Bem-vindo à central de ajuda do Atendimento ambulatorial do sistema Saúde (Cloud)



Uma das primeiras ações em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é a organização dos atendimentos por meio de uma fila, composta pelos clientes oriundos de agendamentos, retornos, ou da própria demanda espontânea.

Por meio do menu Executando, há três opções de atendimento: Urgência,  Ambulatorial e Procedimentos. Onde em Urgência o foco é o atendimento imediato aos clientes graves, Ambulatorial aos atendimentos agendados ou demanda espontânea, e para os Procedimentos, trata especificamente da execução de procedimentos, todos seguem o mesmo layout no sistema.

Para atualizar a área de atendimento, basta clicar sobre no ícone ATUALIZAR, é possível, ainda, Pesquisar de forma simples os itens na funcionalidade ou realizar uma Pesquisa avançada e também buscar prontuários do cliente por meio do Registro Eletrônico de Saúde (RES).

A Fila de Atendimentos permite visualizar por meio de abas os clientes que foram agendados em AGENDA, os que estão em ATENDIMENTO, em OBSERVAÇÃO, os que foram ATENDIDOS e os NÃO ATENDIDOS.

Na aba do Atendimento, é possível realizar filtros, por Situação (Acolhido, Aguardando, Em atendimento, Reavaliar e Triado), origem da Fila de atendimento (Consulta agendada, Demanda espontânea e Procedimento), como também pelo Profissional.

A sessão do ATENDIMENTO é separada por quatro colunas, demonstrando o CLIENTE, a origem do ATENDIMENTO  a SITUAÇÃO e AÇÕES.

Na coluna CLIENTE,  é demonstrado a cor da Classificação de risco, caso houver, junto com os dados principais do cliente, como: Nome, foto, gênero (em forma de ícone),  idade (anos, meses e dias) e Data de nascimento, CNS e Nome da mãe

Em ATENDIMENTO, o sistema apresenta se o  atendimento é, Comum ou Prioritário (Gestante, Idoso, Deficiente ou Criança de colo), a Origem do atendimento o Profissional e o Motivo do atendimento. 

Caso o atendimento seja Prioritário, o ícone de prioridade é apresentado em cores na esquerda após os dados do cliente. Na coluna SITUAÇÃO, demonstra a data e horário do agendamento (caso for consulta agendada) e o horário em que o cliente chegou na unidade de saúde, a situação que se encontra o atendimento (Aguardando, Triado, Acolhido, Em atendimento e Reavaliar). Além do profissional que foi agendado ou que está em atendimento.

É possível organizar a Fila de atendimento, guia ATENDIMENTO por tipo: Consulta agendada ou Demanda espontânea.

  • Consulta agendada: clientes oriundos de uma agenda, com a presença confirmada por meio da guia Agenda
  • Demanda espontânea: Exibe os clientes oriundos da Demanda Espontânea, ou seja, clientes que não foram previamente agendados e foram incluídos para atendimento.

Você pode visualizar os clientes da Fila pelas seguintes opções:

Após incluir o cliente na fila de atendimento, o sistema irá demonstrar a situação em que o mesmo encontra-se, podendo ser:

  • Aguardando: Exibe os clientes que estão aguardando atendimento na Unidade de Saúde;
  • Triado: O profissional já realizou a coleta de informações do estado clínico do cliente, e registrou a prioridade do atendimento;
  • Acolhido: O profissional já realizou o acolhimento, registrando  as queixas e sintomas do cliente;
  • Em atendimento: Cliente encontra-se em atendimento;
  • Reavaliar: Cliente retornou da observação e esta disponível para reavaliação.

Em forma de ícones, o sistema sinaliza os clientes com direito ao atendimento prioritário e estão aguardando  atendimento, são elas:

  • Idosos: Clientes com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;
  • Gestantes: Clientes que estão  em período gestacional;
  • Deficientes: Clientes com necessidades especiais;
  • Criança de Colo: Clientes com crianças de colo.


O critério de atendimento prioritário, deve ser informado no momento que o cliente chegar na Unidade de Saúde.

Ao lado da foto do cliente é possível visualizar, a cor da classificação de risco conforme definido pelo profissional na triagem, sendo elas:

  • Emergência: Clientes em estado gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte;
  • Muito urgente: Clientes em estado grave e risco significativo de evoluir para morte, necessitando de atendimento urgente;
  • Urgente: Clientes cuja gravidade é moderada necessitando de atendimento médico, sem risco imediato;
  • Não urgente: Clientes cuja necessidade é contemplada pelos estabelecimentos de Atenção Básica, e são considerados pouco urgente;
  • Baixa complexidade: Clientes cuja necessidade é contemplada pelos estabelecimentos de Atenção Básica e são considerados de baixa complexidade, não exigindo atendimento imediato.

Na quarta coluna é possível realizar algumas ações, de acordo com o CBO do profissional como: Chamar cliente para atendimento por meio de um painel de chamada, iniciar o Atendimento presencial, iniciar Atendimento por vídeo e ainda, por meio do botão Outras ações imprimir os Documentos do cliente, visualizar o Registro Eletrônico de Saúde do cliente (RES)EditarFinalizar, ou Cancelar o atendimento. Vamos conhecê-las:

Nesta opção é possível realizar a impressão de alguns documentos como: Ficha de atendimento, Ficha de atendimento ambulatorial, Prescrições, Encaminhamentos, Laudos, atestados entre outros, todos os documentos que foram gerados durante o atendimento, vale ressaltar que alguns documentos só serão disponibilizados para o atendimento finalizado. 

É possível também, incluir alguns documentos como: Atestado, Declarações e Laudos (AIH, APAC e BPA-I), porém estas opções habilitam após o atendimento ser iniciado.

Selecione os documentos que serão impressos, e clique em IMPRIMIR SELECIONADOS.

O RES esta disponível em alguns pontos importantes do sistema, como:

 Outras opções do cliente em atendimento, na parte superior da tela onde é possível pesquisar um paciente mesmo que não esteja em atendimento, ou ainda, dentro do atendimento na coluna de dados do cliente, junto com o PEP (Prontuário Eletrônico do paciente).

No RES é possível realizar  a impressão do prontuário do paciente e o acompanhamento integral com uma visão Time-line detalhada, desde o primeiro registro da entrada do cliente na Unidade Básica de Saúde até o fim do seu atendimento.

O Prontuário do paciente está disponível para impressão, por meio do botão IMPRIMIR PRONTUÁRIO. Ao emitir, é necessário informar os dados do Responsável pela impressão, Data / hora, Motivo e o campo Observação

Preencha os campos necessários e clique em IMPRIMIR.

O profissional pode Editar os dados da inclusão na fila, caso este ainda não tenha iniciado o atendimento, e tenha a necessidade de alterar ou ajustar algum dado. 

Após a alteração clique em SALVAR para retornar a tela anterior ou SALVAR E ADICIONAR NOVO para incluir um próximo cliente na fila de atendimento.

Caso o cliente ainda não tenha passado pelo atendimento médico, o profissional de saúde pode Finalizar o atendimento, apenas informando o motivo do desfecho, ou seja, o motivo de finalizar sem atendimento médico, podendo ser: Alta voluntária, Evasão, Óbito ou Transferência. 

Lembrando que, se o cliente tiver retornado  ao atendimento médico para uma nova avaliação, esta opção não vai estar disponível, pois cabe ao profissional médico reavaliar e finalizar o atendimento.

  • Alta Voluntária: Conclusão do contato assistencial por decisão do indivíduo comunicada ao estabelecimento de saúde, sem que o profissional de saúde responsável pela sua assistência confirme a finalização do cuidado; 
  • Evasão: Conclusão do contato assistencial, ocorrida quando o indivíduo abandona o estabelecimento de saúde por vontade própria sem solicitação ou condição de saúde que permita sua saída confirmada pelo profissional responsável pela sua assistência;
  • Óbito: Conclusão do contato assistencial em decorrência da morte do indivíduo; 
  • Transferência: Conclusão do contato assistencial por necessidade imediata de continuidade do cuidado em outro estabelecimento de saúde, confirmada pelo profissional responsável. 

Após identificar o Desfecho, selecione FINALIZAR.

Para Cancelar o atendimento, basta informar o Motivo. Vale ressaltar que, para cancelar um atendimento, o cliente não pode ter sido chamado ou ter passado por qualquer tipo de atendimento. 

Ao CANCELAR ATENDIMENTO, o sistema inclui este cliente na aba NÃO ATENDIDOS.