Bem-vindo à central de ajuda da Atenção Primária do sistema Saúde 



Efetuar o registro da vacinação é uma atividade de suma importância, uma vez que no Brasil foi estabelecido o Programa Nacional de Imunizações o qual é responsável por reunir as informações de vacinação de todo país, com entrada de dados individual, bem como efetuar o acompanhamento do vacinado por meio dos seus dados cadastrais.

O sistema provê recursos e corrobora com o Programa Nacional de Imunizações uma vez que fornece dados quanto à vacinação dos pacientes.

Vamos conferir como efetuar os cadastros de quadro de cobertura vacinal e a aplicação das vacinas?

Antes de realizar a aplicação de uma vacina propriamente dita, se faz necessário realizar o cadastro prévio do seu quadro de cobertura. 

É no quadro de cobertura que se define a estratégia a ser adotada na campanha, isto é, qual será o público alvo, definindo, inclusive, o sexo e faixa-etária, o aprazamento entre uma dose e outra.

Para efetuar o cadastro do quadro de cobertura é preciso ir na área Atenção primária, menu Executando > Atendimento > Imunização  e clicar em +Quadro..

O campo Vacina vem do cadastro de produto, oriundo do módulo Assistência farmacêutica, e a sigla conforme imunobiológico.

Os campos destacados abaixo, Estratégia e Dose quanto às opções disponíveis estão de acordo com o e-SUS, não podendo ser adicionadas outras opções.

Exemplo 1:

Exemplo 2:

Por fim, basta preencher os demais campos pertinentes ao Público alvo e Próxima dose. Com esses campos o sistema fará validações quando da aplicação das vacinas, bem como será possível gerar relatórios.

Caso possua a informação da próxima dose, o sistema irá demonstrar no momento da aplicação a data que o paciente poderá aplicar a próxima dose, conforme prazo definido.

Importante ressaltar que é obrigatório o cadastro do quadro de cobertura para efetuar o registro da aplicação da vacina.

O registro da aplicação de uma vacina ocorre por meio do menu Executando > Atendimento > Imunização > Aplicação

De imediato é preciso identificar o cliente, isto é, quem vai receber a dose da vacina e o local que ocorreu a aplicação da mesma.

Na sequência, é preciso indicar qual a vacina será aplicada, clicando em +Vacina. Nesse momento, uma nova janela é aberta a qual se faz necessário indicar se a mesma trata-se de uma Aplicação ou um Resgate

Uma Aplicação indica que sairá do estoque a vacina, portanto é feito na hora e é preciso indicar o centro de custo que será dado baixa no estoque. Portanto, atente-se ao saldo da vacina no estoque, uma vez que, sem saldo, não será possível aplicá-la!

Já o Resgate é apenas histórico, ou seja, não tem ligação direta com centro de custo e estoque.

Quando for do tipo APLICAÇÃO, como já mencionado, é preciso selecionar o Centro de custo

Na sequência, informar a vacina, o lote, dose e grupo de atendimento. Veja que esses campos compõem o cadastro do Quadro de cobertura!

Caso a vacina tenha um aprazamento informado, automaticamente o sistema indica qual será a data para a próxima dose.

Caso a vacina já tenha sido aplicada e, por algum motivo precise repetir a dose, é necessário informar uma justificativa para tal ação.

Já para a aplicação da vacina do tipo Resgate é um pouco mais simples, uma vez que não controla saldo de estoque e não valida lotes. 

Portanto, basta somente informar qual a vacina, estratégia, dose, grupo de atendimento e o profissional responsável pela aplicação da vacina.

Ressaltando que apenas o registro da vacinação do tipo Aplicação, é exportada para o e-SUS.

Após o registro da aplicação das vacinas, sejam elas por Aplicação ou Resgate, tais informações ficam disponíveis para consultas na tela de aplicação, inclusive podendo emitir o cartão de vacina nela.

A seguir alguns relatórios importantes pertinentes à vacinação. Pressione F4 e faça a busca pela descrição de cada um deles ou filtre pela TAG Relatórios De Imunização.