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Planejando - LOA



Todos os cadastros de Despesas da LOA podem ser acessadas por meio da Visão geral > LOA ou pelo menu Planejando > LOA. Ao acessar o ambiente da Lei Orçamentária Anual, você tem disponível diversas guias que permitem acesso rápido e facilitado aos cadastros de Receitas, Programas, Ações, Organogramas, Recursos, Transferências financeiras e Limites, bem como outros recursos que estão descritos logo mais.

Este recurso permite que você visualize Todos os cadastros de Despesas ou somente aquelas que estão ainda Em elaboração. Vale ressaltar que uma despesa em elaboração é sinalizada na listagem do ambiente para maior identificação, bem como, não é permitido Sancionar a peça quando qualquer cadastro relacionado esteja com inconsistência ou em elaboração.

Além dos filtros, as opções de agrupamento permitem formatos variados de demonstrações das informações, seja por organograma, recurso, entidade, função entre outras. Para acessar esse recurso, faça uso do botão sinalizado na imagem abaixo.

Para efetuar a busca de alguma despesa específica, estão disponíveis diverso critérios de pesquisa para serem utilizados, seja individualmente ou em conjunto para maior assertividade.

Também chamado de painel interativo, o widget Total Planejado permite um acompanhamento constante de todas Receitas e Despesas, bem como, o Saldo remanescente de planejamento. Vale ressaltar que este painel também está disponível na guia RECEITAS.

Assim como o widget Total planejado, o painel interativo de Saldos permite o acompanhamento das Receitas e Despesas por entidade e por recurso. Vale ressaltar que este painel também está disponível na guia RECEITAS.

Além da visualização dos saldos por entidades é possível filtrar por valores somente Negativos (Despesas) ou Positivos (Receitas).

Para realizar o planejamento das Despesas da LOA, é essencial que todas as configurações e cadastros que contextualizam a despesa estejam válidos para o exercício, como por exemplo, a configuração e os cadastros de organogramas ou a própria configuração e cadastros das naturezas de despesas, entre outros. Então fique atento!

Para iniciar o cadastro clique no botão + DESPESA e efetue o preenchimento dos campos Entidade, Organograma, Programa, Ação, Função e Subfunção, os quais representam a primeira etapa do cadastro.

Após, clique no botão + NATUREZA para inserir um elemento de despesa. Ao clicar na tecla espaço, automaticamente todas a naturezas são listadas e você pode pesquisá-las pela máscara ou pela descrição.

Inserida a Natureza, você deve informar o valor, bem como o Recurso. Para isso clique em + Recurso e vale destacar que é possível informar um ou mais recursos para a mesma Natureza da despesa.

Por fim, adicione a(s) Meta(s) física(s) correspondente à Despesa em cadastro.

Ao Salvar o cadastro, automaticamente o ambiente demonstra o novo registro, bem como os painéis.