Bem-vindo à central de ajuda do Contratos

Administrando



As funcionalidades do sistema em que consta essa informação, uma nova janela será aberta e nela, dados específicos do endereço devem ser inseridos. As informações aqui apresentadas terão como origem o cadastro de Endereços que está detalhado abaixo. 

O sistema já traz como padrão diversos cadastros de endereços conforme a base de dados dos Correios. Porém, esta funcionalidade permite o cadastro dos que não constam nessa base. Para acessar esta funcionalidade você também pode acessar no menu: Administrando > Cadastros auxiliares > Endereços.

Este cadastro é dividido em sete guias. Cada guia aqui apresentada representa um cadastro à parte, ou seja, dependendo da guia selecionada você pode adicionar uma informação diferente, porém todas serão relacionadas ao cadastro de Endereços.

Clicando na seta ao lado dos botões que indica inserir um novo cadastro, neste exemplo o + LOGRADOURO, você tem acesso a uma listagem das guias cadastrais existentes, podendo assim, realizar a migração de uma guia para outra de forma mais ágil.

Abaixo estão descritas cada cadastro contemplado no ambiente Endereços.

Guia de Logradouro

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia LOGRADOUROS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos logradouros que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + LOGRADOURO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos: CEP, Município, Descrição (que é o nome do logradouro) e o seu Tipo, que pode ser Rua, Avenida, Rodovia, entre outros. 

Guia de Condomínio

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia CONDOMÍNIOS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos condomínios que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + CONDOMÍNIO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos: CEP, Município, Descrição (que é o nome do condomínio), o seu Tipo, que pode ser Horizontal ou Vertical, além do Logradouro (que já deverá estar cadastrado conforme demonstrado anteriormente), Número e Bairro.

Guia de Loteamento

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia LOTEAMENTOS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos loteamentos que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + LOTEAMENTOS.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Município, Bairro, Distrito e Descrição (que é o nome do loteamento).

Guia de Bairro

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia BAIRROS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos bairros que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + BAIRRO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do bairro) e o Município em que se localiza o referido bairro.

Guia de Distrito

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia DISTRITOS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos distritos que irão compor o endereço. Para inserir um novo, clique em + DISTRITO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do distrito) e Município em que se localiza o distrito.

Guia de Estado

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia ESTADOS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos estados que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + ESTADO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do estado), a Sigla e o País em que se localiza.

Guia de Município

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia MUNICÍPIOS. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos municípios que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + MUNICÍPIO.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do município) e o Estado em que se localiza.

Nesta funcionalidade estão dispostas as informações dos tipos de aditivo que são utilizados no registro dos aditivos, parte integrante do cadastro de alterações contratuais.

Para acessar a funcionalidade utilize o menu: Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de aditivo. Na tela inicial serão listados os registros já efetuados, bem como os itens padrões do sistema, se houver.

Caso deseje inserir um novo, clique em + TIPO. Inicialmente você deve inserir a descrição do tipo que está sendo cadastrado e em seguida informar a qual classificação ele pertence, conforme as opções destacadas na imagem acima.

O cadastro de tipo de garantia tem por finalidade o cadastramento dos tipos de garantias previstas na Lei 8.666/93, a qual garantirá a execução do contrato por parte do fornecedor que foi contratado.

Para acessar esta funcionalidade, utilize o menu: Administrando > Cadastros auxiliares > Tipo de garantia.

Na tela principal, é possível observar os cadastros já realizados, e para inserir um novo, basta clicar em + TIPO. Informe a descrição do tipo e a sua classificação conforme as opções disponíveis.

Esta funcionalidade visa os cadastros dos tipos de instrumentos, os quais objetivam representar as diversas formalizações de uma contratação. 

Ao acessá-la por meio do menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de instrumento, o ambiente já apresenta uma lista com os tipos de instrumentos padrões do sistema, que são uso habitual e previsto em lei, além de possibilitar o cadastros de novos tipos.

Para inserir um novo registro, clique em + TIPO informe a Descrição e o Dispositivo legal, bem como, selecione a Classificação e se Exige termo ou não.

Para efetuar a busca de algum tipo de instrumentos específico basta informar uma Descrição ou o Dispositivo legal no campo Pesquisar, além de selecionar outros critérios por meio da Pesquisa avançada.

Esta funcionalidade objetiva o cadastro dos tipos de objetos, os quais são utilizados nos registros de compras diretas e contratações.

Para acessá-la faça uso no menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de objeto.

Para inserir um novo cadastro clique no botão + TIPO, informe uma descrição e selecione o tipo do objeto.

Esta funcionalidade traz os registros dos tipos possíveis de publicação das contratações, que por exigência legal devem ser divulgados. Os tipos listam qual etapa está sendo publicada, como aditivo, apostilamento, rescisão, supressão entre outros.

O acesso a funcionalidade ser efetuado utilizando o menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de publicação.

E para inserir um novo cadastro clique em + TIPO. Da mesma maneira que em outras funcionalidades, você deve preencher o campo descrição com o nome do tipo e selecionar no campo classificação a opção.

Nesta funcionalidade estão dispostas as informações dos tipos que são utilizados no registro das rescisões, parte integrante do cadastro de alterações contratuais.

Para acessar a funcionalidade, utilize o menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de rescisão.

Na tela inicial serão listados os registros já efetuados, bem como os itens padrões do sistema, se houver. Caso deseje inserir um novo, clique em + TIPO. Insira a descrição do tipo que está sendo cadastrado e em seguida informar a qual classificação ele pertence.

O cadastro de tipos de responsáveis é utilizado para seleção durante o cadastramento dos responsáveis vinculados à execução das contratações.

A funcionalidade pode ser acessada no menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de responsáveis, onde serão listados os cadastros já efetuados.

Para inserir um novo clique em + TIPO e insira a descrição à que correspondente ao tipo e na sequência selecione a classificação dentre as opções.

Nesta funcionalidade estão dispostas as informações dos tipos de apostilamentos que são utilizados nos respectivos registros, parte integrante do cadastro de alterações contratuais.

Para acessar a funcionalidade, utilize o menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de apostilamentoNa tela inicial serão listados os registros já efetuados, bem como os itens padrões do sistema, se houver.

Caso deseje inserir um novo, clique em + TIPO e insira a descrição do tipo que está sendo cadastrado e em seguida informar a qual classificação ele pertence.

A funcionalidade de registro dos tipos de sanções tem por finalidade o cadastramento dos tipos de sanções administrativas que estão previstas na legislação, em especial na Lei 8.666/93 referente a licitações e contratos e 10.520/2002 referente ao Pregão.

Você acessa a funcionalidade utilizando o menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de sanções.

Na tela principal serão listados os registros já efetuados e para inserir um novo clique em + TIPOInicialmente deve ser inserida a descrição do tipo de sanção que está sendo cadastrada. Em seguida no campo classificação deve ser selecionada a que corresponde ao tipo cadastrado, conforme o artigo 87 da Lei 8.666/93.

Nesta funcionalidade estão dispostas as informações dos motivos que ocasionam as rescisões, parte integrante do cadastro de alterações contratuais.

Para acessar o cadastro acesse: Administrando > Cadastros auxiliares > Motivos de rescisãoNa tela inicial serão listados os registros já efetuados, bem como os itens padrões do sistema, se houver.

Caso deseje inserir um novo, clique em + MOTIVO e insira a descrição do motivo que originou a rescisão contratual. Em seguida, descreva a qual legislação específica esse motivo foi embasado.

Nesta funcionalidade, devem ser cadastradas as fontes de divulgação que irão compor os registros das divulgações dos contratos, ou seja, essas fontes são aquelas utilizadas para a divulgação das etapas de uma contratação, conforme prevê a legislação.

Para acessar, utilize o menu Administrando > Cadastros auxiliares > Fontes de divulgação e para inserir um novo registro, basta clicar em +Fonte.

No campo descrição você deve inserir qual o nome da fonte. E no campo meio de comunicação, deve selecionar dentre as opções disponíveis qual meio corresponde à fonte que está sendo cadastrada.

Aqui é possível cadastrar os tipos de administração para as contratações da entidade. Para acessar a utilize o menu Administrando > Cadastros auxiliares > Tipos de administração.

Clique no botão + TIPO DE ADMINISTRAÇÃO e informe a Descrição, ou seja, escreva o nome do tipo de administração. Em Tipo de administração informe se é uma administração Direta ou Indireta e no campo Poder, se pertence ao Legislativo ou Executivo.

O objetivo deste cadastro é possibilitar a inserção dos tipos de documentos a serem solicitados aos fornecedores contratados. Você pode acessá-la utilizando o menu Administrando > Comprovantes > Tipos de comprovantes.

Na tela inicial, como nas demais funcionalidades do sistema serão listados os registros já efetuados e para inserir um novo clique em + TIPO.

Em Descrição escreva o nome que deseja dar ao registro, se o documento a ser cadastrado for uma certidão marque o checkbox O documento é uma certidão, automaticamente o campo Tipo de certidão será habilitado para que você possa escolher uma das opções, caso contrário permanecerá desabilitado. Em Validade em dias insira a quantidade em dias que será valido o documento. Por fim, acrescente uma observação caso haja necessidade.

Nesta funcionalidade, é possível cadastrar diversos modelos para mais rapidamente registrar os documentos nas etapas das contratações em que estes são exigidos. Alguns momentos em que os modelos podem ser utilizados são nos casos de redigir os contratos, os aditivos ou apostilamentos. Para acessá-la, utilize o menu Administrando > Cadastros auxiliares > Modelo de documentos.

Caso o modelo que você deseja utilizar não esteja cadastrado no sistema, basta clicar em + MODELO para inserir um novo. Neste momento o editor de texto, ferramenta utilizada para a redação de textos, estará disponível para utilização, veja abaixo como ele funciona.

Editor de Texto

Para a inserção de textos em diversas funcionalidades do sistema, o Contratos conta com um editor de texto que possui inúmeras funções possibilitando a personalização dos registros.

Isso mesmo! Você não precisa mais redigir os documentos em um editor externo e após incluir no sistema para registro. Agora é possível efetuar todos estes trâmites diretamente no sistema, otimizando suas atividades diárias.