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Os dados relacionados ao endereço podem ser compartilhado entre os sistemas por meio do cadastro único, além disso, também pode ser realizado o cadastro de um novo endereço através do sistema Protocolo.

Este cadastro é dividido em sete guias. Cada guia aqui apresentado representa um cadastro à parte, ou seja, dependendo da guia selecionada você pode adicionar uma informação diferente, porém todas serão relacionadas ao cadastro de Endereços.

Lembrando que cada guia você tem a opção de filtrar por Todos, Padrões do sistema ou aqueles definidos por usuários.

Abaixo estão descritas cada cadastro  contemplado no ambiente Endereços:

Guia de Logradouros

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Logradouros. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos logradouros que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + Logradouro.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos: Descrição (que é o nome do logradouro) e o seu Tipo, que pode ser Rua, Avenida, Rodovia, entre outros e também outras informações como CEP e o Município. 

É possível também cadastrar uma lista de CEP pertencente ao logradouro por meio do botão +CEP.

Guia de Condomínio 

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Condomínios. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos condomínios que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em +Condomínio.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos: Descrição, o seu Tipo, que pode ser Horizontal ou Vertical, Logradouro (que já deverá estar cadastrado conforme demonstrado anteriormente), Número e Bairro.

Guia de Loteamento

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Loteamentos. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos loteamentos que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em + Loteamentos.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Município, Bairro, Distrito e Descrição (que é o nome do loteamento).

Guia de Bairros

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Bairros. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos bairros que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em +Bairro.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do bairro) e o Município em que se localiza o referido bairro.

Guia de Distritos

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Distritos. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos distritos que irão compor o endereço. Para inserir um novo, clique em +Distrito.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do distrito) e Município em que se localiza o distrito.

Guia de Estados

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Estados. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos estados que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em +Estado.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do estado), a Sigla e o País em que se localiza.

Guia de Municípios 

Para utilizar esta funcionalidade, você deve acessar o cadastro de Endereço e clicar na guia Municípios. Nesta guia, serão cadastrados os dados dos municípios que irão compor o endereço. Para iniciar um novo cadastro, clique em +Município.

Aqui se farão necessárias as informações dos campos Descrição (que é o nome do município) e o Estado em que se localiza.

Criação do assunto de todos os processos que serão criados dentro do sistema, ou seja, quando for cadastrado algum processo, ele será relacionado ao assunto que foi criado neste menu. 

Você irá preencher os campos relacionados aos dados do assunto, lembrando que todos os campos com * se tratam de campos obrigatórios:

Descrição: Descrição do assunto a ser tratado

Classificação: A classificação é utilizada como um agrupador da descrição, por exemplo, a descrição pode ser Imposto e a classificação pode ser ITBI, quando se tratar de um assunto relacionado ao Imposto do ITBI.

Formato da numeração do processo: Possibilita definir a padronização do formato da numeração do processo para cada uma das solicitações registradas. A composição do número do processo é formada pela ordenação escolhida pelo usuário utilizando os critérios de: entidade, grupo, solicitação, sequencial, ano, mês e dia. É obrigatória a utilização da opção sequencial.

Súmula: Resumo do processo de forma interna e não aparece para o cidadão.

Informações ao cidadão: Informações que estão visíveis ao cidadão, para essa opção ser habilitada você tem que permitir abertura externa de processos.

Locais de Protocolização: É informado os organogramas que podem utilizar esse assunto para abertura de processos.

  • Configurações

Permitir tramitação:Permite que os processos abertos relacionados a esse assunto possam  tramitar entre os organogramas.

Disponível para abertura de novos processos: Disponibiliza que novos processos sejam abertos relacionados ao respectivo assunto.

Permite abertura externa de processos: Permite que o cidadão realize a abertura de um processo referente ao respectivo assunto, ao habilitar essa opção, você deve definir o organograma de entrada do processo, logo, sempre quando for criado um processo sobre determinado assunto, ele entrará no organograma selecionado.

Permitir tramitar processos com taxas pendentes: Permite que o processo seja tramitado entre os organogramas mesmo se houver taxas pendentes de pagamento.

  • Documentos

Permitir que somente o responsável pelo documento possa retirar ou editar: Ao habilitar essa opção, somente o responsável pelo processo pode excluir ou editar um documento que foi anexado pelo cidadão ou de forma interna. 

No item +Documento, você pode cadastrar os documentos que deverão ser anexados ao realizar a abertura de um processo do referido assunto, você também deve informar o Tipo de pessoa que poderá anexar o respectivo documento e se o mesmo  deve ser anexado de forma obrigatória na abertura externa de um processo. 

Após realizar a criação do respectivo assunto, você também poderá editá-lo ou exclui-lo caso desejar por meio dos três pontinhos disponíveis na tela.

Também é possível realizar a pesquisa do assunto desejado através do seu código, descrição ou classificação.

Neste cadastro é realizado o cadastro de pessoas da entidade, que geralmente são oriundas do sistema Tributos, para realizar o cadastro basta clicar em +Pessoa e preencher os respectivos campos, lembrando que o nome e o CPF/CNPJ são dados obrigatórios no cadastro de pessoas.