Bem-vindo à central de ajuda da Central de Regulação do sistema Saúde (Cloud)



A central de regulação visa gerir o acesso a consultas, exames, procedimentos de média e alta complexidade, bem como internações de urgência e cirurgias eletivas para clientes por entidade, em linhas gerais, ela controla a oferta de serviços ofertados à demanda da população, possibilitando a análise das solicitações pelos estabelecimentos executantes para que só então sejam realizados. 

Seu acesso é por meio do módulo Financeiro/Regulação > Executando > Regulação > Central de regulação

A funcionalidade é dividida pelas abas Consultas, Procedimentos, AIH (Autorização de Internação Hospitalar), APAC (Autorização de Procedimento Ambulatorial), BPA-I (Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado) e Gerenciar

Confira abaixo como realizar o processo de cadastramento e gerenciamento em cada guia.

A gestão das Solicitações de Consultas, possibilita avaliar o encaminhamento do Cliente a uma Especialidade, esta pode ser oriunda de um Atendimento (Encaminhamento) ou cadastrada manualmente na Central de Regulação por meio do botão +Solicitação, informando todos os campos de preenchimento obrigatórios, veja abaixo: 

Uma vez cadastrada a solicitação, a mesma é apresentada na listagem, com as solicitações oriundas de um atendimento.

Nesta listagem, o sistema demonstra todas as solicitações para que o usuário defina se a mesma vai entrar para a lista de espera ou não, realizando um processo de filtro inicial, veja: 

A partir desse momento, já é possível Incluir na lista de espera  ou Cancelar a solicitação

Vale ressaltar que as especialidades que não foram configuradas para exigir autorização, ao incluir na lista de espera as mesmas irão diretamente para a guia Autorizadas

Já as demais solicitações que exigem autorização, são apresentadas na guia Aguardando para serem analisadas e aprovadas ou não.

Sendo encaminhada para a Lista de Espera – guia Aguardando, a solicitação de consulta pode ser Autorizada, Devolvida ou Não Autorizada. Nessas duas últimas, é necessário informar o Motivo da ação realizada. Conforme apresentado abaixo: 

Ao Autorizar uma consulta, a mesma é alocada  na guia Autorizadas, ou seja, está apta a realizar o agendamento para a Especialidade, conforme disponibilidade. 

Vale ressaltar que por meio deste ambiente, assim como, em todas as demais guias, é possível acessar o RES (Registro Eletrônico de Saúde), ao lado do nome do paciente > ver mais > RES.

 

Nesta guia é apresentada uma listagem com os Clientes que possuem solicitações autorizadas, bem como, Especialidade, Solicitante, Situação, Data de entrada na lista de esperaData e horário em que foi realizado a autorização, veja:

Ao lado direito da tela, ainda são apresentadas as opções de Agendar, Visualizar solicitação, Arquivar e Cancelar.

Clicando em Agendar, uma nova tela é apresentada para realizar o agendamento, veja:

Vale ressaltar que no campo Tipo de atendimento, estão disponíveis para preenchimento as opções Agendamento externo, o qual quando realizado o agendamento,  a solicitação é encaminhada para a aba de FINALIZADAS, pois se entende que uma unidade externa irá realizar a consulta deste paciente, e Agendamento interno, neste caso, é necessário informar a Unidade prestadora, Unidade do atendimento,  bem como realizar o processo de agendamento, assim o atendimento deste paciente será dado continuidade por meio do processo de atendimento. 

IMPORTANTE: Caso o paciente seja agendado fora da ordem da fila de espera (posição diferente de 1), é necessário informar uma justificativa, ou seja, porque o paciente esta sendo agendado na frente de outro paciente para a mesma especialidade.

As consultas Não Autorizadas, Arquivadas, e Canceladas são reservadas em filas distintas, mantendo um histórico de registro na Central de Regulação.    

As consultas já Agendadas, são apresentadas na guia Agendadas, com as informações de Cliente, Especialidade, Solicitante, Situação, Data e hora do agendamento e se o contato com o cliente está Pendente, veja:

Ao lado direito da tela, ainda são apresentadas as opções de Imprimir documento, Contato telefônico, Visualizar solicitação e Cancelar, veja:

No Contato telefônico, é possível registrar o contato realizado ao paciente, por exemplo, para informar ou confirmar a data da sua consulta. Mantendo assim um controle dos pacientes confirmados, e ainda podendo visualizar o histórico de todos os registros feitos para uma possível tomada de decisão.

Já na guia Arquivadas é apresentado a listagem com os Clientes que possuem solicitações arquivadas, bem como, Especialidade, Solicitante, Situação, Data de entrada na lista de esperaData e hora do arquivamento, veja:

Ao lado direito da tela, é possível Visualizar solicitação arquivada e se necessário Desarquivar, veja: 

Após informar o Motivo e Salvar, a solicitação retorna para a situação em que estava antes do arquivamento, podendo ser Aguardando ou Autorizadas.

A gestão das Solicitações de procedimentos, possibilita avaliar a requisição do Cliente para realizar um Procedimento, esta pode ser oriunda de um Atendimento (Requisições) ou cadastrada manualmente na Central de Regulação por meio do botão +Requisição, informando todos os campos de preenchimento obrigatórios, veja abaixo: 

Uma vez cadastrada a requisição, a mesma é apresentada na listagem, com as requisições de procedimentos oriundas de um atendimento.

Nesta listagem, o sistema demonstra todas as requisições de procedimentos para que o usuário defina se a mesma vai entrar para a lista de espera ou não, realizando um processo de filtro inicial, veja:

 

A partir desse momento, já é possível Incluir na lista de espera  ou Cancelar a requisição

Vale ressaltar que os procedimentos que não foram configurados para exigir autorização ou definido que o mesmo exige autorização (cadastro de procedimentos), ao incluir na lista de espera os mesmos irão diretamente para a guia Autorizadas.

Já as demais requisições que exigem autorização, são apresentadas na guia Aguardando para serem analisadas e aprovadas ou não.

Sendo encaminhada para a Lista de Espera – guia Aguardando, a requisição de procedimentos pode ser Autorizada, Devolvida ou Não Autorizada. Nessas duas últimas, é necessário informar o Motivo da ação realizada. Conforme apresentado abaixo:

Ao Autorizar uma consulta, a mesma é alocada  na guia Autorizadas, ou seja, está apta a realizar o agendamento para um Procedimento, conforme disponibilidade. 

Vale ressaltar que por meio deste ambiente, assim como, em todas as demais guias, é possível acessar o RES (Registro Eletrônico de Saúde), ao lado do nome do paciente > ver mais > RES.

Nesta guia é apresentada uma listagem com os Clientes que possuem requisições autorizadas, bem como, Procedimento, Solicitante, Situação, Data de entrada na lista de esperaData e horário em que foi realizado a autorização, veja:

Ao lado direito da tela, ainda são apresentadas as opções de Agendar, Visualizar solicitação, Arquivar e Cancelar.

Clicando em Agendar, uma nova tela é apresentada para realizar o agendamento, veja:

Vale ressaltar que no campo Tipo de atendimento, estão disponíveis para preenchimento as opções Agendamento externo, o qual quando realizado o agendamento, a solicitação é encaminhada para a aba de FINALIZADAS, pois se entende que uma unidade externa irá realizar o procedimento deste paciente, e Agendamento interno, neste caso, é necessário informar a Unidade prestadora, Unidade do atendimento,  bem como realizar o processo de agendamento, assim o procedimento deste paciente será dado continuidade por meio do processo de execução do procedimento. Após agendar, a requisição é direcionada para a guia finalizados.

Os procedimentos Não Autorizados, Arquivados, e Cancelados são reservadas em filas distintas, mantendo um histórico de registro na Central de Regulação.    


Os procedimentos já Agendados, são apresentadas na guia Agendados, com as informações de Cliente, Procedimento, Solicitante, Situação, Data e hora do agendamento e se o contato com o cliente está Pendente, veja:

Ao lado direito da tela, ainda são apresentadas as opções de Imprimir documento, Contato telefônico, Visualizar solicitação e Cancelar, veja:

No Contato telefônico, é possível registrar o contato realizado ao paciente, por exemplo, para informar ou confirmar a data do procedimento. Mantendo assim um controle dos pacientes confirmados, e ainda podendo visualizar o histórico de todos os registros feitos para uma possível tomada de decisão.

Já na guia Arquivados é apresentado a listagem com os Clientes que possuem requisições arquivadas, bem como, Procedimento, Solicitante, Situação, Data de entrada na lista de esperaData e hora do arquivamento, veja:

Ao lado direito da tela, é possível Visualizar requisição arquivada e se necessário Desarquivar, veja: 

Após informar o Motivo e Salvar, a solicitação retorna para a situação em que estava antes do arquivamento, podendo ser Aguardando ou Autorizadas.