Bem-vindo à central de ajuda do Planejamento

Administrando



Esta funcionalidade têm por objetivo realizar o cadastro estrutural, funcional e programática da entidade municipal. Pelo Organograma, é possível organizar e identificar o código a descrição e o tipo de administração a que pertence cada órgão, cadastro este que veremos adiante.

Por meio do menu Administrando > Estrutura organizacional é possibilitado o acesso as ações como cadastros, visualizações e pesquisas.

Primeiramente, caso sua entidade ainda não possua um organograma configurado, utilize o botão CRIAR CONFIGURAÇÃO e informe uma Descrição, os Níveis e suas respectivas Descrições, a Quantidade de dígitos e o Separador dos mesmos.

Com relação aos Níveis, é possível inserir até 6 conforme demonstrado no pequeno vídeo abaixo.

Início do exercício e elaboração da LDO e LOA


No aspecto orçamentário, quando na rotina de início do exercício, bem como, na elaboração anual das peças LDO e LOA, não há necessidade de realizar a criação de uma configuração todos os anos. Como sugestão, a configuração do ano anterior pode ser colocada em uso para o ano seguinte e com ela todos os organogramas cadastrados estarão válidos para serem utilizados na elaboração das despesas. Mas se ocorrerem alterações na estrutura organizacional, por exemplo um fundo for extinto, é possível realizar a rotina de duplicação da configuração e efetuar os ajustes, seja incluindo ou excluindo algum organograma.

Para conhecer mais detalhes sobre o início do exercício e elaboração das peças, utilize os links abaixo.

Após, deve-se incluir cada órgão na configuração criada e que representa a entidade municipal. Então, para realizar a inclusão dos cadastros utilize o botão + ORGANOGRAMA e preencha as seguintes informações conforme a imagem.

O terceiro campo, Tipo de administração, é um dado proveniente dos Cadastros auxiliares e que está localizado no menu Administrando.

Além do sistema possibilitar seu cadastro na tela de criação do Organograma, o ambiente e o cadastro do Tipo de administração também podem ser conhecidos pelo caminho citado anteriormente. Abaixo consta o link que o redirecionará para a página que explica como realizar o respectivo cadastro.

É possível realizar a pesquisa pelos organogramas cadastrados utilizando os critérios por Número, Descrição e Tipo de administração.

Este cadastro tem um objetivo muito simples: conter informações básicas da própria entidade como o nome, CNPJ, endereço, e-mail, brasão, são alguns dos dados a serem indicados. Trata-se de uma informação primordial e inicial para o uso do sistema.

Para acessá-lo utilize o menu Administrando > Estrutura organizacional > Entidades.

Vale destacar que na guia CAMPOS ADICIONAIS é possível inserir outras informações, como um campo para o código da entidade no TCE (Tribunal de Contas do Estado).