Frequência

Esta funcionalidade tem por objetivo registrar a frequência escolar dos alunos.

Quando o registro da frequência escolar dos alunos é efetuado, o mesmo estará visível no Ambiente dos Pais e alunos.

No sistema, você localiza esse cadastro no menu:  Registrando > Diário de classe > Frequência.

Registrando a frequência escolar

Nessa funcionalidade existem duas formas para registrar a frequência dos alunos: Por dia ou Por aula, sendo esta uma configuração definida pela secretaria escolar.  

Frequência por dia

Para registrar a frequência para as turmas com configuração definida aulas por dia, basta clicar no checkbox, automaticamente, é registrado presença para todos os alunos da turma, e você clica pontualmente para registrar falta aos alunos que não estavam presentes. 

Conforme os registros informados, a quantidade de faltas será atualizada automaticamente no campo Faltas, assim como o percentual de frequência no campo  Frequência.

Frequência por aula

Para registrar a frequência para as turmas com configuração definida por aula, basta clicar no checkbox do dia em que você quer registrar frequência, automaticamente, é registrado presença para todos os alunos da aula, e você clica pontualmente para registrar falta aos alunos que não estavam presentes.

Conforme os registros informados, a quantidade de faltas será atualizada automaticamente no campo Faltas, assim como o percentual de frequência no campo  Frequência.

ATENÇÃO! As aulas são exibidas automaticamente quando o Quadro de horários está preenchido pela secretaria de educação. Quando dois ou mais professores lecionam no mesmo Componente Curricular, a sugestão de aulas é realizada conforme a divisão de cada professor.

Exemplo: Creche, com dois professores, no mesmo campo de experiência, um pela manhã e outro pela tarde, ao acessar esta funcionalidade cada um visualiza suas aulas conforme o turno em que leciona. Após a confirmação das aulas, os dois professores deste componente curricular passam a visualizar todas as aulas.

Registrando a Frequência escolar não presencial para os alunos em turmas que utilizam o ensino Híbrido

É possível realizar o registro da Frequência escolar não presencial para os alunos enturmados em turmas que utilizam o formato de ensino Híbrido.
Dessa forma, o professor consegue identificar os alunos que assistiram às aulas presencialmente em sala de aula – representada pela letra P, como também os alunos que assistiram as aulas remotamente, representada neste exemplo pela letra R, pois a sigla é demonstrada conforme configuração realizada pela secretaria no sistema Educação (Cloud).

Vamos conferir como fazer o registro da Frequência?

Para realizar o registro da frequência escolar não presencial, clique sobre o quadradinho acima da Data, informe os grupos de alunos que estão presentes fisicamente em sala de aula, e clique em OK

Assim, o sistema registrará Presença presencial para os alunos dos grupos selecionados anteriormente e para os demais grupos de alunos, o sistema registrará Presença remota, veja:

Gostou? Ainda tem mais!

Uma vez configurado pela secretaria de educação ou estabelecimento de ensino, na tela do registro da Frequência, é possível realizar a busca dos alunos por meio do filtro Grupos, conforme a seleção no filtro, serão apresentados os alunos por grupo, veja: 

Vale ressaltar que os grupos serão apresentados conforme configurado no sistema Educação e o registro de frequência por dia segue o mesmo comportamento de registro de frequência por aula. 

Importante:

Por momento, a possibilidade de registro de frequência não presencial, aplica-se apenas para turmas que utilizam matriz curricular, exceto turmas de EJA modular e turmas de atividades.