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Matrículas



O cadastro de matrículas é a funcionalidade que permite o cadastramento e a manutenção das matrículas dos alunos da rede de ensino. É de extrema importância que o cadastro esteja preenchido corretamente, pois é a partir da matrícula que será possível o registro do aluno em outras funcionalidades.  

Ainda, é importante se atentar que muitos campos devem ser informados para exportação correta das informações ao Censo Escolar

A rotina poderá ser acessada em Executando > Matrículas > Matrículas.

Confira abaixo mais detalhes!

Nesta tela, é possível adicionar matrículas e realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. Você também poderá utilizar a Pesquisa Avançada para otimizar sua busca. 

Para verificar outras pesquisas, basta clicar em Mais filtros:

Nesta rotina você poderá utilizar Filtros de matrículas (para buscar informações do cadastro de matrícula) ou Filtros de alunos (para buscar informações do cadastro de alunos, porém somente dos alunos com matrícula no ano letivo):

Após informar os campos que deseja buscar, você deve clicar em continuar e pesquisar e os dados serão apresentados em tela.

Para adicionar uma nova matrícula basta clicar em + Matrícula

Você deve selecionar o(a) aluno(a) para adicionar a matrícula. Caso o(a) aluno(a) não tenha cadastro, você poderá preencher o nome e clicar em Adicionar.

Confirmada a seleção do(a) aluno(a) clique em Avançar.

Na segunda etapa é preciso definir o tipo de matrícula do(a) aluno(a) de acordo com a modalidade de ensino, sendo as opções disponíveis: Educação Básica, Complementar, AEE, Atividade Complementar, Progressão Parcial, Aceleração e EJA

Perceba que para cada tipo de matrícula serão exibidos campos diferentes que devem ser preenchidos, observando os campos obrigatórios.

Importante ressaltar que você poderá realizar a matrícula e enturmar o aluno na mesma rotina, ou em alguns casos adicionar a matrícula e realizar a enturmação quando desejar, acessando Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas.

O sistema apresentará um aviso caso não haja enturmação para a matrícula, facilitando a visualização:

Ao definir a enturmação, acessando Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas ou clicando no ícone lápis, Editar a matrícula, será exibido em tela a enturmação do(a) aluno(a):

O aluno deverá estar matriculado em cada atividade/escola que frequentar. 

Caso seja necessário, a data da enturmação poderá ser editada. Neste caso, a data informada não poderá ser anterior à data da matrícula! 

Para editar é simples, você irá clicar no ícone lápis ao lado da data:

Além da opção editar, será possível visualizar o Histórico de alterações clicando no ícone relógio:

No ícone engrenagem, Outras opções, você terá algumas ações disponíveis, vejamos:

Excluir: Ao excluir a matrícula serão excluídos todos os registros que tiverem vínculo com a matrícula, como por exemplo as enturmações, frequência, desempenho escolar. 

É importante ter atenção ao excluir a matrícula, pois atualmente não é possível desfazer a exclusão.

Em casos de exclusões equivocadas será necessário o cadastro de uma nova matrícula.

Imprimir: Nesta opção será possível pesquisar os relatórios do gerenciador e também emitir os relatórios padrões: declaração de matrícula, atestado de frequência e ficha individual.

Históricos escolares: Será possível visualizar os históricos cadastrados ou ainda adicionar um novo histórico:

Por meio do botão Outras opções também é possível realizar movimentações de matrículas, sendo elas: Cancelamento, Deixou de frequentar, Falecimento, Reclassificar, Transferência e Remanejamento interno.

Confira abaixo em que momento é utilizado cada uma delas e como realizá-las.

Quando há a necessidade de cancelar uma matrícula, normalmente por um erro cometido pelo usuário ou por outra razão identificada. Para esta movimentação é necessário informar: Data, Motivo e se necessário, Observações.

O campo motivo poderá ser customizado. Caso não haja o cadastro do motivo desejado, basta inserir a informação e clicar em Adicionar.

Vale ressaltar que quando a matrícula for cancelada, não é mais possível realizar registros a partir da data de cancelamento.

Este movimento é registrado quando o aluno deixa de frequentar a escola, ou seja, suas faltas são contínuas configurando-se em um afastamento da escola.

Para esta movimentação é necessário informar: Data, Motivo e se necessário, Observações

Vale ressaltar que quando for realizada a movimentação da matrícula para Deixou de frequentar, não será mais possível realizar registros a partir desta data.

Quando o aluno vem a óbito sua matrícula sofrerá alteração de status. Para esta movimentação basta informar, a Data do registro, Data de falecimento, se é para Cancelar as demais matrículas do aluno e se necessário, preencher Observações, veja: