Bem-vindo à central de ajuda da Exportação do sistema Saúde



A BNDASAF trata-se da Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS onde consolida os dados nacionais de posição de estoque, entradas, saídas e dispensações efetuadas pelos estabelecimentos de saúde dos Municípios, Estados e Distrito Federal para os medicamentos padronizados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

A BNDASAF foi instituída pela Portaria nº 957/2016/GM/MS e complementada posteriormente pela Portaria nº 938/2017/GM/MS, sendo hoje regulamentada pela Portaria de Consolidação nº 1/MS, de 28/09/2017. 

A exportação dos dados ocorre por meio do menu Executando > Sistemas > Exportação > guia BNDASAF.

Veja a seguir, com mais detalhes, tudo o que a exportação permite realizar, bem como suas características.

Como mencionado, toda entrada, saída, dispensação e posição de estoque registrados no sistema devem ser exportados ao BNDASAF mensalmente. 

Será enviado todos os produtos cujo seu cadastro/movimentação esteja marcado como envio ao BNDASAF.

Clicando em +EXPORTAÇÃO é preciso definir o período e o Tipo de exportação, onde é possível selecionar uma das quatro movimentações exigidas separadamente, ou então, selecionar todas para efetuar todas as movimentações simultaneamente.

Feito isso, a exportação fica numa fila aguardando processamento com a situação como Pendente.

Após o processo de validação de inconsistências e iniciado o envio dos dados, é gerado pelo BNDASAF um número de protocolo, com o qual é possível a entidade consultar no próprio sistema do governo, se achar conveniente, as informações do envio com tal protocolo.

O processo de exportação passa por diferentes situações onde, em cada uma delas, traz informações importantes a serem consideradas. Algumas situações são ocasionadas do próprio sistema; outras, por sua vez, do próprio BNDASAF.

Vejamos a seguir essas situações e o que elas representam:

  • Pendente: Fila de processamento do sistema ocasionada no momento exato de uma nova exportação;
  • Processando: Está processando no sistema e caso não possua erros já é enviado ao BNDASAF;
  • Inconsistência: Nenhum registro válido para enviar ou algum problema de conexão com o  BNDASAF (serviço fora, usuário ou senha inválida). Ou seja, nenhum registro chegou e ser enviado; 
    • Nesta etapa são listadas as inconsistências identificadas no sistema, sendo necessário a correção para enviar novamente.
  • Inconsistência reprocessada:  Quando o protocolo é processado pelo BNDASAF e retornado com possíveis inconsistências estas serão enviadas em um novo protocolo para validação. Ou seja, esta continuará exibindo as inconsistência que aquele protocolo gerou, e irá gerar um novo registro (novo protocolo) de exportação com a nova situação.
  • Aguardando BNDASAF: Foi enviado o lote para fila do BNDASAF e gerado um protocolo para consulta;
  • Finalizado com inconsistência: Alguns registros foram enviados para o BNDASAF e outros, por sua vez, geram inconsistências por parte do BNDASAF, sendo necessário a correção e o envio novamente;
  • Finalizado: Tudo processado no BNDASAF sem inconsistência nenhuma.

Podem ocorrer inconsistências no momento do envio da exportação em dois momentos: antes mesmo de ser gerado um protocolo no BNDSAF, isto é, uma espécie de pré-validação antes do envio propriamente dito, e depois que iniciada a exportação.

Abaixo vejamos como identificar essas inconsistências e como tratá-las.

Quando o tipo da situação Inconsistência ocorrer é porque o sistema identificou erros numa espécie de validação interna, ou seja, os dados nem começaram a ser enviados ao BNDASAF. Para verificar e corrigir os erros basta clicar em Ver registros da exportação. 

Com a mensagem de inconsistência, basta então identificá-lo e corrigi-lo, conforme a mensagem apresentada.

Outra maneira de verificar as inconsistências é imprimindo o relatório completo de inconsistências, clicando em Outras opções > Imprimir inconsistências ou na tela de inconsistências no botão de Imprimir > Relatório de inconsistência.

Pode ocorrer que mesmo corrigindo as inconsistências antes do envio dos dados, após o processamento do BNDASAF ocasione novas validações e inconsistências, onde, por sua, a forma de correção é a mesma, isto é, identificar quais inconsistências e corrigi-las. Nesse caso, a situação fica como Finalizada com inconsistências.

Após todas as correções efetuadas é possível reprocessar a carga ou então adicionar nova exportação do mesmo período e tipo.

Outra situação que pode ocorrer quando a situação Aguardando BNDASAF é Atualizar protocolo já gerado. Onde, nesta situação, o sistema faz uma nova busca na base do BNDASAF, para os casos em que ele esteja demorando para dar um retorno, ou possui algo pendente.