Bem-vindo à central de ajuda do Folha (Cloud)

Executando



Após finalizar as conferências da folha de pagamento e realizar o processo de fechamento da folha, é hora de gerar a SEFIP, para isso, acesse Executando > Emissão > Entregas Legais > guia GFIP.

Você irá clicar em +GFIP e preencher os campos obrigatórios das abas principais, FGTS e Previdência, Responsável e Campos Adicionais (se houver).

Na guia Principal você irá preencher os campos Competência, Processamento, Modalidades e Script.

No campo Processamento temos 3 tipos: Mensal, Complementar e 13º Salário, ao selecionar o tipo Mensal os processamentos a serem enviados são MensalIntegral, FériasIntegral e RescisãoIntegral.

A Modalidade deverá ser definida de acordo com a utilizada na entidade, podendo ser BrancoRecolhimento ao FGTS e Declaração para a Previdência ou 1Declaração ao FGTS e à Previdência.

É possível realizar uma Seleção de matrículas pelo campo Tipo de seleção de matrícula, sendo que se nada for preenchido o arquivo a ser gerado irá levar todas as matrículas com folhas calculadas na competência de acordo com o processamento e modalidade selecionado.

O Script a utilizar será o padrão disponibilizado no campo pu algum modelo específico criado para o cliente.

Na guia FGTS e Previdência caso não seja recolhida no prazo o FGTS ou a Previdência, é necessário realizar os ajustes, pois por default o sistema traz informado como No Prazo.

Na guia Responsável   serão informados os dados do responsável pelo envio. Estes dados já ficam salvos para os próximos envios, não sendo necessário o preenchimento em cada geração do arquivo.

Após realizar o preenchimento de todos os dados é só clicar em Emitir que será agendado a geração do arquivo GFIP.

Você irá clicar em cima do arquivo correspondente que irá abrir uma tela para visualizar os detalhes do arquivo, onde poderá ser realizada a conferência das matrículas e exclusão de alguma.

Realizada a validação deve-se baixar o arquivo e após importar na SEFIP.

Cálculo de folha complementar na competência

Quando há cálculo de folha Complementar na competência é necessário ter atenção, pois deverão ser emitidos dois arquivos para a SEFIP.

É necessário primeiro emitir o arquivo na Modalidade 9 – Confirmação/Retificação de informações anteriores – Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência/Declaração ao FGTS e à Previdência um outro arquivo na modalidade já utilizada pela entidade, sendo ambos os arquivos emitidos com o Processamento Complementar selecionado.

A necessidade da geração de dois arquivos se dá, pois, para a SEFIP, ao gerar arquivos com modalidades iguais na mesma competência, mudando apenas o tipo de processamento, o programa irá entender serem os mesmos arquivos subscrevendo o anterior já cadastrado. Ou seja, o programa não realiza a diferenciação entre folha complementar e mensal. Assim, ao emitir na mesma competência, dois arquivos com modalidades diferentes da SEFIP irá aceitar os dois arquivos na importação.

No programa da SEFIP irão aparecer os dois arquivos, veja:

 Conferência de valores

Para realizar a conferência dos valores gerados na SEFIP é possível emitir o Relatório de Encargos de INSS – FGTS Relatório da Guia de INSSGPS onde irão aparecer os valores devido à previdência e as deduções, veja: