Matrículas

Esta funcionalidade tem por objetivo permitir o cadastramento e a manutenção das matrículas dos alunos da rede de ensino.

Este cadastro é dividido em 02 (duas) etapas, as quais estão dispostas abaixo:

Selecionar o aluno

Matricular

No sistema, você localiza esse cadastro no menu:  Executando > Matrículas > Matrículas.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você pode Editar suas informações, visualizar o Histórico de alterações da matrícula e ainda realizar Ações disponíveis por meio do botão Outras opções, sendo elas: Excluir o respectivo registro, realizar Movimentações (cancelamento, deixou de frequentar, falecimento, reclassificar, transferência e remanejamento interno) ou ainda Emitir documentos (declaração de matrícula, atestado de frequência, ficha individual e boletim escolar). 

Você também pode  visualizar as enturmações de cada matrícula dos alunos, bem como alterar a data inicial e final de cada enturmação.


Entretanto, caso sejam incluídos outros registros, deve-se utilizar o botão Atualizar, para que a listagem das informações exibidas no ambiente seja atualizada conforme definição do usuário.

Realizando Movimentações 

Por meio do botão Outras opções é possível realizar movimentações de matrículas, sendo elas: Cancelamento, Deixou de frequentar, Falecimento, Reclassificar, Transferência e Remanejamento interno, confira abaixo em que momento é utilizado cada uma delas e como realizá-las.

Cancelamento

Quando há uma necessidade de cancelar uma matrícula, normalmente por um erro cometido pelo usuário ou por outra razão identificada. Para esta movimentação é necessário informar: Data, Motivo e se necessário, Observações.

Vale ressaltar que quando a matrícula for cancelada, não é mais possível realizar registros a partir da data de cancelamento.

Deixou de frequentar

Este movimento é registrado quando o aluno deixa de frequentar a escola, ou seja, suas faltas são contínuas configurando-se em um afastamento da escola.

Para esta movimentação é necessário informar: Data, Motivo e se necessário, Observações

Vale ressaltar que quando for realizado a movimentação da matrícula para Deixou de frequentar, não será mais possível realizar registros a partir dessa data.

Falecimento 

Quando o aluno vem a óbito sua matrícula sofrerá alteração de status. Para esta movimentação basta informar, a Data do registro, Data de falecimento, se é para Cancelar as demais matrículas do aluno e se necessário, preencher Observações, veja: 


Vale ressaltar que quando for realizado a movimentação de Falecimento, não será mais possível realizar registros a partir da data de falecimento.

Reclassificar

Reclassificação significa reposicionar o aluno em série, período, ciclo, fase ou etapa diferente daquela  indicada em seu histórico escolar.

Legislações recomendam que a decisão de reclassificação seja decorrente de manifestação de uma comissão, presidida pela direção escolar, e que tenha representantes docentes do curso no qual o aluno deverá ser classificado, bem como dos profissionais responsáveis pela coordenação/supervisão das atividades pedagógicas.

A reclassificação de um aluno pode ocorrer de duas maneiras: aceleração ou avanço.

Nesta movimentação há mais campos para preenchimento que às demais, sendo necessário informar: Data, Tipo, Matriz curricular, Etapa de ensino, Turno, Turma e Justificativa.

Transferência

É o movimento que informa ou realiza a troca de estabelecimento de ensino do aluno. Para esta movimentação é necessário informar: Data, Motivo e Observações.

Vale ressaltar que dependendo o motivo informado, novos campos são apresentados para preenchimento, conforme exposto acima. 

Remanejamento interno

Remanejamento interno de alunos significa alterar o vínculo do aluno de uma turma para outra turma no mesmo estabelecimento de ensino, que ocorre após a efetivação de sua matrícula, após a sua enturmação e antes do término do ano letivo.

Para esta movimentação é necessário informar os dados de Origem de destino, como também o Destino para concluir o remanejamento.

Efetuando uma matrícula

Para realizar o cadastro de uma nova matrículas dos alunos, adicione as respectivas informações por meio do botão +Matrícula.

Seleção do aluno

Nesta etapa, deve ser selecionado um(a) aluno(a) para adicionar matrículas.

Confirmado a seleção do(a) aluno(a) clique em Avançar.

Matricular

Nesta etapa é preciso definir o tipo de matrícula do(a) aluno(a) de acordo com a modalidade de ensino, sendo as opções disponíveis:

Educação Básica
Complementar
AEE
Atividade Complementar
Progressão parcial
Aceleração
EJA 

Educação Básica

Campos

As matrículas desta modalidade devem apresentar as seguintes informações: Estabelecimento de ensino, Data, Matriz curricular, Etapa de ensino e Turno desejados. Se quiser é permitido já enturmar o aluno(a), bastando apenas informar a turma.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Complementar

Campos

Neste tipo de matrícula, as seguintes informações devem ser preenchidas: Estabelecimento de ensino, Data, Matriz curricular, Etapa de ensino e Turno. Se quiser é permitido já enturmar o aluno(a), bastando apenas informar a turma.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

AEE

Campos

Neste tipo de matrícula, as seguintes informações devem ser preenchidas: Estabelecimento de ensino, Data, Turma e Atividade.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Atividade complementar

Campos

Neste tipo de matrícula, as seguintes informações devem ser preenchidas: Estabelecimento de ensino, Data, Turma e Atividade.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Progressão parcial

Campos

Neste tipo de matrícula, as seguintes informações devem ser preenchidas: Estabelecimento de ensino, Data, Matriz curricular, Etapa, Turno, Turma e Disciplinas ou eixos e dependência.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Aceleração

Campos

Neste tipo de matrícula, as seguintes informações devem ser preenchidas: Estabelecimento de ensino, Data, Matriz curricular, Etapa e Turno desejados. Se quiser é permitido já enturmar o aluno(a), bastando apenas informar a turma.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

EJA

Campos

As matrículas desta modalidade devem apresentar as seguintes informações: Estabelecimento de ensino, Data, Matriz curricular, Etapa, Turno e Turma.  Em casos de matriz curricular de forma modular, devem ser informados a etapa, disciplina, turno, turma e data da matrícula na disciplina.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Botões

+Matrícula: Ao clicar neste botão, você pode adicionar uma nova matrícula. 

Avançar: Ao clicar neste botão, você avançará à etapa de matricular o(a) aluno(a).

Voltar: Ao clicar neste botão, você retornará à etapa de escolha do(a) aluno(a).

Matricular: Ao clicar neste botão, você matriculará o(a) aluno(a).

 Para conhecer os botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.