Bem-vindo à central de ajuda do Educação

Funcionários



A funcionalidade Funcionários está localizada por meio do menu Administrando > Gestão de pessoas > Funcionários

Essa funcionalidade tem por objetivo permitir o cadastramento e a manutenção dos funcionários da rede ensino.

Por meio da tela inicial de pesquisa, é possível realizar a pesquisa de um funcionário através do seu nome ou CPF. Caso queira realizar uma pesquisa mais aprofundada, a pesquisa avançada pode ser utilizada, onde temos como filtro a Situação(es) da matrícula, ou seja, o usuário poderá filtrar se deseja realizar a pesquisa dos funcionários que estão Trabalhando, Aposentados, Exonerados, Removidos, Demitidos, Afastados ou Falecidos.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os funcionários cadastrados por  meio da listagem, você pode editar suas informações ou excluir o respectivo registro. 

Ao clicar no ícone +, será demonstrada também a matrícula, cargo, data de admissão, situação e os locais de trabalho que o referido funcionário atua.

Ainda nessa tela, é possível realizar a desenturmação do funcionário, ou realizar uma movimentação referente a exoneração, demissão, aposentadoria, afastamento, remoção, ausência ou falecimento

Já por meio do Histórico, o usuário consegue visualizar todas as movimentações realizadas no cadastro do respectivo funcionário. 

Chegou a hora de realizarmos o cadastro de um funcionário e destacar algumas informações importantes sobre essa funcionalidade, essas informações poderão impactar diretamente em outras rotinas do sistema, logo, é necessário que o cadastro seja preenchido de maneira correta e que contenha todas as informações que mencionaremos a seguir. Vamos lá?

É importante destacar que antes de realizar o cadastro de um funcionário é recomendado que seja verificado se ele já existe para não ocorrer duplicidades de registros.

Para realizar o cadastro de um funcionário, clique no botão +Funcionário.

Na parte superior do cadastro, podem ser inseridas informações básicas, como o Nome, CPF, Data de nascimento, Estado civil, Sexo e Código INEP.

  • Dados pessoais

Nesta guia serão inseridas as informações pessoais do funcionário que está sendo cadastrado: Nome da mãe, Nome do pai, Nome do cônjuge, Endereço, Telefone, E-mail, Grau de escolaridade, Raça, Deficiência, Doença e Data de óbito.

  • Documentos 

Nesta guia serão inseridas as informações referentes aos documentos do funcionário que está sendo cadastrado.

  • Matrículas

Para adicionar o cadastro de uma nova Matrícula, o usuário deve adicionar as respectivas informações por meio do botão +Matrícula.

O usuário pode realizar a criação de quantas matrículas desejar para um funcionário, visto que o mesmo pode trabalhar em escolas diferentes.

É importante que todos os campos sejam preenchidos de forma correta.

Quando o funcionário atua em sala de aula como professor por exemplo, a data de admissão  precisa ser preenchida de forma correta para que não ocorra problemas no momento de enturma-lo, assim como o campo Cargo que precisa informar que o profissional está habilitado a lecionar aula para que a enturmação possa ser realizada.

Conforme a seleção do cargo será habilitada a guia Habilitações, onde o usuário deve preencher em quais níveis escolares o referido funcionário  pode exercer a sua função.

Para o Ensino Fundamental e Ensino Médio é necessário informar quais são as etapas de ensino em que o profissional pode dar aula e se ele possui habilitação.

Também devem ser preenchidas as disciplinas que o professor pode dar aulas na(s) referida(s) etapa(s) por meio do botão +Disciplina

Nos campos abaixo, o usuário indica quais atividades complementares e atividades AEE que o profissional está habilitado para lecionar.

Vale frisar que essas informações são de extrema importância pois impactam em outras rotinas do sistema, visto que na hora de enturmar um professor é necessário que esses campos estejam preenchidos para que a enturmação possa ser efetivada. 

Já em Locais de trabalho, o usuário preenche em quais escolas o profissional irá atuar e qual a carga horária semanal despendida nessa escola, inserindo também a data inicial e previsão do término, caso seja um profissional ACT (em caráter temporário), por exemplo.

Ao informar a data final do local de trabalho do profissional, a  opção Desenturmar pode ser marcada para que a desenturmação ocorra de forma automática nas turmas em que o funcionário atua no ano letivo.

  • Formação

Nesta guia serão inseridas as informações referentes a formação superior, pós graduação e formação continuada.

Para realizar o cadastro basta clicar em +Formação.