Além disso, contrário à Estrutura organizacional e Endereços, os ambientes cadastrais que compõem Pessoas, podem variar entre as soluções Betha. Então se você trabalha ou trabalhará com vários de nossos sistemas, saiba que eles se moldam a cada contexto processual e finalidades específicas para os quais foram feitos.
- Assinantes
O cadastro de Assinantes será parte integrante do Assinaturas. Juntamente com ele, o Grupo de configuração de assinaturas também é uma informação obrigatória.
Logo mais abaixo, você encontra os links para conhecer os demais cadastros citados.
- Conheça o ambiente
Esta funcionalidade permite cadastrar todas as possíveis pessoas que se enquadram como tal. Localizada pelo menu Administrando > Pessoas > Assinantes, você visualizará o ambiente e todos seus recursos.

- + ASSINANTES
Para adicionar um novo registro cliquei no botão + ASSINANTE e realize o preenchimento das informações.

- Pesquisar e Pesquisa avançada
Faça uso dos critérios como Nome, CPF ou Função, localizados em Pesquisa avançada, para efetuar buscas mais assertivas.

Criado o cadastro de Assinantes, os próximos passos são efetuar os Grupos de configuração de assinaturas e as Assinaturas respectivamente.
- Responsáveis
O cadastro de Responsáveis é uma informação utilizada em outros registros do sistema, como por exemplo, no cadastro de Programas. Entretanto, o cadastro de Responsável, é composto por informações como o seu Tipo, então veja primeiramente como efetuar tal cadastro no sistema.
- Conheça o ambiente
Para realizar o cadastro de Responsáveis acesse a funcionalidade por meio do menu Administrando > Pessoas > Responsáveis.

- + RESPONSÁVEL
Para iniciar o cadastro em estudo, clique no botão + RESPONSÁVEL.
Os dados que constam neste cadastro são comuns e relacionados a informações pessoais, como endereço, telefone, CPF, e-mail entre outros. Os campos Descrição do cargo e Tipo podem ser comuns na maioria das vezes, ou seja, constar a mesma definição, então não se preocupe. Apesar disso, preencha-os para que seu cadastro esteja completo à futuras consultas.
E tão importante o preenchimento dos campos, é definir um período de responsabilidade dessa pessoa, com o botão + PERÍODO isso é possível.

Além de definir o período de responsabilidades, você pode inativar o cadastro informando apenas a Data da inativação, automaticamente o status do cadastro se altera de Ativo para Inativo. Quando desejar ativá-lo novamente, basta retirar a respectiva Data da inativação.

- Pesquisar e Pesquisa avançada
Para efetuar a busca dos responsáveis cadastrados, faça uso dos critérios como Nome, CPF, Cargo ou Tipo em Pesquisar, bem como, pela Situação em Pesquisa avançada, indicando como Ativo ou Inativo.
