Bem-vindo à central de ajuda do Educação

Encerramentos



A funcionalidade Encerramentos está localizada por meio do menu Executando > Encerramento > Encerramentos.

Essa funcionalidade tem por objetivo o encerramento dos períodos avaliativos, dos exames finais e consequentemente do período  letivo das turmas cadastradas nas escolas.

O usuário consegue visualizar todas as turmas (cadastradas anteriormente por meio da funcionalidade Cadastros de turmas) e os seus períodos, que podem estar Em aberto ou Encerrados, para isso, basta clicar no botão Atualizar (disponível ao lado do campo de pesquisa) ou utilizar a pesquisa avançada que conta com diversos filtros para que  seja realizada uma busca específica conforme a turma/estabelecimento de ensino que o usuário deseja realizar o encerramento de um período ou exame, veja:

Na tela em que constam os dados relacionados aos encerramentos, podemos visualizar se os períodos e os exames finais de cada turma constam como abertos (cadeado aberto) ou encerrados (cadeado fechado).

Vale frisar que cada turma pode ter no máximo quatro períodos avaliativos e quatro exames finais, não sendo uma regra, que todas as turmas possuam necessariamente os quatro períodos e exames.

Cada período possui uma data inicial e uma data final, definidas por meio do calendário escolar ou diretamente no cadastro da turma. Até que chegue a data de um respectivo período, ele constará como Não iniciado e o usuário só poderá realizar os registros desse período após a data inicial do mesmo. Exemplo: Supondo que o 3° período inicie em 01/08, desta forma o período ficará como Não iniciado até o dia 01/08.

Para as turmas que utilizam matriz curricular e que possuem vínculo com calendários escolar, a definição da data inicial e final do período é realizada por meio do menu Planejando > Calendário escolar > Calendários escolares, onde é definido  o Tipo de período e a data inicial e final de cada um dos períodos avaliativos. 

Já na funcionalidade Turmas, acessada por meio do menu Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas, é definido se a turma irá oferecer ou não exames finais.

Para as turmas de atividade complementar, atividade AEE e EJA Modular que não utilizam calendário escolar, tanto os períodos avaliativos,  quanto a quantidade de exames finais são definidos no cadastro de turmas.

Agora que já vimos onde estipulamos o tempo de determinado período e os exames finais, vamos entender onde é realizado o fechamento dos mesmos?

Para realizar o fechamento de um período é fácil, basta escolher a turma desejada e clicar nos cadeados abertos para fechá-los.

Mas atenção!


Após o fechamento de um período, os professores não conseguem mais realizar alguns registros no sistema Professores, como por exemplo frequências e desempenho escolar correspondente àquele período. . 

Quando o usuário encerrar todos os períodos avaliativos, o sistema fará todo o cálculo das médias dos(as) alunos(as) através das fórmulas de cálculo e dará a situação deles, isto é, Aprovados, Reprovados ou Em exame, caso a turma possua exames.

Caso tenha exames finais, será necessário fechar o cadeado após a realização dos exames e dos registros das notas obtidas para que a fórmula possa ser executada e seja verificado se o(a) aluno(a) foi ou não aprovado. 

A fórmula de cálculo utilizada será a que foi configurada especificamente para a escola, caso a escola não possua, será utilizada a fórmula padrão da Secretaria de Educação.

Os exames precisam ser fechados conforme a ordem estabelecida, caso exista mais de um.

Após isso, a última etapa é encerrar o período letivo no último cadeado

Também é possível realizar o encerramento e reabertura para várias turmas simultaneamente ao clicar no cadeado disponível no cabeçalho da coluna, dessa forma, o sistema irá encerrar ou reabrir todas as turmas relacionadas. 

Mas fique atento, é indicado fazer esse processo com grupos reduzidos de turma, visto que essa opção irá impactar diretamente no tempo de processamento.

E se o usuário precisar por algum motivo atípico realizar uma alteração de nota de algum(a) aluno(a) após o ano letivo ser encerrado?

Também é possível!  

O primeiro passo é reabrir o período letivo no cadeado que terá a opção Desfazer encerramento e após isso reabrir o período em que o usuário precisa realizar algum ajuste em alguma nota, para que essa alteração consiga ser feita de maneira assertiva. 

Caso existam exames é necessário reabrir os exames (do último para o primeiro), para depois abrir o período avaliativo, isso caso a alteração deva ser realizada em algum período. Se a alteração tiver que ser feita em algum exame, basta reabrir até o exame desejado. 

FIQUE ATENTO!


A fórmula de cálculo deve ser a mesma fórmula utilizada no primeiro encerramento realizado, caso contrário, esta poderá impactar na alteração de resultados de outros alunos. . 

Vale destacar que o processo de encerramento/desfazer encerramento é realizado de forma assíncrona, ou seja, não é feito em tempo real e o usuário será notificado quando o mesmo for executado com sucesso. 

Caso ocorra algum problema durante a sua execução, o usuário também será informado por meio das Notificações do sistema.