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Turmas



A funcionalidade Turmas é localizada por meio do menu Executando > Enturmação e Ensalamento > Turmas.

Essa funcionalidade possui como objetivo o cadastramento de turmas de uma unidade escolar. Essas turmas são visualizadas por meio do contexto selecionado, ou seja, se o usuário estiver no contexto de 2022, ele irá conseguir visualizar somente as turmas cadastradas para este ano.

A mesma situação ocorre em relação às secretarias e escolas, caso o usuário esteja alocado em uma secretaria ele irá conseguir visualizar todas as turmas cadastradas de todas as escolas no ano selecionado, já no contexto de escola, será possível visualizar apenas as turmas pertencentes àquela escola. 

Para visualizar as turmas cadastradas, o usuário pode clicar no botão Atualizar, Pesquisar a turma desejada ou realizar uma pesquisa direcionada através dos filtros da Pesquisa avançada.

Na página inicial da funcionalidade é possível visualizar os alunos ativos e inativos e os professores enturmados para a respectiva turma.

Além da pesquisa, temos outros botões importantes que auxiliam o usuário na usabilidade dessa rotina, vamos conhecê-los?

O primeiro ícone se refere a reordenação do número de chamada dos alunos das turmas, ou seja, ao clicar nesse ícone, o usuário realiza a ordenação pelo número de chamada em ordem crescente e colocará os alunos em ordem alfabética.

Ao clicar sobre o botão Reordenar os números de chamada dos alunos por nome e número, é apresentado um quadro com o comparativo do Antes e Depois da alteração e uma mensagem para confirmar se é isso que o usuário deseja, veja:

No segundo ícone, é possível realizar a configuração do tipo de registro de frequência, tipos de avaliação, notas máximas e realizar a publicação no Google Sala de aula. 

No Tipo de registro de frequência é definida a forma como a frequência dos alunos deve ser registrada em cada turma. Para a maioria das turmas, o usuário pode escolher entre Total de ausência em aulas no período avaliativo ou Total de dias ausentes no período avaliativo. 

IMPORTANTE


O tipo de registro de frequência pode ser alterado no decorrer do ano letivo, porém, todos os registros existentes são excluídos (o processo é irreversível). . 

No botão Tipos de avaliação, o usuário configura qual o tipo de avaliação que será utilizada em cada período avaliativo das respectivas turmas.

Vale frisar que a configuração com os tipos de avaliações são cadastrados por meio do menu Configurando > Avaliação e frequência > Tipo de avaliações.

No campo Modo de avaliação serão exibidos os tipos de avaliação correspondentes a configuração informada no campo Configuração de avaliação, mais a opção Descritiva. 

O usuário consegue realizar a aplicação do tipo de avaliação para todos os períodos avaliativos, inclusive instrumentos de avaliação, exames e média final da respectiva turma clicando em Aplicar.

Caso ele queira modificar o tipo de avaliação de determinado componente curricular e período, o usuário pode configurar de forma individual:

O usuário também pode configurar e adicionar itens do CHA ( Competências, Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), para isso, clique no seguinte ícone:

A forma de avaliação dessas competências serão sempre definidas a partir do que foi definido anteriormente para o componente curricular e período. 

Além disso, o usuário consegue definir em quais  períodos avaliativos cada item do CHA (Competências, Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) será trabalhado. Os períodos podem ser aplicados para todos os itens do CHA por meio dos botões Aplicar para todos ou Aplicar, ou ainda de forma individual em cada item:

O botão Notas máximas poderá ser configurado apenas quando a forma de avaliação da turma é numérica.

Ele permite que o usuário configure a nota máxima para cada um dos períodos avaliativos, limitando que o usuário lance no desempenho escolar apenas o que foi definido nessa configuração. 

O botão Publicar no Google Sala de Aula refere-se a integração com o Google Classroom, para ficar por dentro de todos os detalhes dessa funcionalidade clique aqui!

Pelo ícone de impressão, o usuário realiza a impressão de relatórios relacionados as Turmas.

Vamos iniciar, explicando sobre a rotina referente as configurações das turmas cadastradas, elas são parametrizadas por meio do menu Configurando > Parâmetros > Turmas

Nas configurações de turma, quando o usuário estiver logado como Escola, ele  consegue definir a quantidade máxima de alunos por turma na Educação infantil, Ensino fundamental e Ensino médio

Caso o login seja realizado pela Secretaria, serão exibidas novas parametrizações que podem ser definidas por elas, veja:

Ao assinalar Impedir a criação de novas turmas enquanto existirem vagas disponíveis em turmas existentes não será possível realizar a criação de uma nova turma caso existam vagas em alguma turma já existente, ou seja, no exemplo elencado abaixo não seria possível realizar a criação do 8º Ano B, visto que só haviam sido preenchidas 3 vagas de 30 no 8º Ano A. 

Na opção Impedir que a quantidade máxima de alunos por turma seja alterada pelos estabelecimentos de ensino, se a secretaria definir que por exemplo, a quantidade máxima das turmas do 8º ano será de 25 alunos, a escola não conseguirá realizar o cadastro de uma turma com a quantidade superior a essa. 

No Padrão de horas/aula por turno, pode ser definida a configuração de horas/aula padrão para os turnos das turmas, porém isso serve como sugestão. Dessa forma, a configuração pode ser alterada na turma caso seja necessário. 

Já na ordem de exibição dos alunos enturmados é definido por padrão se será realizado por Número da chamada ou por Ordem alfabética

Agora, vamos verificar como é realizado o cadastro de uma turma?

Para iniciar o cadastro de uma turma, clique no botão +Turma e preencha os campos em aberto, nesta etapa, você, usuário, deve se atentar a algumas informações. 

Vamos realizar o cadastro a partir do contexto de secretaria, visto que existem alguns campos a mais que precisam ser preenchidos, como o Estabelecimento de ensino

O código da turma – INEP é uma informação obrigatória para a segunda etapa do Censo escolar (Etapa Situação Final).

No campo Descrição deve ser indicada a descrição da turma, como por exemplo: 7° ano C.

O Tipo de atendimento é uma informação solicitada pelo INEP, e constam com opções que não podem ser modificadas, são elas: Não se aplica, Classe hospitalar, Atividade complementar, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Atendimento exclusivo de progressão parcial e Escolarização.

Se o tipo de atendimento for Atividade complementar ou Atendimento Educacional Especializado (AEE) os campos matriz curricular, calendário utilizado, etapa de ensino e etapa do INEP, estarão desabilitados.

Para realizar o preenchimento da Matriz curricular, é necessário que a mesma esteja  vinculada no Quadro de vagas, localizada por meio do menu Planejando > Matrículas > Quadros de vagas. Nesta tela, também é necessário se atentar a quantidade de alunos permitido em cada etapa e se foi realizada a criação de vagas para o turno desejado.  

A Etapa do INEP já vem definida da Matriz curricular caso essa informação conste lá, mas ela pode ser alterada caso seja necessário. 

Os campos Local de funcionamento diferenciado e Forma(s) de organização são informações solicitadas pelo Censo escolar

A opção Utilizar separação dos alunos da turma em grupos deve ser marcada quando o sistema utiliza a funcionalidade acessada por meio do menu Configurando > Parâmetros > Grupos, que realiza a criação de grupos de alunos  como por exemplo: Híbrido, Não presencial e Presencial

A opção Resultado por área de conhecimento impacta diretamente em como os alunos serão avaliados durante o ano letivo. Ou seja, nesse caso os alunos serão avaliados por área de conhecimento e não por componente curricular.

Na guia Horários, caso esta não tenha sido preenchida na configuração de turmas, o usuário pode realizar o preenchimento separadamente em cada turma e realizar a seleção de uma configuração que será atribuída a ela. 

Na guia Organização curricular são visualizados todos os componentes curriculares que serão trabalhados na turma durante o ano letivo. 

Também é possível realizar divisões quando o componente curricular é ministrado por mais de um professor, por exemplo. Veja:

Por meio da Dependência física é definida em qual dependência será ministrada a aula do respectivo componente curricular, podendo definir também a quantidade de aulas por semana.  

Os Dados adicionais podem ser parametrizados conforme a necessidade de cada entidade.

A seguir informaremos algumas peculiaridades do cadastro de turmas, veja:

Já vimos anteriormente que ao informar um Tipo de Atendimento referente a uma Atividade complementar ou Atendimento Educacional Especializado (AEE) alguns campos não são habilitados, tais como: Matriz curricular, Calendário utilizado, Etapa de ensino e Etapa do INEP.

Agora, iremos verificar um campo que só consta para esse tipo de atendimento, veja:

A guia Atividades foi criada para que o usuário informe as atividades que essa turma oferece, podendo inserir informações relevantes como: período inicial e final, dependência física, quantidade de aulas por semana, carga horária e quantidade máxima de alunos.

OBS: Podem ser adicionadas até seis atividades, conforme o limite estipulado pelo Censo escolar.

No cadastro de turmas de Aceleração ou EJA, é permitido que sejam feitas várias etapas de ensino por ano, por este motivo, no campo Calendário utilizado é definido um calendário para o respectivo período letivo em que a etapa da turma será ofertada.. Exemplo: Um calendário para o primeiro semestre (6º Ano EF) e outro para o segundo semestre (7º Ano EF).

Outra especificidade, é que quando se trata de uma turma EJA que é trabalhada de forma modular, esta, deve ser indicada na Matriz curricular.Dessa forma,  trará todas as disciplinas definidas na etapa da matriz na guia Organização curricular, onde o usuário irá realizar a definição das disciplinas que de fato serão oferecidas pela turma que está sendo cadastrada.

Para as turmas de EJA (modular), também é possível realizar a configuração de módulos com relação a quantidade de aulas em cada módulo. A quantidade de módulos é uma informação previamente cadastrada pela funcionalidade Matrizes curriculares.

O cadastro de turmas de progressão parcial se refere ao cadastro de turmas que constam alunos reprovados em anos letivos passados e que devem repetir determinados componentes curriculares onde foram reprovados anteriormente.

Nesse cadastro, na organização curricular, serão selecionados somente os componentes curriculares que serão ofertados na referida turma.

As turmas multisseriadas