Assistente F4

A funcionalidade Assistente F4 tem por objetivo executar scripts e relatórios, possibilitando a visualização de todas as informações de maneira ágil e facilitada, além do que, todos os usuários têm acesso a essa funcionalidade. Porém, os usuários só podem ver scripts e relatórios que estão compartilhados com ele.

Ao realizar o login nos sistemas da Betha Sistema (cloud.betha.com.br).

Ao acessar o endereço, o usuário é direcionado a tela de login, onde deve informar o nome de Usuário cadastrado na Central de Usuário (Para mais informações clique aqui) e Senha. Logo após é necessário clicar no botão ACESSAR.

O usuário encontra a funcionalidade F4 no menu Executando > Artefatos > Relatórios F4.

Ao clicar no F4 uma janela é aberta, todos os scripts e relatórios são exibidos. Ao lado de cada relatório ou script são mostrados as tags (quando cadastrados nos artefatos). As tags tem por objetivo melhorar a identificação dos mesmos, pois muitos artefatos possuem nomes iguais mas os anos de competência são distintos por exemplo. Veja:

  • Relatórios
  • Scripts

Visualize relatórios e/ou scripts através de lista ou pastas, facilitando na organização visual e adaptação dos usuários.

  • Lista   
  • Pastas

Para realizar uma busca, clique no campo de pesquisa.

Outra forma de realizar uma busca é através das tags que são exibidas abaixo dos filtros.

Para tornar scripts e relatórios como favoritos, basta clicar na estrela localizada à esquerda da tela.

Ao favoritá-los ficam disponíveis em Relatórios Favoritos e Script Favoritos.

Quando pressionado o item Gerenciador de extensões, localizado no canto superior da tela. A ferramenta possibilita a visualização das execuções, agendamentos, compartilhamentos e as variáveis de ambiente do artefato, e nos últimos itens pode-se inserir novos compartilhamentos e novas variáveis. Para ter acesso completo ao documento dessa ferramenta clique aqui.

Encontra-se disponível na janela de parâmetros nas ferramentas Relatórios e Scripts três tamanhos de tela e ficam visíveis no Assistente F4. As opções são: Padrão, Média ou Grande.

A configuração estabelecida nas ferramentas destacadas acima ficará disponível no Assistente F4 das seguintes maneiras:

  • Padrão
  • Média
  • Grande

Para executar um relatório ou script, realize uma busca no campo de pesquisa ou procure entre as páginas e clique sobre o que deseja.

Uma nova janela é aberta para que de fato possa ser executado o procedimento. Preencha as informações necessárias e pressione o botão EXECUTAR.

As opções de execução ficam ocultas podendo ser acessadas quando desejado pelo usuário, esse recurso tem o intuito de diminuir as informações apresentadas na tela de execução. Para visualizar as opções de execução pressione o botão OPÇÕES.

Marcando as opções desejadas, aparece um indicador de campo quando as informações estão ocultas.

Quando as opções estiverem ocultas e houver opções com campos obrigatórios não preenchidos é exibido uma indicação de alerta.

As execuções realizadas ficam disponíveis no ícone de sino no canto direito da tela na aba NOTIFICAÇÕES. Clique em Ver resultado.

Ao executar um relatório a ferramenta possui algumas opções de execuções. 

Abrir o relatório ao finalizar a execução:  abre o relatório assim que finalizar a execução;

Pública: a execução é exibida para todos os usuários que possuem acesso ao relatório ou script;

Enviar relatório para solicitação de assinatura(s) ao finalizar a execução: ao concluir a geração do relatório, envia automaticamente para a ferramenta Assinaturas para que os responsáveis possam assinar. Ao terminar as assinaturas, o assinador notifica a ferramenta de relatórios e o arquivo fica disponível para download e para visualização. Para mais detalhes da ferramenta Assinaturas clique aqui.

Enviar por e-mail: envia relatórios para os e-mails inseridos logo abaixo do parâmetro.

Armazenar relatório na ferramenta de Documentos: ao habilitar este item o relatório é armazenado na ferramenta Documentos, esse recurso é realizado através de uma integração entre as ferramentas que qualificam os documentos serem automaticamente armazenados em uma pasta previamente definida. Este item só poderá ser habilitado quando a opção de enviar relatório para a assinatura estiver desabilitada. Para mais informações clique aqui.

A ferramenta possibilita exportar em vários formatos:

  • PDF: formato padrão para relatórios;
  • XLS: formato de planilhas do excel;
  • DOCS: formato word;
  • ODS: formato de documento do libreoffice;
  • ODT: formato de planilha do libreoffice;
  • CSV: formato texto separado por ; (ponto e vírgula) ou , (vírgula);
  • TXT: formato de texto normal;
  • HTML: formato de texto construído por códigos.