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Administrando



Nesta funcionalidade constam os contratos ativos e inativos vinculados aos funcionários, estagiários, autônomos, aposentados ou pensionistas onde também é possível realizar a admissão de novos contratos.

No sistema você localiza a funcionalidade por meio do menu Administrando > Pessoas > Matrículas. Também é possível encontrá-la diretamente na Gestão de Pagamentos (Executando > Folha de pagamento > Gestão de pagamentos > aba Matrículas).

Nesta tela, é possível realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Você ainda pode Definir colunas que serão apresentadas na listagem e definir Filtros por Seleções.

Ao realizar a pesquisa e visualizar os itens cadastrados por meio da listagem, você pode realizar Ações disponíveis por meio do botão no canto direito da tela.

Adicionando Matrículas

Para realizar o cadastro de uma nova Matrícula, adicione as respectivas informações por meio do botão +MATRÍCULA.

Na guia Dados pessoais, você pode selecionar uma pessoa previamente cadastrada no Cadastro de Pessoas Físicas (Administrando > Pessoas > Pessoas Físicas) ou ainda adicionar uma nova, preenchendo os campos mínimos constantes na tela. Ao final clique no botão Avançar.

Na guia Identificação você deve selecionar um dos tipos de matrículas, dentre as opções: Funcionário, Estagiário, Autônomo, Aposentado e Pensionista. Conforme o tipo de matrícula selecionado, o sistema habilita guias no formato de fluxo de processo, com campos para o preenchimento e regras de negócio correspondentes ao tipo selecionado.

Existem dois tipos de controle de matrículas, o sequencial ou por contrato, o sistema irá trazer de acordo com o parâmetro informado em  Configurando > Parâmetros > Parâmetros Gerais.

Quando habilitado o parâmetro o controle será realizado pelo número do contrato, apresentando-se da seguinte forma.

Se desabilitado o controle será realizado pelo número sequencial de matrículas, apresentando-se da seguinte forma.

Funcionário

Ao selecionar a opção de cadastro de Funcionário será possível realizar o cadastro de um novo funcionário para a entidade, sendo automaticamente habilitadas mais quatro guias para preenchimento dos dados referentes a admissão do funcionário podendo ser Celetistas, Estatutários, Temporários, Comissionados, Conselheiro Tutelar entre outros, conforme o tipo do vínculo empregatício informado.

Nessa guia você deve marcar a opção Funcionário, automaticamente são habilitadas as guias Contrato, Cargos e salários, Estrutura, Anexos e Campos adicionais para preenchimento dos dados referentes a contratação dos funcionários da entidade.

Nessa guia você informa os dados do contrato do funcionário como: data de admissão, vínculo empregatício, tipo de admissão, previdência, entre outras informações.

De acordo com o Vínculo empregatício informado no cadastro, o sistema irá habilitar ou não alguns campos ou torná-los obrigatórios (campos com * do lado).

Caso o vínculo seja do tipo Vínculo temporário, são exibidos campos para que você informe a data de término do vínculo temporário e ainda agende para que o sistema faça a rescisão do funcionário, conforme imagem abaixo:

Os demais campos você pode selecionar dentre as opções apresentadas e cadastrá-los conforme a legislação vigente da sua entidade.

Nessa guia você deve informar os dados relativos aos cargos e salários do funcionário, como: cargo, área de atuação, nível salarial, classe e referência, configuração de férias, salário, entre outros.

No campo Configuração de férias, você deve informar uma configuração previamente cadastrada, caso não seja informada a configuração, o sistema irá utilizar a configuração informada no cargo.

Os demais campos você pode selecionar dentre as opções apresentadas e cadastrá-los conforme a legislação vigente, bem com a necessidade da sua entidade.

O campo Descrição do salário é habilitado quando em Unidade de pagamento é utilizada a opção Outros.

Nessa guia, você deve informar onde o funcionário está lotado na estrutura organizacional e sua lotação física na entidade.

No campo Grupo funcional, você pode selecionar uma das opções ou adicionar um grupo funcional que o funcionário irá pertencer.

No campo Jornada de trabalho, você pode selecionar uma das opções ou adicionar uma jornada de trabalho que será cumprida pelo funcionário.

Ao clicar no campo Estrutura organizacional, você deve selecionar um organograma que a entidade irá utilizar para o pagamento das despesas. 

Ao clicar no campo Lotação(ões) física(s), é aberta a tela onde você pode informar uma ou mais lotações físicas do funcionário, essas informações podem ter impactos diretos nos cálculos de folha e encargos sociais, conforme os fatores de riscos que o funcionário está exposto. 

No campo Lotação física, você deve selecionar uma lotação física previamente adicionada no cadastro de Lotações físicas. Você deverá informar o início das atividades na lotação física e no campo Data final você irá informar a término das atividades do funcionário na lotação. 

Após informar todos os dados da lotação física clique no botão Adicionar e em seguida no botão Continuar para voltar a guia Estrutura.

Essa guia possibilita que você insira anexos referente a matrícula do funcionário, para isso, basta clicar sobre o botão +ANEXO:

Nessa guia é possível registrar as informações dos Campos adicionais que foram criados exclusivamente para sua entidade.

Com todos os dados obrigatórios para admissão de um funcionário, o botão Finalizar estará habilitado para que você possa salvar e assim admitir o funcionário no sistema Folha.

Adicionando estagiários

Essa funcionalidade tem por objetivo documentar e armazenar todas as informações referentes ao contrato de estágio, vinculado a entidade ao estudante e a instituição de ensino e seus históricos. 

Todas as informações referentes ao valor da bolsa de estudos, prazo final da vigência do contrato, prorrogações, período de recesso, avaliações do estágio serão fornecidas por meio desta funcionalidade.

Nessa guia você deve marcar a opção Estagiário, automaticamente são habilitadas as guias Contrato, Cargos e salários, Estrutura, Anexos e Campos Adicionais para preenchimento dos dados referentes a contratação dos estagiários da entidade.

Nessa guia você deve informar os dados relacionados ao contrato de estágio dos estagiários, como Categoria do trabalhador, Instituição de ensino, Agente de integração, Formação, Responsável, entre outros.

Nessa guia você deve informar os dados para o cálculo do pagamento do estagiário, como: cargo, área de atuação, nível salarial, configuração de férias, classe e referência, horas por mês, valor da bolsa de estudo, entre outros.

No campo Configuração de férias, você deve informar uma configuração previamente cadastrada, caso não seja informada a configuração, o sistema irá utilizar a configuração informada no cargo.

Os demais campos você pode selecionar dentre as opções apresentadas e cadastrá-los conforme a legislação vigente, bem com a necessidade da sua entidade.

O campo Descrição do salário é habilitado quando em Unidade de pagamento é utilizada a opção Outros é utilizada.

Nessa guia, você deve informar onde o estagiário está lotado na estrutura organizacional, seu grupo funcional e jornada de trabalho.

Essa guia possibilita que você insira anexos referente a matrícula do funcionário, para isso, basta clicar sobre o botão +ANEXO:

Nessa guia é possível registrar as informações dos Campos adicionais que foram criados exclusivamente para sua entidade.