Bem-vindo à central de ajuda do Procuradoria

Cadastros



Nesta aba veremos alguns cadastros auxiliares que facilitam o dia a dia do procurador.

 Os dados relacionados ao endereço são oriundos do sistema Tributos, podendo também ser realizado o cadastro de um novo endereço pelo sistema Procuradoria.

Este cadastro é dividido em nove guias. Cada guia aqui apresentada representa um cadastro à parte, ou seja, dependendo da guia selecionada você pode adicionar uma informação diferente, porém todas serão relacionadas ao cadastro de Endereços.

Lembrando que em algumas guias você tem a opção de filtrar por Todos, Padrões do sistema ou aqueles Definidos por usuários.

Abaixo estão detalhados cada cadastro contemplado no ambiente Endereços:

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Faces. Nesta guia, serão cadastradas as faces que irão compor o endereço, estas, serão utilizadas para indicação do lado em que a rua está localizada. Para iniciar um novo cadastro, clique em +Face.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos: Abreviatura e Descrição

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Logradouros. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos logradouros que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + Logradouro.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos: Descrição (que é o nome do logradouro) e o seu Tipo, que pode ser Rua, Avenida, Rodovia, entre outros e também outras informações como CEP, Município e Zona fiscal. 

É possível também cadastrar uma lista de CEP pertencente ao logradouro por meio do botão +CEP.

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Condomínios. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos condomínios que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em +Condomínio.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos: Descrição, o seu Tipo, que pode ser Horizontal ou Vertical, CEP, Município, além do Logradouro (que já deverá estar cadastrado previamente conforme demonstrado anteriormente), Número e Bairro.

Também pode ser informado os campos como responsável, ano de construção, área comum, área edificada, número de pavimentos, número de apartamentos, número de blocos, número de garagens, número de elevadores e número de salas. 

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Loteamentos. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos loteamentos que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + Loteamentos.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Município, Bairro, Distrito e Nome (que é o nome do loteamento).

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Bairros. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos bairros que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em +Bairro.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do bairro) e o Município em que se localiza o referido bairro.

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Distritos. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos distritos que irão compor o endereço. Para inserir um novo, clique em +Distrito.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do distrito) e Município em que se localiza o distrito.

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Estados. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos estados que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em +Estado.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do estado), a Sigla e o País em que se localiza.

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Municípios. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos municípios que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em +Município.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do município) e o Estado em que se localiza.

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Localidades. Nesta guia, serão cadastrados os dados da localidade que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em +Localidade.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome da localidade), Município e o Distrito em que se localiza.

Nesta rotina você irá realizar a criação de assuntos e áreas em que a entidade poderá trabalhar, exemplo: Direito tributário.

Nesta  rotina o usuário irá realizar o cadastro dos tribunais e suas respectivas comarcas, posteriormente essas informações serão utilizadas em filtros no sistema, no cadastro de processos judiciais e no peticionamento eletrônico.

Após a criação do Tribunal, será possível adicionar uma vara para a respectiva comarca por meio do ícone que possui três pontinhos:

O campo código deve ser validado com o procurador da entidade, visto que alguns Estados possuem um código de vara específico e outros não.

Após o cadastramento da Vara, é necessário a criação do cadastro de Competência, também por meio do ícone representado pelos três pontos. Neste cadastro, o campo código deve ser localizado na tabela de competências judiciais do Estado, de acordo com a ação que será cadastrada.

OBS: Essas informações devem ser solicitadas ao Tribunal de Justiça na hora em que estiver sendo realizado o convênio com o mesmo.

Os grupos de trabalho são ferramentas muito utilizadas para a divisão processual, com o objetivo de facilitar o trabalho, o sistema Procuradoria possui a opção de cadastrar esses Grupos de Trabalho, podendo relacioná-los aos seus respectivos assuntos.

Para realizar o cadastro desse grupo você deve clicar em +Grupo e informar uma descrição para o grupo, se o grupo está em atividade, a data que o grupo entrou em atividade, o tipo de distribuição de processos que será aplicada ao grupo, quais as áreas que o grupo irá atender e quais são os procuradores que irão fazer parte do grupo de trabalho.

Lembrando que caso desejar você pode marcar a opção de Distribuir automaticamente os processos,ela geralmente é utilizada quando existe mais de um procurador na entidade e os mesmos desejam que os processos sejam divididos de maneira igualitária.

Nos grupos de trabalho que estiverem configurados para distribuição automática de processos, quando um novo processo é cadastrado o sistema irá verificar automaticamente qual o grupo de trabalho deve ser atribuído ao processo com base na área informada e qual procurador deve ser vinculado ao processo. O procurador é selecionado com base na sua carga de processos,assim o procurador com menor carga de processos dentro do grupo de trabalho irá receber o mesmo, caso os dois estejam com exatamente o mesmo número de processo, ele irá iniciar a distribuição de um para cada.

Lembrando que, caso seja optado pela distribuição de forma manual, é necessário editar o processo desejado na aba Processos e inserir manualmente o grupo de trabalho e o procurador.

Por meio desta aba o usuário pode realizar o cadastro e consulta de classes processuais conforme padrão disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça, permitindo informar  a descrição e código da classe.

Por meio desta aba o usuário pode realizar o cadastro de motivos para realizar uma determinada movimentação dentro do sistema, por exemplo, ele pode cancelar um documento devido a uma alteração de proprietário realizada no imóvel onde aquele documento não era válido.

Os motivos devem ser cadastrados de acordo com a necessidade de cada prefeitura, sendo a sua descrição definida pelo usuário e o Tipo podendo ser escolhido entre: Cancelamento de documentos, Atividades do procurador, Reativação de documentos ou Cancelamento da dívida ativa.

 

Por meio da pesquisa avançada, ao realizar a busca de um motivo específico, você pode filtrar se o motivo desejado refere-se ao cancelamento de documentos, atividades do procurador, reativação de documentos ou cancelamento de dívida ativa