Assistente F4

A funcionalidade Assistente F4 tem por objetivo executar scripts e relatórios, possibilitando a visualização de todas as informações de maneira ágil e facilitada, além do que, todos os usuários têm acesso a essa funcionalidade. Porém, os usuários só podem ver scripts e relatórios que estão compartilhados com ele.

Ao realizar o login nos sistemas da Betha Sistema (cloud.betha.com.br).

Ao acessar o endereço, o usuário é direcionado a tela de login, onde deve informar o nome de Usuário cadastrado na Central de Usuário (Para mais informações clique aqui) e Senha. Logo após é necessário clicar no botão ACESSAR.

O usuário encontra a funcionalidade F4 no menu Executando > Artefatos > Relatórios F4.

Ao clicar no F4 uma janela é aberta, aqui todos os scripts e relatórios são exibidos. Veja:

  • Relatórios
  • Scripts

Para realizar uma busca, clique no campo de pesquisa.

Outra forma de realizar uma busca é através das tags que são exibidas abaixo dos filtros.

Para tornar scripts e relatórios como favoritos, basta clicar na estrela localizada à esquerda da tela.

Ao favoritá-los ficam disponíveis em Relatórios Favoritos e Script Favoritos.

No canto superior direito há uma ferramenta chamada Gerenciador de extensões, para ter acesso completo ao documento dessa ferramenta clique aqui.

Para executar um relatório ou script, realize uma busca no campo de pesquisa ou procure entre as páginas e clique sobre o que deseja.

Uma nova janela é aberta para que de fato possa ser executado o procedimento. Preencha as informações necessárias e pressione o botão EXECUTAR.

As execuções realizadas ficam disponíveis no ícone de sino no canto direito da tela na aba NOTIFICAÇÕES. Clique em Ver resultado.

As execuções recentes ficam localizadas ao lado da execução de um relatório ou script. Aqui, são mostradas todas as execuções públicas e as execuções realizadas pelo usuário logado para o item. Para visualizar basta clicar em Execuções recentes.

Ao executar um relatório a ferramenta possui algumas opções de execuções. 

Abrir o relatório ao finalizar a execução:  abre o relatório assim que finalizar a execução;

Pública: a execução é exibida para todos os usuários que possuem acesso ao relatório ou script;

Enviar relatório para solicitação de assinatura(s) ao finalizar a execução: ao concluir a geração do relatório, envia automaticamente para a ferramenta Assinaturas para que os responsáveis possam assinar. Ao terminar as assinaturas, o assinador notifica a ferramenta de relatórios e o arquivo fica disponível para download e para visualização. Para mais detalhes da ferramenta Assinaturas clique aqui.

Enviar por e-mail: envia relatórios para os e-mails inseridos logo abaixo do parâmetro.

A ferramenta possibilita exportar em vários formatos:

  • PDF: formato padrão para relatórios;
  • XLS: formato de planilhas do excel;
  • DOCS: formato word;
  • ODS: formato de documento do libreoffice;
  • ODT: formato de planilha do libreoffice;
  • CSV: formato texto separado por ; (ponto e vírgula) ou , (vírgula);
  • TXT: formato de texto normal;
  • HTML: formato de texto construído por códigos.

Perceba que para executar um script tem apenas duas opções de execução: 

  • Pública: onde todas as pessoas podem ver que esse script foi executado e por quem;
  • Enviar por e-mail: onde é possível inserir os endereços para que os usuários recebam em suas caixas de mensagens.

Além de executar um relatório ou script, o usuário pode agendá-los de um jeito muito fácil.

Ao lado do botão de EXECUTAR, há a opção de Agendar.

Selecionando essa opção, uma nova tela é aberta para que o usuário possa preencher as informações necessárias para de fato agendar uma execução. Perceba que existem quatro abas a serem preenchidas.

Nesta guia, informe se a execução será pública ou não, para isso, habilite o parâmetro Pública.  

Mas, o que é uma execução pública mesmo?

Uma execução pública é exibida para todos os usuários que têm acesso ao relatório ou script, ou seja, todos conseguem ver que executou a ação. Caso queira que seja exibido apenas para  você, deixe o parâmetro desabilitado.

Habilitando o parâmetro Enviar por e-mail, é necessário inserir os endereços de e-mails para que  a ferramenta possa enviá-los após a execução.

Além dos parâmetros mostrados acima, é possível também definir o formato da exportação.

Informe a recorrência da execução (Diária, Semanal, Mensal e Anual). Insira a quantidade de dias a ser repetido, indique a data e hora inicial e selecione um término (Nunca, Após algumas ocorrências e Em uma data específica). Preenchidas todas as informações, clique em AVANÇAR.

Nesta guia é possível inserir usuários para que sejam notificados quanto à execução de um relatório ou script.

Nesta guia é apresentado um resumo das informações inseridas nas guias anteriores e ainda é possível adicionar um título ao agendamento. Esse título serve apenas à caráter de identificação.

Todos os agendamentos ficam disponíveis na ferramenta Gerenciador de extensões na guia Agendamentos (para mais detalhes dessa ferramenta clique aqui).