e o Município em que se localiza o referido bairro.

Guia de Distrito

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia DISTRITOS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos distritos que irão compor o endereço. Para inserir um novo, clique em + DISTRITO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do distrito) e Município em que se localiza o distrito.

Guia de Estado

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia ESTADOS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos estados que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + ESTADO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do estado), a Sigla e o País em que se localiza.

Guia de Município

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia MUNICÍPIOS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos municípios que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + MUNICÍPIO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do município) e o Estado em que se localiza.

Nesta funcionalidade estão dispostas as informações dos tipos de aditivo que são utilizados no registro dos aditivos, parte integrante do cadastro de alterações contratuais.

Para acessar a funcionalidade utilize o menu: Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de aditivo. Na tela inicial serão listados os registros já efetuados, bem como os itens padrões do sistema, se houver.

Caso deseje inserir um novo, clique em + TIPO. Inicialmente você deve inserir a descrição do tipo que está sendo cadastrado e em seguida informar a qual classificação ele pertence, conforme as opções destacadas na imagem acima.

O cadastro de tipo de garantia tem por finalidade o cadastramento dos tipos de garantias previstas na Lei 8.666/93, a qual garantirá a execução do contrato por parte do fornecedor que foi contratado.

Para acessar esta funcionalidade, utilize o menu: Administrando > Cadastros auxiliares > Tipo de garantia.

Na tela principal, é possível observar os cadastros já realizados, e para inserir um novo, basta clicar em + TIPO. Informe a descrição do tipo e a sua classificação conforme as opções disponíveis.

Esta funcionalidade visa os cadastros dos tipos de instrumentos, os quais objetivam representar as diversas formalizações de uma contratação. 

Ao acessá-la por meio do menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de instrumento, o ambiente já apresenta uma lista com os tipos de instrumentos padrões do sistema, que são uso habitual e previsto em lei, além de possibilitar o cadastros de novos tipos.

Para inserir um novo registro, clique em + TIPO informe a Descrição e o Dispositivo legal, bem como, selecione a Classificação e se Exige termo ou não.

Para efetuar a busca de algum tipo de instrumentos específico basta informar uma Descrição ou o Dispositivo legal no campo Pesquisar, além de selecionar outros critérios por meio da Pesquisa avançada.

Esta funcionalidade objetiva o cadastro dos tipos de objetos, os quais são utilizados nos registros de compras diretas e contratações.

Para acessá-la faça uso no menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de objeto.

Para inserir um novo cadastro clique no botão + TIPO, informe uma descrição e selecione o tipo do objeto.

Esta funcionalidade traz os registros dos tipos possíveis de publicação das contratações, que por exigência legal devem ser divulgados. Os tipos listam qual etapa está sendo publicada, como aditivo, apostilamento, rescisão, supressão entre outros.

O acesso a funcionalidade ser efetuado utilizando o menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de publicação.

E para inserir um novo cadastro clique em + TIPO. Da mesma maneira que em outras funcionalidades, você deve preencher o campo descrição com o nome do tipo e selecionar no campo classificação a opção.

Nesta funcionalidade estão dispostas as informações dos tipos que são utilizados no registro das rescisões, parte integrante do cadastro de alterações contratuais.

Para acessar a funcionalidade, utilize o menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de rescisão.

Na tela inicial serão listados os registros já efetuados, bem como os itens padrões do sistema, se houver. Caso deseje inserir um novo, clique em + TIPO. Insira a descrição do tipo que está sendo cadastrado e em seguida informar a qual classificação ele pertence.