Bem-vindo à central de ajuda do Planejamento

Administrando



Para acessar o ambiente, localize-o por meio do menu Administrando > Assinaturas > Assinaturas.

Conforme imagem acima o sistema possibilita a cópia de uma assinatura já cadastrada. Isso agiliza futuros cadastros que poderão ser compostos, até mesmos, pelos mesmos assinantes, alterando apenas o grupo por exemplo.

Para realizar o cadastro das Assinaturas, é fundamental que os Assinantes e os Grupos de configuração de assinaturas sejam cadastrados. 

Entretanto, vale destacar que por meio do próprio cadastro de Assinatura é possível efetuar os registros dos cadastros citados anteriormente, por isso é válido conhecê-los.

Ao clicar no botão + ASSINATURA a tela de preenchimento com os campos Grupos e Assinantes é apresentada.

Muitas informações ao serem inseridas nos cadastros do sistema, de forma geral, os dados que as compõem podem ser visualizados clicando sobre o que foi inserido. Pois a visualização inicial é de forma resumida. Por exemplo, ao ser preenchido o campo Assinantes é apresentado apenas o Nome. Mas ao clicar sobre, são visualizados a Função e o Complemento.

Determine melhor a busca pelas assinaturas cadastradas ao inserir em Pesquisar uma Descrição do grupo de assinatura, Nome do assinante ou o CPF do assinante

Os Grupos de configuração de assinaturas constituí um dos cadastros para a criação das Assinaturas. O outro cadastro é o Assinantes, o qual você poderá conhecer melhor pelo link abaixo.

Para acessar a funcionalidade, utilize o menu Administrando > Assinaturas > Grupos de configuração de assinaturas. 

Por meio do botão + GRUPO você realiza a inclusão e basta apenas que uma Descrição seja inserida. Por exemplo, você pode criar um grupo para assinaturas das emissões de empenhos, relatórios da LRF, pagamentos entre outros.

Para maior entendimento, vamos imaginar que um usuário requeira a assinatura digital do contador ao emitir as notas de empenhos. Logo, o cadastro do grupo criado acima será vinculado, com o Assinante, no cadastro de Assinatura e permitirá que, na emissão das notas, seja solicitado a assinatura ao contador. Por sua vez, este poderá aceitar essa solicitação, a qual certificará automaticamente o documento por meio da Ferramenta de Assinaturas, que também é um sistema desenvolvido pela Betha, ou recusar.

Registros efetuados, o ambiente apresentará automaticamente a listagem com todos os Grupos de assinaturas já cadastrados no sistema. E com o critério por Descrição, você efetua buscas mais assertivas neste ambiente.