Bem-vindo à central de ajuda do Educação

Rematrículas



A funcionalidade Rematrícula facilita o processo de matrícula dos(as) alunos(as) de um ano letivo para o próximo ano letivo. A rotina poderá ser acessada em Executando > Encerramento > Rematrículas.

Para realizar a matrícula para o ano letivo seguinte, é preciso acessar o ano letivo atual, dentro do contexto desejado, Secretaria ou Escola, e clicar em + Rematrícula.

Nesta tela será obrigatório o preenchimento do Estabelecimento de ensino, Matriz curricular e Situação da matrícula para seleção dos alunos. Ainda, poderão ser utilizados os filtros opcionais: Etapa(s), Turma(s) e Solicitação de rematrícula para otimizar a busca.

No campo Situação da matrícula, o sistema irá filtrar os alunos conforme a situação atual da matrícula de cada aluno. 

Ao preencher os filtros desejados você deverá clicar em Pesquisar e serão exibidos na tela as turmas e os alunos vinculados a elas:

Analisando os resultados, será possível selecionar a turma ou apenas os alunos que você deseja rematricular. Será necessário preencher todos os campos obrigatórios para concluir a rematrícula.

Nesta etapa você já poderá indicar o Turno e a Turma, desta forma os alunos já serão enturmados. Caso os campos não sejam preenchidos, você poderá realizar a enturmação no segundo momento na rotina  Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas.

Vale ressaltar que é necessário que antes da realização da rematrícula para o próximo ano letivo, que este esteja preparado com as configurações de matrículas, turmas criadas e quadro de vagas.

 

 ➡ IMPORTANTE

No destaque da tela observamos o campo ano letivo, onde para as matrizes curriculares vinculadas a modalidade de ensino Educação Básica, deve-se selecionar o próximo ano letivo para efetuar a rematrícula.

Após o processamento da rematrícula, é possível visualizar o resultado por meio da listagem.

Para isso, se faz necessário atualizar a tela, conforme destacado na imagem abaixo, assim o status das rematrículas serão exibidos.

Neste exemplo, a tela apresenta uma rematrícula realizada e duas rematrículas com o status não rematriculado. 

Para visualizar os detalhes das rematrículas de cada aluno, deve-se clicar no botão + ao lado do nome do aluno.

Serão exibidas as informações da sua matrícula de destino, para os alunos com situação rematriculado, já para identificar a razão dos alunos com situação não rematriculado, observe o item motivo, onde estará descrito o motivo pelo qual o aluno não foi rematriculado.

Para resolver esta situação será necessário fazer a exclusão manual do aluno não rematriculado, para então gerar a rematrícula novamente.