Bem-vindo à central de ajuda do Atendimento ambulatorial do sistema Saúde (Cloud)



Para iniciar o processo de Atendimento, observe na Fila os pacientes disponíveis para atendimento, conforme definições da Unidade de Saúde, ou seja, se passa pela Triagem ou Acolhimento antes de iniciar o atendimento, caso não utilize estes processos, basta atender os pacientes com a situação Aguardando.

Na imagem abaixo, é possível visualizar como o sistema apresenta as informações a serem preenchidas para o atendimento ao paciente. Veremos ao decorrer como utilizá-las. 

Na aba Informações, o sistema apresentará as informações iniciais do atendimento, o sistema já traz alguns campos preenchidos com base nos dados da entrada do cliente na unidade de saúde como:

  • Data – Hora de Atendimento
  • Local do atendimento;
  • Tipo de atendimento;

Além de mais campos para preenchimento do profissional como: 

  • Modalidade AD;
  • Racionalidade em Saúde.

Se o atendimento for acompanhado por um Profissional auxiliar, marque o checkbox e informe os seguintes campos: Unidade de saúde, nome do Profissional, sua Especialidade e o seu Identificador Nacional de Equipe (INE).

Caso o paciente tenha passado pela Triagem e/ou Acolhimento o médico responsável pelo atendimento terá acesso às informações registradas nessas etapas sendo elas:  Queixas / sintomas e Última triagem.

Na aba Evolução,  é possível registrar os dados do atendimento, com base no método SOAP. Todos os campos do SOAP, possuem recurso por comando de voz, onde o profissional pode falar e o sistema converte o áudio em texto.

  • Subjetivo: neste campo o profissional pode registrar o motivo do atendimento, anamnese, problema(s) apresentado(s), além das queixas, e dos sentimentos.

 Vacinação em dia: Identificador se o cliente possui a vacinação em dia.

Gestante. Caso seja identificada uma gestação para a paciente, é possível registrar alguns dados como:

  • Gravidez planejada (Sim ou Não);
  • DUM (Data da última menstruação), com base nesta data o sistema calcula a Idade gestacional e Data provável do parto;
  • Gestas prévias se possui gestação prévia;
  • Partos conforme o número de gestas prévias;
  • FINALIZAR GESTAÇÃO: Caso a paciente possua algum registro de gestação, mesmo que em outro atendimento, o profissional poderá finalizar a gestação, informando o Desfecho da gestação podendo ser: Abortamento, Óbito, Outros Motivos, Parto cesáreo, Parto fórceps e Parto vaginal, e o Local do parto. Veja na imagem abaixo: 

Ainda na aba EVOLUÇÃO, temos:

  • Alergias e deficiências, onde caso possuir alergias, o sistema irá alertar nos demais processos do paciente, que este possui alergia;
  • Antecedentes clínicos: Doenças transmissíveis, Doenças renais, Doenças respiratórias, Doenças cardíacas e Outras condições.;
  • Consumo alimentar: as opções para seleção são apresentadas conforme a idade do paciente.

Objetivo: Registro das Informações aferidas do ponto de vista médico, é possível também descrever sobre os exames do paciente, podendo ser exames realizados na unidade de saúde ou em outro estabelecimento, onde o médico pode analisar e descrever o resultado por meio da opção AVALIAR EXAMES;

Avaliação: Neste espaço o profissional pode incluir o(s) problema(s) evidenciado(s) no atendimento, e o diagnóstico.

  • Biometria: espaço para registrar os dados da biometria do cliente como: Sinais vitais, Avaliações gerais, Avaliação antropométrica, obtendo o resultado do IMC e RQC;
  • Estratificação de risco: é possível informar a estratificação, nível e adicionar observações caso necessário, assim a informação ficará de fácil visualização, seja na fila de atendimento ou no momento do atendimento;
    • Fila de atendimento
  • Atendimento
  • Condições avaliadas: conforme a condição avaliada informada, o sistema preenche automaticamente o CIAP ou CID correspondente;
  • CIAP/CID: Classificação Internacional de Atenção Primária e/ou Código Internacional de Doenças-CID;
  • Plano/Conduta: espaço para descrever a proposta terapêutica e/ou um plano de ação a ser realizado pelo paciente;

Nas abas seguintes o profissional tem acesso as seguintes informações:

  • PRESCRIÇÕES: o profissional pode prescrever a medicação sugerida ao cliente onde: 
    • +MEDICAMENTO: é possível prescrever a receita utilizando os medicamentos cadastrados no sistema, assim como informar a Posologia, Via de administração, Quantidade, onde o sistema ja demonstra se possui saldo Em estoque, Duração do tratamento e é possível Adicionar essa receita em uma nova prescrição, ou em alguma prescrição que ja esta em digitação.
    •  +PRESCRIÇÃO MANUAL: possibilita ao profissional prescrever a receita totalmente manual, ou seja, texto livre, onde ao emitir com o tipo Simples, a receita é gerada em uma via, ou Especial, é gerada em duas vias.
    • É possível ainda, Renovar os medicamentos já prescritos anteriormente ao paciente, assim, o sistema gera automaticamente a mesma prescrição considerando a data do atendimento.
  • REQUISIÇÕES, nesta aba é possível realizar a requisição de procedimentos,  para as requisições de Mamografia e Mamografia bilateral para rastreamento, o sistema unifica esses procedimentos em uma única requisição; 
  • Em ADMINISTRAÇÕES o profissional pode registrar os medicamentos administrados na Unidade de Saúde, dando baixa no estoque da Unidade ou registrar a administração de um medicamento trazido pelo cliente, sendo que este não realiza a baixa no estoque;
  • Caso haja necessidade o profissional, pode realizar ENCAMINHAMENTOS para outra especialidade, , onde é possível informar alguns dados que auxiliem o novo profissional na avaliação deste paciente como: Prioridade, Investigação/Diagnóstico, Indicação de referência, podendo utilizar o recurso por comando de voz, nestes dois últimos campos.
  • Em PROCEDIMENTOS, o sistema vai listar todos os procedimentos já realizados para este paciente durante todo o processo de consulta, caso seja necessário o profissional pode incluir mais procedimentos de acordo com a tabela SIGTAP.

Além disso, o profissional, pode definir uma lista de procedimentos de acordo com a sua especialidade, assim, os procedimentos mais utilizados ficam de fácil acesso para utilização.

Após concluir o atendimento do cliente, é possível, FINALIZAR ATENDIMENTO ou ENCAMINHAR PARA OBSERVAÇÃO.

Obs: Campos com o * (asterisco vermelho) indicam que o preenchimento é obrigatório, ou seja, somente será possível finalizar o registro, se todos esses campos forem preenchidos.

Ao ENCAMINHAR PARA OBSERVAÇÃO, o cliente é encaminhado para ficar em observação na Unidade de saúde, onde o profissional poderá informar alguns dados para aplicar na observação como: Leito onde o paciente ficará hospedado, e caso necessite incluir  PRESCRIÇÕES ou REQUISIÇÕES para ser realizado na observação, basta informar nesta janela e após, clique em ENCAMINHAR ou ENCAMINHAR E IMPRIMIR para emitir os documentos do atendimento.

Ao concluir o atendimento e ter encaminhado o paciente para a observação, é possível visualizá-los na aba OBSERVAÇÃO. Veja abaixo:

Busque na fila de observação o paciente para realizar os procedimentos conforme solicitado no atendimento médico. Para iniciar o registro , você deve clicar no ícone Atender, com isso o sistema lhe direciona para preencher as informações da evolução do paciente durante a observação.

A evolução clínica é separada por abas, onde nelas são registrados a Evolução, Medicamentos utilizados, exames avaliados e procedimentos realizados no decorrer da observação, sendo elas: 

  • EVOLUÇÃO: Para um acompanhamento integral ao paciente enquanto estiver em observação, a sua evolução  clínica poderá ser registrada na aba EVOLUÇÃO.

Selecione +AVALIAÇÃO para um novo registro, e o sistema disponibiliza campos a serem preenchidos como: o Sinais vitais (Pressão arterial, Pulso, Temperatura e FR), Avaliações gerais (Saturação O2, Peso, PFE e HGT), e a sua Evolução (Instável, Evoluído e Normalizado) e se necessário, pode incluir Observações.

  • MEDICAMENTOS: Caso o médico já tenha prescrito algum medicamento no momento do atendimento, esta será apresentado para administrar ou bolar. 
    • Para administrar o medicamento basta ir em Ações disponíveis (três pontinhos) e escolher a opção Administrar.
    • Para bolar o medicamento basta ir em Ações disponíveis (três pontinhos) e escolher a opção bolar, informando a justificativa.

Caso não possua medicamentos a serem administrados, ou haja a necessidade de acrescentar mais medicamentos, o profissional  poderá adicionar os medicamentos  por meio da opção  +MEDICAMENTO, assim, automaticamente o medicamento é considerado como Administrado. Para editar, excluir ou cancelar a administração deste registro acesse Ações disponíveis (três pontinhos).

  •  EXAMES, nesta aba o profissional podei visualizar os exames, requisitados no atendimento médico. Caso possua, o profissional poderá avaliar o mesmo, e inserir o resultado da avaliação.
  • PROCEDIMENTOS: será demonstrado todos os procedimentos já realizados ao paciente, caso precise incluir, basta clicar em +PROCEDIMENTO. Aqueles que já foram realizados desde o início da consulta, são demonstrados da seguinte forma: o PROCEDIMENTO, com o código e sua descrição; a QUANTIDADE realizada ou a realizar; o PROFISSIONAL que efetuou o atendimento; o CID; a ORIGEM do atendimento e a SITUAÇÃO, Ativo ou Inativo

Após o paciente ficar em observação e se o mesmo estiver em boas condições clínicas, o profissional responsável deve encaminhá-lo para a reavaliação do médico, clicando na opção SALVAR E ENCAMINHAR PARA ATENDIMENTO. Caso o mesmo seja mantido em observação, basta clicar em SALVAR.

Após o paciente ficar em observação e ser liberado pelo profissional de saúde, o mesmo irá direcionar este paciente para reavaliação médica.

Visualizando na fila de ATENDIMENTO o paciente pode ser identificado pelo status Reavaliar, com isso o médico responsável pelo atendimento, poderá Atender e visualizar na aba Informações, as descrições feitas no momento em que o paciente estava em observação. Observe na imagem abaixo as Informações da observação:

Na aba EVOLUÇÃO, é possível inserir a REAVALIAÇÃO do estado clínico do paciente . 

Caso o atendimento pertença ao mesmo profissional que iniciou o atendimento do paciente, todos os campos do atendimento podem ser complementados ou alterados.

Caso o atendimento foi iniciado por um profissional, e reavaliado por outro, o profissional pode inserir novos dados da Reavaliação, porém não pode alterar os dados do SOAP inseridos pelo profissional anterior.

Realizado o preenchimento das informações, selecione FINALIZAR ATENDIMENTO para liberar o paciente ou  caso não houve uma evolução clínica o mesmo pode  ENCAMINHAR PARA OBSERVAÇÃO novamente.

Obs: Campos com o * (asterisco vermelho) indicam que o preenchimento é obrigatório, ou seja, somente será possível finalizar o registro, se todos esses campos forem preenchidos.

Ao FINALIZAR ATENDIMENTO, o sistema habilita uma janela para informar o Desfecho do atendimento, sendo eles: Alta Clínica, Alta com encaminhamento, Alta com retorno, Alta por ordem judicial, Alta Voluntária ou Evasão

Conforme a opção informada, o sistema disponibiliza alguns campos específicos para serem marcados, veja uma das opções:

Para as opções: Alta clínica, Alta com encaminhamento, Alta com retorno ou Alta voluntária é possível inserir o cliente novamente na fila para atendimento, sendo necessário apenas informar os dados do novo atendimento como: Motivo, Fila, Profissional e Especialidade. Após isso, o cliente será adicionado na fila para um novo atendimento.

Após selecionar uma das opções, o profissional médico pode FINALIZAR o atendimento.

Automaticamente o sistema irá disponibilizar uma janela para emitir os documentos incluídos durante o atendimento, além de poder incluir +ATESTADO, +DECLARAÇÃO ou +LAUDO conforme necessidade.

Vale ressaltar que os atendimentos finalizados,  podem ser visualizados na aba ATENDIDOS, conforme apresentado na imagem abaixo:

Já os atendimentos não finalizados, podem ser visualizados na aba Não atendidos, conforme apresentado na imagem abaixo: 

Nas imagens acima, é possível visualizar como o sistema demonstra as informações, listando os dados do CLIENTE, ATENDIMENTO (tipo de consulta), SITUAÇÃO, (hora/data do atendimento na Unidade de saúde e hora/dia que foi cancelado o atendimento). Na quarta coluna, em Outras opções, o profissional de saúde poderá imprimir documentos e visualizar RES (Registro Eletrônico de Saúde) do cliente.