Bem-vindo à central de ajuda do Atendimento odontológico do sistema Saúde (Cloud)



Ao acessar o sistema com CBO da área de odontologia, o sistema já identifica que este profissional deverá ter acesso a alguns dados exclusivos para esta especialidade. Com isso, o profissional poderá registrar os mesmos dados contidos no atendimento clínico, porém com algumas informações a mais, conforme veremos a seguir.

EVOLUÇÃO: nesta guia, além do SOAP,  possuem para registros os dados da Vigilância em saúde bucal.

ODONTOGRAMA: neste formulário podemos descrever a situação em que se encontra cada elemento dentário:

Como demostrado na imagem, o odontograma possui as seguintes ações: DIAGNOSTICAR, PLANEJAR, EXECUTAR, Tipo de Arcada (ADULTA, INFANTIL OU AMBAS), SELECIONE UMA SITUAÇÃO, LIMPAR, onde:

 • Tipo de Arcada: Esta opção é a primeira a ser identificada pelo profissional dentista, podendo ser Adulta, Infantil ou Ambas;

1 ADULTA:

2 INFANTIL:

3 AMBAS:

  • DIAGNOSTICAR: para realizar o diagnóstico, selecione a opção diagnosticar e em seguida SELECIONE UMA SITUAÇÃO, onde lista as situações dentárias previamente cadastradas, após  informe qual(is) dente(s) ou parte dele, receberá essa situação: 

Após identificar  o(s) dente(s) com a situação que se encontra, você verá a arcada da seguinte forma:

Cada situação, possui uma cor, conforme pré definida no cadastro de Situações dentárias, assim o profissional consegue identificar visualmente de modo fácil, o problema diagnosticado ao elemento dentário, e caso seja informado a situação errada, clique em LIMPAR e selecione o elemento dentário que deseja apagar.


DICA: PARA APLICAR O DIAGNÓSTICO SOBRE O DENTE TODO, BASTA CLICAR SOBRE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO DENTE.

  • PLANEJAR: nesta opção, é possível planejar qual o procedimento a ser realizado para cada elemento dentário conforme a tabela SIGTAP (Sistema de Gerenciamento da tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS). 

Clique em PLANEJAR e após em SELECIONE UM PROCEDIMENTO e busque qual será realizado para o tratamento dentário do paciente. Veja:

Após selecionar o procedimento marque os dentes que receberão o procedimento conforme planejamento. A visualização do elemento dentário planejado ficará destacado conforme a imagem a seguir:


DICA: PARA APLICAR O DIAGNÓSTICO SOBRE O DENTE TODO, BASTA CLICAR SOBRE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO DENTE.

  • EXECUTAR: 

Após ter escolhido o procedimento para realizar ao paciente, o profissional dentista poderá executá-lo, conforme processos a seguir:

Caso o procedimento já foi planejado anteriormente, basta o profissional localizar o elemento dentário, clicar sobre o ícone “olho” e Executar o procedimento.

Ao selecionar executar, você percebe que a SITUAÇÃO muda de Planejado para Executado

Caso não seja realizado o procedimento ou foi marcado indevidamente, você pode Excluí-lo.

Caso o procedimento, não tenha passado por um planejamento, basta selecionar a opção EXECUTAR, após escolher o procedimento a ser realizado e clicar sobre o dente(s) que deseja executar o procedimento.


DICA: PARA APLICAR O DIAGNÓSTICO SOBRE O DENTE TODO, BASTA CLICAR SOBRE O NÚMERO CORRESPONDENTE AO DENTE.

É possível identificar visualmente o andamento do procedimento, por meio da tarja abaixo do dente, onde verde já está finalizada, azul em andamento, e cinza ainda não teve início.

Para todas as arcadas dentárias ADULTA, INFANTIL ou AMBAS, o processo no sistema é o mesmo. 

DETALHES: Após qualquer registro no elemento dentário, é possível visualizar os detalhes, em cada dente, basta clicar sobre em ver detalhes, identificado pelo ícone do olho, veja:

Veremos resumidamente a seguir as demais abas relacionadas ao atendimento odontológico, para detalhes, acesse Atendimento clínico.

Na aba PRESCRIÇÕES, o profissional dentista pode prescrever medicamentos a serem administrados pelo paciente clicando em +MEDICAMENTO ou +PRESCRIÇÃO MANUAL:

Na aba REQUISIÇÕES, é possível informar um procedimento conforme a tabela SIGTAP para o paciente clicando em +PROCEDIMENTO

Na aba ADMINISTRAÇÕES, é possível administrar os medicamentos ao paciente clicando em +MEDICAMENTO

Na aba ENCAMINHAMENTOS, caso seja necessário encaminhar o paciente a outro profissional basta preencher os dados clicando em +ENCAMINHAMENTO:

Na aba PROCEDIMENTOS, você visualiza todos os procedimentos realizados para o paciente e pode incluir novos, clicando em +PROCEDIMENTO:

Após realizar a inclusão das informações, é possível FINALIZAR ATENDIMENTO. Ao finalizar, o sistema solicita que seja informado o Desfecho da consulta, informe uma das opções relacionadas na imagem abaixo e clique em FINALIZAR:

Obs: Campos com o * (asterisco vermelho) indicam que o preenchimento é obrigatório, ou seja, somente será possível finalizar o registro, se todos esses campos forem preenchidos.

Ou ENCAMINHAR PARA OBSERVAÇÃO, onde cliente é encaminhado para ficar em observação na Unidade de saúde, e o profissional poderá informar alguns dados para aplicar na observação como: Leito onde o paciente ficará hospedado, e caso necessite incluir PRESCRIÇÕES ou REQUISIÇÕES para ser realizado na observação, basta informar nesta janela e após, clique em ENCAMINHAR ou ENCAMINHAR E IMPRIMIR para emitir os documentos do atendimento.

Ao finalizar o desfecho da consulta, o sistema habilita uma janela para Impressão, selecione os que deseja imprimir, ainda é possível incluir +ATESTADO, +DECLARAÇÃO ou +LAUDO e clique em IMPRIMIR SELECIONADOS:

Os Atendimentos finalizados,  podem ser visualizados na aba ATENDIDOS:

Nesta guia, no atendimento odontológico finalizado, ao acessar em outras opções conforme demonstrado na imagem acima, e possível visualizar o RES do paciente, onde consta o prontuário detalhado desde o início da consulta até o desfecho dela. 

Já os atendimentos não finalizados, podem ser visualizados na aba Não atendidos.