O certificado, na prática, equivale a uma carteira de identidade virtual ao permitir a identificação de uma pessoa no meio digital/eletrônico quando enviando uma mensagem ou em alguma transação pela rede mundial de computadores que necessite validade legal e identificação inequívoca.

Um certificado digital contém dados de seu titular, tais como nome, identidade civil, e-mail, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outras informações.

É importante saber que essa tecnologia confere a mesma validade jurídica ao documento assinado digitalmente do equivalente em papel assinado de próprio punho.

Associando o certificado digital a um usuário da Central do Usuário pode-se acessar os sistemas sem a necessidade da inclusão de usuário e senha.

Para o acesso as informações do certificado digital, para a autenticação, o computador deve ter acesso a internet para a porta 8443. Em caso de dúvidas contate o administrador da rede.

Os certificados são fornecidos pela Autoridade Certificadora vinculada a ICP-Brasil e distribuídos pela Autoridade de Registro, responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora.
Cada Entidade de Registro deve fornecer os certificados de acordo com a Autoridade Certificadora que está associada. Para instalação dos certificados o primeiro passo é identificar a Autoridade Certificadora do token no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

As instruções de importação de certificado exibidas abaixo, utilizam a Autoridade Certificadora SERPRO, contudo, os mesmos passos podem ser utilizados para outras entidades certificadoras, alterando apenas o nome dos certificados.

 

1. Clique nos três pontos ao lado da imagem da pessoa logada, após pressione a opção Configurações.

2. Clique na opção Privacidade e Segurança e logo em Segurança.

3. Clique em Gerenciar certificados.

4. Importe o certificado.

1. O Microsoft Edge não possui opção para instalação de certificado a partir do próprio navegador, porém, é possível instalar o certificado através do Painel de Controle nas opções de Rede e Internet.

2. Após entrar na área de Rede e Internet, clique em Opções da Internet e na janela que se abrir, vá para a aba Conteúdo e depois clique em Certificados.

3. Na janela a seguir, clique em Importar.

4. Quando o assistente de importação abrir, clique em Avançar.

5. Clique em Procurar para localizar o certificado e depois em Avançar.

6. Caso durante a procura o arquivo não apareça de imediato, selecione a opção todos os arquivos na janela de busca.

7. Na tela a seguir, digite a senha definida durante a criação do certificado e avance.

8. No próximo passo não é necessário alterar, basta avançar.

9. Em seguida, clique em Concluir.

10. Por fim, clique em Ok para finalizar a importação.

 
 
 
 

 

 
 
 
 

1 . Clique na opção Editar e selecionar Preferências.

2. Clique na opção Privacidade e Segurança, e depois em Ver certificados.

3. Selecionar a aba Seus certificados e clique no botão Importar… 

4. Ao importar o arquivo ele ficará em Downloads.