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Configurando



O que é?

Certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como uma “carteira de identidade virtual” para uma pessoa física ou jurídica realizar transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. O mesmo deve ser adquirido em empresas especializadas.

Este ambiente permite realizar a configuração dos certificados digitais e efetuar o download do Assinador. E com acesso por meio do menu Configurando > Parâmetros, selecione o tipo do certificado, A1 ou A3.

Caso a entidade pública utilize o certificado digital do tipo A1, que é aquele que se faz necessário instalar no computador do usuário, deve ser indicado nesta tela.

Inicialmente é necessário inserir o certificado por meio do campo Upload do certificado, que permite você selecionar o arquivo com o Certificado Digital que será instalado em seu computador. E no campo Senha do certificado, deve ser informada a senha do certificado digital para validação das consultas realizadas.

Após, o sistema apresentará a informação da Validade do certificado e a Data do upload para melhor controle.

Se a sua entidade faz uso do A3, é necessário primeiramente que seja informado o Usuário, ou seja, aquele mesmo cadastrado na Central do usuário, mas que possua também acesso para realizar as validações na Ferramenta de assinatura.

Feito isso é necessário ainda realizar o download do Assinador Monitor DF-e logo abaixo do campo Usuário.

Atualmente, também existe o donwload por meio da Ferramenta de Assinatura (meio Utilitários) para a utilização do certificado A3, chamado Assinador local, entretanto não deve ser utilizado. A Ferramente de assinatura deverá ser utilizada somente para realizar e gerenciar as solicitações de assinaturas aos relatórios. O download deve ocorrer por meio do Assinador Monitor DF-e, na funcionalidade Certificados.


Se até o mmomento, você está utilizando o Assinador oriundo da Ferramenta de assinatura, realize novamente o download por meio da funcionalidade Certificados, em Assinador Monitor DF-e, bem como, realize a configuração do certificado A3 conforme a formatação da ferramenta de assinatura anterior.
Se não efetuados estes procedimentos, não será possível consultar e recepcionar as notas fiscais eletrônicas do SEFAZ.

Com acesso por meio do menu Configurando > Parâmetros > Eventos, esta funcionalidade permite configurar de forma automática ou não a Ciência da emissão de notas fiscais eletrônicas.

O que significa Ciência da Emissão da NF-e?

Conforme o MOC (Manual de Orientação do Contribuinte – Versão 7.00), disponível no SEFAZ, a Ciência da Operação ou Ciência da Emissão, é quando:

“[…]destinatário declara ter ciência sobre uma determinada operação destinada ao seu CNPJ ou CPF, mas não possui elementos suficientes para apresentar a sua manifestação conclusiva sobre a operação citada.

O evento de “Ciência da Emissão” é um evento opcional e pode ser evitado, já que normalmente o destinatário da NF-e deve possuir o arquivo XML da NF-e enviado e/ou disponibilizado pelo emitente.

Após um período determinado, todas as operações com “Ciência da Emissão” deverão obrigatoriamente ter a manifestação final do destinatário declarada em um dos eventos de Confirmação da Operação, Desconhecimento ou Operação não Realizada.”

Isso significa que após declaração de que nota fiscal eletrônica emitida pertence a entidade e esta, reconhece tal documento, automaticamente é liberado o arquivo XML da NF.

Acessada por meio do menu Configurando > Parâmetros >  Modelos de relatórios, esta funcionalidade permite indicar o modelo de leiaute do documento auxiliar da nota fiscal eletrônica, desenvolvido no Gerenciador de relatórios do sistema. Assim, basta selecionar os respectivos modelos para cada tipo de documento fiscal.