Migrando o Protocolo (Cloud)?



Fique atento aos passos!

As orientações aqui apresentadas, têm o objetivo de auxiliar o processo de migração para o Protocolo (Cloud), seja em todas as etapas do processo, como na evidenciação das configurações necessárias.

Como sugestão, caso seja um cliente Protocolo Fly mantenha em paralelo, o  funcionamento do sistema Protocolo (Fly) até que a entidade conclua a migração por completo do módulo em questão.

Protocolo (Cloud) e o sistema Protocolo (Fly): Para que o processo de migração seja realizado, é necessário a abertura de chamado do tipo Tratamento de dados para a respectiva equipe do sistema. Nele você informa a entidade, data de início de uso do novo sistema, e concede permissão de acesso ao analista que realizará o atendimento do chamado.

A partir desse processo, a equipe responsável irá realizar as etapas necessárias para efetuar o processo de migração

O primeiro passo para iniciar a migração do Protocolo Fly, é solicitar uma licença para a nova versão do sistema e fazer a sua liberação.

  • Instrução

Após receber o e-mail com o número serial, conforme o exemplo abaixo, é preciso realizar o processo de liberação do sistema. Para isso acesse: https://cloud.betha.com.br/#/liberacoes/entidade.

Informe o número de série recebido por e-mail e clique no botão Liberar. Com a liberação realizada, acesse o ambiente Administrador do Protocolo (Cloud) e selecione a entidade que deseja trabalhar para iniciar o processo de configuração.

Nesta etapa, o usuário administrador do sistema, deve revisar as Permissões ou Criar as mesmas para os usuários do sistema. Para isso, basta acessar Utilitários > Gerenciador de acessos.

Para mais informações sobre a ferramenta de Gerenciador de acessos, clique aqui

Caso possível altere os convênios no Protocolo Fly que estejam com o banco definido 000 – FEBRABAN visto que no Protocolo (Cloud) esse tipo não é aceito e por isso não são migrados.

Antes da migração, é aconselhável que seja validado o cadastro de logradouros, garantindo que todos os registros possuam o Município informado. Logradouros sem Municípios não serão migrados. 

Antes da migração, é aconselhável validar o cadastro de loteamentos, garantindo que todos os registros possuam os Bairros informados. Loteamentos sem bairros não serão migrados.

No Protocolo (Cloud) alguns cadastros que envolvem endereços possuem uma validação mais criteriosa, como, por exemplo, a obrigatoriedade de informar o Município de um logradouro. Registros com problemas semelhantes não serão migrados.

Após a preparação dos dados e a liberação do Protocolo (Cloud), a migração e o seu gerenciamento podem ser feitos através do link https://e-gov.betha.com.br/protocolo/01038-199/migracoes_entidades.faces.

Por meio dessa página, é possível Iniciar, Pausar e Concluir a migração para a nova versão do Protocolo. Também é possível verificar os erros ocorridos, e processar novamente os registros que foram corrigidos. 

Em relação às migrações das solicitações de aberturas, somente serão migradas as solicitações de aberturas não analisadas, que ficarão como Processos com a situação Pendentes no Protocolo (Cloud)

Caso possível, a entidade deve realizar a análise de todas as solicitações de aberturas pendentes no Protocolo Fly, dessa forma, não será necessário executar a etapa de migração de solicitações de aberturas.

IMPORTANTE: A migração das solicitações de aberturas, devem ser iniciadas manualmente, quando todos os outros dados já estiverem migrados. Para iniciar a migração das solicitações de aberturas não analisadas, clique em Migrar solicitações na página de gerenciamento de migração. 

Após iniciada a migração das solicitações de aberturas, as mesmas não poderão mais serem analisadas no Protocolo Fly

A integração de guias de pagamento ocorre apenas com o sistema Tributos (Cloud), ela deve ser ativada em Configurações Gerais apenas após a conclusão da migração e o efetivo início das atividades no Protocolo (Cloud), isso porque enquanto o Protocolo Fly está sendo utilizado, as guias já são integradas com o Tributos através do Protocolo Fly