Bem-vindo à central de ajuda do Cadastro de Profissionais do sistema Saúde



O cadastro de profissionais é a funcionalidade responsável pelos dados cadastrais e vínculos do profissional na entidade. É de extrema importância que o cadastro esteja atualizado e preenchido corretamente para que não sejam geradas inconsistências nas demais rotinas, como por exemplo, exportação dos dados onde gera o faturamento da unidade.

A rotina poderá ser acessada em Administrando > Pessoas > Profissionais, em qualquer área que o usuário estiver logado. 

Através da função + Profissional você poderá preencher manualmente os dados do cadastro.

Ainda, o sistema dispõe de um facilitador: a importação do CNES, por meio do menu Executando > Sistema > Importação > + Importação, com esta rotina é possível importar os profissionais e unidades cadastradas no CNES.

Confira abaixo mais detalhes!

Ao acessar a função + Profissional, no primeiro momento é necessário preencher o nome do Profissional e indicar o campo Profissional do município com Sim ou Não.

Perceba que quando indicado Sim, é obrigatório o preenchimento do CPF, CNS e Endereço(s), e também é possível registrar os vínculos empregatícios do profissional com o município:

Quando indicado Não, no campo Profissional do município, é obrigatório apenas a indicação do(s) Vínculo(s) Empregatício(s):

Esta opção, é utilizada para registrar profissionais prescritores utilizados na rotina de dispensação de produtos. 

O campo Usuário do sistema deve ser preenchido com o usuário do profissional que já foi previamente cadastrado na Central do Usuário, e concedido permissão para acesso ao Saúde por meio do gerenciador de acessos.

Ainda, na página inicial do cadastro profissional temos o campo Assinatura. Esse cadastro permite vincular uma imagem da assinatura digitalizada para que seja utilizada ao imprimir o resultado do exame com imagem de assinatura, por exemplo, na funcionalidade Laboratório.

A guia Documentos é de preenchimento opcional e permite que seja indicado os dados da CNH do profissional e anexado a imagem do documento:

Na guia Vínculos Empregatícios devem ser registrados os vínculos que o profissional possui, indicando obrigatoriamente Unidade, CBO e Carga horária, caso este profissional for do município.

Essas informações são de extrema importância pois é com base nesse vínculo que o sistema irá controlar o que o profissional poderá registrar ou não no sistema, por exemplo: Atendimentos, fichas do e-SUS, além de gerar a produção corretamente para fins de faturamento, e também poder criar as agendas do profissional conforme a sua carga horária. 

Unidade: Deve ser selecionada a Unidade que o profissional terá atuação. Caso o profissional atue em mais de uma unidade é necessário salvar e adicionar novo. 

CBO: Deve ser selecionada a ocupação do profissional naquela unidade.

Importante! Além da indicação do CBO do profissional no cadastro é necessário que o CBO também esteja vinculado a uma especialidade para que o usuário tenha acesso às rotinas relacionadas àquela atividade. 

Para cadastrar o vínculo do CBO com a especialidade você deverá acessar Atenção Primária > Configurando > Cadastros > Especialidades

Lembrando que caso preenchida a opção Atendimento especializado, o sistema não irá exportar os dados registrados com esta especialidade para o e-SUS, assim como algumas opções exclusivas da atenção primária não serão exigidas para esta especialidade.   

Liberação de resultados e exames: Esta opção permitirá a edição quando a atividade de CBO permitir àquela ação, como por exemplo atividade de Farmacêutico. 

Carga horária: Deve ser indicada a carga horária da atuação do profissional, permitindo assim o controle da agenda dentro da jornada indicada. 

Por fim, na guia Equipes é possível cadastrar a(s) Unidade(s) e Equipe(s) que o profissional está vinculado:

Você pode conferir todos os profissionais cadastrados na entidade por meio da listagem inicial.

Ainda é possível conferir o histórico de alterações e editar os cadastros sempre que necessário.

A importação CNES é uma rotina facilitadora para a entidade realizar seus cadastros. A funcionalidade permite que sejam importados os cadastros por CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), ou ainda, que sejam importados todos os resultados vinculados à entidade.

O sistema busca automaticamente pelo IBGE  e consiste em elencar os dados dos profissionais cadastrados no sistema e das unidades de saúde, e seus vínculos conforme disponibilizado pelo CNES.

A rotina poderá ser acessada na guia Executando > Sistema > Importação

Ao acessar + Importação será apresentada as duas opções:

Quando a importação for finalizada, o profissional será notificado.

Após importar os cadastros é possível editar o cadastro do profissional preenchendo outras informações que são relevantes para garantir o acesso daquele profissional ao sistema, pois nem todos os dados são disponibilizados pelo CNES como: Equipes, Serviço especializado (Se atende ambulatorial SUS e Não SUS, Hospitalar SUS e Não SUS). 

O uso da ferramenta evita retrabalho e otimiza o tempo dos usuários. 

Atenção! É importante ressaltar que orientamos que mensalmente seja realizada a carga para manter os cadastros atualizados, visando prevenir algumas inconsistências que podem ocorrer em virtude dos registros estarem incompletos e divergentes do CNES.

Nas rotinas de exportação do e-SUS e BPA é possível visualizar uma mensagem de alerta no sistema quando a importação/atualização do CNES foi realizada a um período superior a trinta dias, contando a data atual.