Implantando ou migrando o Saúde (Cloud)?



Fique atento aos passos!

As orientações aqui apresentadas, têm o objetivo de auxiliar o processo de migração ou implantação para o Saúde (Cloud), seja em todas as etapas do processo, como na evidenciação das configurações necessárias.

Como sugestão, caso seja um cliente Saúde Fly mantenha em paralelo, o  funcionamento do sistema Saúde (Fly) até que a entidade conclua a migração por completo do módulo em questão.

Saúde (Cloud) e o sistema Saúde (Fly): Para que o processo de migração seja realizado, é necessário abertura de chamado do tipo Tratamento de dados para a respectiva equipe do sistema. Nele  você informa a entidade, data de início de uso do novo sistema, e concede permissão de acesso ao analista que realizará o atendimento do chamado.

A partir desse processo, a equipe responsável irá realizar as etapas necessárias para efetuar o processo de migração.

  • É necessário que a partir da migração dos dados oficial, a partir da data definida entre a equipe e o cliente, o sistema Saúde Fly não deve mais ser alimentado, e se possível remover as permissões de acesso do usuário na funcionalidade já migrada.

Vale ressaltar que para cada passo do processo de migração, é necessário a abertura de um chamado. 

Para fazer uso dos sistemas, você deve possuir uma velocidade de conexão com a internet adequada e utilizar um dos navegadores listados abaixo:

Sistema operacional Windows (7, 10 ou Server 2008 ou superior);

Após receber o e-mail com o número serial, conforme o exemplo abaixo, é preciso realizar o processo de liberação do sistema. Para isso acesse: https://cloud.betha.com.br/#/liberacoes/entidade.

Informe o número de série recebido por e-mail e clique no botão LIBERAR. Liberação realizada, acesse o ambiente Administrador do Transparência (Cloud) e selecione a entidade que deseja trabalhar para iniciar o processo de configuração.

Nesta etapa, o usuário administrador do sistema, deve revisar as Permissões ou Criar as mesmas para os usuários do sistema. Para isso, basta acessar Utilitários > Gerenciador de acessos.

Para mais informações sobre a ferramenta de Gerenciador de acessos, clique aqui

O relacionamento de todos os profissionais com seu devido usuário, é realizado no sistema Saúde (Fly) por meio do menu  Cadastros > Pessoas > Profissionais. Ao acessar essa funcionalidade, informe por meio do campo Usuário vinculado o usuário que você deseja conceder acesso ao sistema Saúde (Cloud), conforme apresentado abaixo:

IMPORTANTE

Vale ressaltar que é somente um usuário por profissional. No sistema Saúde (Cloud), não é permitido um mesmo usuário vinculado para mais de um profissional. 

 

Após conceder liberação aos usuários, é hora de definir quais modelos de relatórios padrões a entidade que está sendo configurada, irá utilizar. Para isso, com usuário administrador acesse Configurando > Modelos > Modelo padrão de impressão e por meio do botão Editar, selecionar qual modelo a entidade deseja utilizar, conforme apresentado abaixo: 

 

Caso algum modelo não esteja disponível, entre em contato com nosso suporte.

Caso os modelos disponibilizados não atendam a necessidade de nossos clientes, a Revenda/filial tem a possibilidade de customizá-los. 

Caso os modelos disponibilizados não atendam a necessidade de nossos clientes, a Revenda/filial tem a possibilidade de customizá-los. 

Nesta etapa, por meio do menu Configurando > Cadastros > Especialidades, o usuário administrador define quais especialidades serão atendidas pela entidade. 

Automaticamente são apresentadas as especialidades que já estão configuradas no sistema Saúde (Fly), sendo necessário apenas informar se a especialidade pertence a um Atendimento especializado (selecionar o checkbox), ou será atendido pela Atenção básica (eSUS), neste caso basta desmarcar a opção Atendimento especializado

Após isso, defina os procedimentos que a especialidade atende, conforme apresentado abaixo:

Ao definir o procedimento, informe se o mesmo será apresentado como sugestão ou será gerado automaticamente em cada atendimento.

Agora é o momento cadastrar as Filas de atendimento para cada unidade de saúde, com base no que cada uma irá ofertar. Para isso, acesse Atenção Primária > Administrando > Pessoas > Unidades de saúde, no cadastro da Unidade,  por meio da aba Filas de atendimento adicione as informações de Nome da fila, Descrição e Tipo da fila, conforme apresentado abaixo: 

 

Após configurar as Filas de atendimento para cada unidade de saúde, ainda por meio do menu Atenção Primária > Administrando > Pessoas > Unidades de saúde, cadastre os leitos de internação para cada unidade:

As configurações, atualmente, encontram-se em dois lugares no sistema Saúde (Cloud), sendo acessíveis pelos menus Configurando > Cadastros > Configuração de parâmetros e Utilitários > Configurações

Para realizar a configuração do Tipo de prontuário e Atendimento, acesse o primeiro menu, e clique sobre o item Atendimento, conforme apresentado abaixo:

 

Preencha o campo Permitir ao SOAP ou ANAMNESE no atendimento com S para SOAP, e A para ANAMNESE, já no campo Profissional responsável pelo atendimento informe se será o Primeiro profissional do atendimento ou se o Profissional do desfecho, essa parametrização irá configurar quem será o profissional responsável pelo atendimento e irá gerar a produção (procedimentos automáticos da especialidade) nos atendimentos ambulatoriais e urgência.

Orientamos que seja primeiramente realizado a virada de chave do Atendimento, capacitando e orientando todos os profissionais, para posteriormente, seguir com os próximos passos de Pré configurações da regulação e Estoque.

Para conferir um passo a passo de como realizar os cadastros mencionados acima, confira a Central de ajuda no Atendimento!

Nesta etapa, por meio do menu Financeiro/Regulação > Planejando > Regulação > Programação orçamentária, o usuário administrador realiza o cadastramento dos Convênios que são associados a entidade

Após realizar o cadastro dos Convênios, é necessário configurar quais Especialidades, Procedimentos, bem como, Prestadores de serviços  vinculados à ele, para isso, acesse por meio da engrenagem do convênio a configuração. 

Para vincular uma especialidade, basta clicar em +Especialidade e para vincular um Procedimento, basta clicar em +Procedimento, conforme apresentado abaixo:

A próxima etapa é informar quais Prestadores que atendem as Especialidades e Procedimentos deste convênio, basta clicar em +Prestador

Já é possível definir também, se esse prestador pode realizar agendamentos caso não haja cota disponível.

Nesta etapa, após cadastrar os Convênios, Especialidades, Procedimentos e Prestadores, já é  possível cadastrar a Agenda no sistema Saúde (Cloud).  

Para isso acesse Administrando > Cadastros Auxiliares > Agendas, e cadastre as Agendas dos profissionais e procedimentos para as unidades de saúde.

Para cadastrar uma agenda de especialidade, clique em +AGENDA, onde você cadastra as informações referentes a Agenda, como também suas Configurações, conforme apresentado abaixo:

Para cadastrar uma agenda de procedimento, clique em +AGENDA, onde você cadastra as informações referentes a Agenda, como também suas Configurações, conforme apresentado abaixo: 

Para cadastrar uma agenda de especialidade, clique em +AGENDA, onde você cadastra as informações referentes a Agenda, como também suas Configurações, conforme apresentado abaixo: 

As configurações, atualmente, encontram-se em dois lugares no sistema Saúde (Cloud), sendo acessíveis pelos menus Configurando > Cadastros > Configuração de parâmetros e Utilitários > Configurações

Para realizar a configuração do Tipo de prontuário e Atendimento, acesse o primeiro menu, e clique sobre o item Atendimento, conforme apresentado abaixo:

Nesta etapa os Grupos e Subgrupos apresentados na listagem, foram migrados do sistema Fly, e é necessário, que sejam revisados todos os cadastros e realizar os ajustes devidos, caso seja necessário. 

Para isso acesse Assistência Farmacêutica > Cadastros > Grupos e Subgrupos:

Após revisar os Grupos e Subgrupos, é hora de revisar os cadastros de Produtos, os quais foram migrados do sistema Fly. Para isso acesse Assistência Farmacêutica > Cadastros > Produtos:

Importante ressaltar que no cadastro de Produtos do sistema Saúde (Cloud), foram incluídos alguns campos de preenchimento obrigatório, quais não existem no sistema Saúde (Fly), sendo assim, os produtos migrados que não tiverem as informações obrigatórias registradas, são apresentados com o ícone de exclamação apresentado abaixo, sendo necessário, realizar os ajustes:

Os campos que necessitam de ajustes são: Princípio Ativo, Tarja e Receita, e para produtos que são enviados ao BNDASAF é necessário informar o CATMAT:

Agora é momento de revisar o cadastro de Fabricantes que também são Fornecedores no sistema Saúde (Cloud). Para isso acesse Assistência Farmacêutica > Cadastros > Fabricantes, clique em Editar e selecione o checkbox  Fornecedor, nos casos que for necessário, conforme apresentado abaixo:

É  momento de revisar o cadastro de Quadro de cobertura. Para isso acesse Executando > Atendimento > Imunização.

A partir do momento que as Aplicações das vacinas são realizadas na plataforma Cloud, é obrigatório que a Exportação da ficha de vacinação seja realizada pelo Cloud, por meio do menu Executando > Sistema > Exportações > E-SUS > Exportar dados > Ficha de vacinação > Enviar pelo E-SUS, realizando a exportação somente das fichas de vacinação.

O restante das fichas permanece no Fly, até que seja realizado a migração da atenção primaria.

Após revisar os cadastros mencionados acima, é hora de realizar o inventário no sistema Saúde (Cloud). Orientamos que seja emitido um relatório de saldos e caso existe alguma divergência, ajuste por meio do menu Assistência Farmacêutica > Inventários:

Após validação dos itens mencionados acima, é necessário realizar a Exportação dos dados para o BNDASAF por meio do sistema Saúde (Fly), para isso acesse Cadastro > Utilitários > Horús > Sincronização Horús BNDASAF e realize este processo. 

Realizada a exportação da BNDASAF no sistema Saúde (Fly), retorne a plataforma Cloud e ative o parâmetro apresentado abaixo, para isso, acesse Configurando > Cadastros > Configuração de parâmetros e  no campo Almoxarifado, selecione a opção Cloud

Após definir o parâmetro, favor não alterá-lo mais, pois a alteração pode impactar na base já migrada.

 

Após conceder liberação aos usuários, é hora de definir quais modelos de relatórios padrões a entidade que está sendo configurada, irá utilizar. Para isso, com usuário administrador acesse Configurando > Modelos > Modelo padrão de impressão e por meio do botão Editar, selecionar qual modelo a entidade deseja utilizar, conforme apresentado abaixo: 

 

Caso algum modelo não esteja disponível, entre em contato com nosso suporte.

Caso os modelos disponibilizados não atendam a necessidade de nossos clientes, a Revenda/filial tem a possibilidade de customizá-los. 

Após realizado as etapas mencionadas acima, já é possível utilizar a rotina de Estoque no Saúde (Cloud)

O relacionamento de todos os profissionais com seu devido usuário, é realizado no sistema Saúde (Fly) por meio do menu  Cadastros > Pessoas > Profissionais. Ao acessar essa funcionalidade, informe por meio do campo Usuário vinculado o usuário que você deseja conceder acesso ao sistema Saúde (Cloud), conforme apresentado abaixo:

 As configurações, encontram-se no sistema Saúde (Cloud), acessíveis pelo menu Configurando > Cadastros > Configuração de parâmetros:

Revise o cadastro de Visitas, os quais foram migrados do sistema Fly. Para isso acesse Executando > Atenção primária > Domiciliar e territorial > Visitas:

Revise o cadastro de Imóveis, os quais foram migrados do sistema Fly. Para isso acesse Executando > Atenção primária > Domiciliar e territorial > Imóveis:

Revise o cadastro de Consumo alimentar, os quais foram migrados do sistema Fly. Para isso acesse Executando > Atenção primária > Domiciliar e territorial > Consumo alimentar:

Revise o cadastro de Atividade coletiva, os quais foram migrados do sistema Fly. Para isso acesse Executando > Atenção primária > Atividade coletiva

Revise os cadastros de Elegibilidade, os quais foram migrados do sistema Fly. Para isso acesse Executando > Atendimento > Domiciliar > Avaliar elegibilidade:

Revise os cadastros de Atendimento domiciliar, os quais foram migrados do sistema Fly. Para isso acesse Executando > Atendimento > Atendimento domiciliar:

Nesta etapa, vale ressaltar que o processo de Atendimento já foi migrado anteriormente, porém a partir de agora deve ser realizado a exportação pelo Cloud e não mais pelo Fly.

 A partir do momento que o usuário está utilizando a Atenção primária e a Atenção especializada na plataforma Cloud,  a produtividade deve ser faturada nesta plataforma e não mais no sistema Fly.

Para realizar a Exportação das produções da Atenção primária (e-SUS), basta acessar Executando > Sistema > Exportação guia E-SUS

Para realizar a Exportação das produções do BPA, basta acessar Executando > Sistema > Exportação guia BPA