Bem-vindo à central de ajuda do Atendimento ambulatorial do sistema Saúde (Cloud)



Após cadastrado a Agenda, é possível realizar o Agendamento das consultas de especialidades e procedimentos. 

Para isso, acesse Executando > Atendimento > Agendamento, e veja que a funcionalidade está dividida em quatro abas, sendo elas: Consultas, Procedimentos, Transferências e Reagendar, onde veremos os detalhes de cada uma, a seguir.

Ao acessar a guia de  Consultas é possível realizar o agendamento para especialidades, para isso é necessário informar um Convênio e uma Especialidade, ambos são apresentados conforme cadastros realizados previamente. 

Após preenchimento dos campos mencionados acima, é apresentado os profissionais disponíveis para agendamento, veja:

Vale ressaltar que o sistema apresenta abaixo do nome do Profissional, o número de vagas para atendimento eletivo e de urgência, do primeiro dia com vaga disponível. 

Caso a especialidade exija autorização (conforme pré configurada) é apresentada uma mensagem sinalizando, pois, somente será possível efetuar o agendamento, caso o paciente já possua uma autorização para a especialidade, conforme apresentado abaixo:

 Para agendar basta clicar no dia que desejar, escolher um horário e preencher as informações solicitadas pelo sistema, veja:

Ressaltamos que para o agendamento ser realizado com sucesso, é necessário ter cota disponível para o Convênio informado.

Após Salvar, automaticamente é emitido o Comprovante de agendamento de consulta, veja:

Ainda é possível Cancelar ou Transferir a consulta dos pacientes caso seja necessário, para cancelar, selecione no Cancelar agendamento e informe um motivo do cancelamento: 

E para Transferir basta selecionar o checkbox ao lado do horário da consulta e clicar em Transferir, essa ação pode ser feita com vários pacientes, é só marcar todos os pacientes que deseja realizar a transferência da consulta: 

Nesta ação, informe os dados necessários para finalizar a transferência como: Motivo, Unidade, Convênio, Profissional (da mesma especialidade da agenda anterior) e a Data que deseja.

Ressaltamos que os Agendamentos que não puderem ser transferidos para a data selecionada, automaticamente serão agendados para as próximas datas disponíveis.

Agendamentos que não forem transferidos por falta de vaga ou cota, com horário estendido ou por erro na transferência, serão encaminhados para reagendamento, assim o profissional poderá agendá-los novamente após verificação das vagas/cotas por meio da guia Reagendar.

Automaticamente, a consulta transferida do paciente é apresentada na guia Transferências, veja: 

Nesta guia são apresentadas a relação de clientes que tiveram sua Consulta de especialidade transferida, apresentando a relação com os dados de Cliente, especialidade do Agendamento, unidade Executante, Data/hora e Situação, veja:

Por meio desta guia, é possível sinalizar os pacientes contactados e informados do novo dia/horário agendado, possibilitando assim uma melhor organização ao profissional.

Caso o paciente não foi contactado, a situação fica como Transferido e Pendente de aviso

Caso o paciente tenha sido Avisado, porém, não confirmou, a situação fica como Transferido e cliente Avisado.

Caso o paciente tenha sido Transferido e confirmado, a situação fica como Confirmado e cliente Avisado.

Essas situações, são informadas pelo usuário por meio do ícone Telefone

Nesta guia são apresentadas os clientes que por algum motivo não foi agendado a sua consulta para a especialidade.  Nela é apresentada a relação com os dados de Cliente, especialidade do Agendamento, unidade Executante, Data/hora e Motivo de não ter ocorrido o agendamento, veja:

Clicando sobre o ícone nomeado Reagendar, o qual é apresentado ao lado direito da tela, é possível reagendar consultas, veja: 

Ao acessar a guia de  Procedimento é possível realizar o agendamento para um ou mais procedimentos, para isso é necessário informar um Convênio e o(s) Procedimento(s), ambos são apresentados conforme cadastros realizados previamente. 

Após preenchimento dos campos mencionados acima, é apresentado os profissionais disponíveis para agendamento, veja:

Vale ressaltar que o sistema apresenta apenas os procedimentos com agenda cadastrada, a partir do primeiro dia com vaga disponível. 

Para agendar basta clicar no dia que desejar, escolher um horário e preencher as informações solicitadas pelo sistema, veja: 

Ressaltamos que para o agendamento ser realizado com sucesso, é necessário ter cota disponível para o Convênio informado.

Após Salvar, automaticamente é emitido o Comprovante de agendamento de procedimento, veja:

Ainda é possível Cancelar ou Transferir o agendamento do procedimento caso seja necessário, para cancelar, selecione no Cancelar agendamento e informe um motivo do cancelamento: 

E para Transferir basta selecionar o checkbox ao lado do horário da consulta e clicar em Transferir, essa ação pode ser feita com vários pacientes, é só marcar todos os pacientes que deseja realizar a transferência da consulta: 

Nesta ação, informe os dados necessários para finalizar a transferência como: Motivo, Unidade, Convênio e a Data que deseja.

Ressaltamos que os Agendamentos que não puderem ser transferidos para a data selecionada, automaticamente serão agendados para as próximas datas disponíveis.Agendamentos que não forem transferidos por falta de vaga ou cota, com horário estendido ou por erro na transferência, serão encaminhados para reagendamento, assim o profissional poderá agendá-los novamente após verificação das vagas/cotas por meio da guia Reagendar.

Automaticamente, a consulta transferida do paciente é apresentada na guia Transferências, veja:

Nesta guia são apresentadas a relação de clientes que tiveram seu Procedimento transferido, apresentando a relação com os dados de Cliente, do tipo de procedimento do Agendamento, unidade do Prestador, Data/hora e Situação, veja:

Por meio desta guia, é possível sinalizar os pacientes contactados e informados do novo dia/horário agendado, possibilitando assim uma melhor organização ao profissional.

Caso o paciente não foi contactado, a situação fica como Transferido e Pendente de aviso

Caso o paciente tenha sido Avisado, porém, não confirmou, a situação fica como Transferido e cliente Avisado.

Caso o paciente tenha sido Transferido e confirmado, a situação fica como Confirmado e cliente Avisado.


Essas situações, são informadas pelo usuário por meio do ícone Telefone.

Nesta guia são apresentadas os clientes que por algum motivo não foi agendado o seu procedimento Nela é apresentado a relação com os dados de Cliente, procedimento do Agendamento, unidade Executante, Data/hora e Motivo de não ter ocorrido o agendamento, veja:

Clicando sobre o ícone nomeado Reagendar, o qual é apresentado ao lado direito da tela, é possível reagendar o procedimento, veja: