Consultando – NF-e recebidas

Bem-vindo à central de ajuda do Monitor DF-e

Consultando



Com acesso por meio da Visão geral do sistema ou pelo menu Consultando > NF-e recebidas, esta funcionalidade possibilita visualizar a listagem de todas as notas fiscais eletrônicas recebidas da Secretaria da Fazenda ou por upload, emitidas para o CNPJ da entidade.

Nesta tela podem ser visualizadas bem como registradas as manifestações referentes as notas fiscais.

É possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada.

Caso sejam incluídos outros critérios de pesquisa, deve-se utilizar o botão Atualizar, para que a listagem das informações exibidas no ambiente seja atualizada conforme definição do usuário.

Informações das NF-e recebidas

Inicialmente é possível visualizar:

NÚMERO: Nesta coluna, o usuário visualiza o número da nota fiscal e a chave de acesso para verificação de autenticidade. Clicando sobre ela ainda é possível acessar as informações da nota de forma detalhada.

EMITENTE: Nesta coluna, o usuário visualiza a razão social do fornecedor que emitiu a nota fiscal eletrônica.

CPF/CNPJ: Nesta coluna, o usuário visualiza o CPF/CNPJ do fornecedor que emitiu a nota fiscal eletrônica.

DATA/HORA DE EMISSÃO: Nesta coluna, o usuário visualiza a data e a hora em que a nota fiscal foi emitida.

VALOR (R$): Nesta coluna, o usuário visualiza o valor da nota fiscal.

STATUS: Nesta coluna, o usuário visualiza a situação da nota fiscal, perante às partes envolvidas com a emissão. O primeiro ícone traz a informação da nota perante à Secretaria da Fazenda. O segundo, indica que se o sistema possui as informações de importação do XML da nota. O terceiro, traz as informações inseridas pelo emitente, caso possuam. O quarto ícone registra as informações inseridas pelo transportador, caso esse seja terceirizado. Neste caso, quando possuir Conhecimento de Transporte vinculado a Nota fiscal, também eletrônica, é possível ainda acessá-la rapidamente. E por fim, o registro das ações tomadas pelo destinatário.

Nesta funcionalidade podem ser inseridos manualmente os XMLs das notas fiscais eletrônicas.

No sistema, você localiza esse cadastro por meio do botão MAIS AÇÕES > Upload > XML da NF-e.

Para a inserção de um novo XML, basta clicar sobre o botão +ANEXO ou arrastar o anexo até o local indicado de acordo com a imagem acima. Podem ser inseridos até 500 (quinhentos) arquivos de uma única vez.

Por meio do botão destacado abaixo, é possível visualizar todas as informações da nota fiscal eletrônica advinda da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), emitidas para o CNPJ da entidade.

Inicialmente é possível visualizar dados como o Modelo, Série, Número, Data/hora da emissão, Data/hora da saída ou da entrada e Valor total da nota fiscal.

Logo após as informações do Emitente, como o CNPJ, Nome/Razão social, Inscrição estadual e UF.

Por fim, as informações do Destinatário, como CNPJ, Nome/Razão social, Inscrição estadual, UF, Destino da operação, Consumidor final e Presença do comprador.

Nesta tela ficam dispostos os detalhes das informações do Emitente, como Nome/Razão social, Nome Fantasia, CNPJ, Endereço, Inscrição municipal, Município de ocorrência do fato gerador do ICMS, Inscrição estadual, Inscrição estadual do substituto tributário, CNAE fiscal e Código do regime tributário.

Nesta tela ficam dispostos os detalhes das informações do Destinatário, como Nome/Razão social, CNPJ, Endereço, Inscrição estadual, Inscrição SUFRAMA, IM e Indicador IE.

Nesta tela ficam listados todos os produtos e serviços que compõem a nota fiscal, com as informações de NÚMERO do produto ou serviço, DESCRIÇÃO, QUANTIDADE, UNIDADE COMERCIAL e VALOR(R$).

Nesta tela ficam listados os valores totais referente a ICMS e ISSQN que a referida nota fiscal originou.

Nesta tela ficam dispostos as informações do Transportador dos produtos indicados na nota fiscal, quando for necessário transporte por empresa terceirizada. São elas a Modalidade do frete, CNPJ, Nome/Razão social, Inscrição estadual, Endereço completo, Município e UF. Logo abaixo as informações dos volumes transportados com a QUANTIDADE, ESPÉCIE, MARCA DOS VOLUMES, NUMERAÇÃO, PESO LÍQUIDO e PESO BRUTO.

Nesta tela ficam dispostas as informações da cobrança que a nota fiscal deu origem, como o Número da cobrança, Vencimento, Valor, Forma de pagamento, Valor do pagamento, Tipo de integração pagamento, CNPJ da credenciadora, Bandeira da operadora, Número de autorização, Troco, Número da fatura, Valor original, Valor do desconto e Valor líquido.

Nesta tela ficam dispostas as informações adicionais inseridas na nota fiscal, como o Formato de impressão da DANF-e e a descrição das Informações complementares de interesse do contribuinte.

Assim que as notas constem na listagem principal da funcionalidade, você pode efetuar a sua manifestação. Acessando o botão Outras opções ou selecionando mais de uma nota, para o registro em lote, você possui as opções Ciência da emissão, Confirmação da operação, Operação não realizada ou Desconhecimento da operação.

Nesta funcionalidade podem ser visualizados todos os eventos vinculados ao conhecimento de transporte consultado, conforme informações advindas da Secretaria da Fazenda.

No sistema, você localiza esse cadastro por meio do próprio ambiente NF-e recebidas > botão Outras opções > Eventos. Veja que é possível visualizar, além da Chave de acesso e seu Número/Série, informações referentes aos Eventos das Manifestações realizadas pela entidade.

Para efetuar o recebimento das notas, basta que você selecione uma ou mais e clique em RECEBIMENTO. Caso necessário, você possui a opção de desfazer o recebimento anteriormente realizado. Basta selecionar novamente uma ou mais notas, e clicar em RECEBIMENTO > Desfazer recebimento.

Você tem a possibilidade ainda de visualizar o histórico dos recebimentos realizados em cada uma das notas. Para tanto, basta clicar no ícone destacado abaixo: