Bem-vindo à central de ajuda do Transparência (Cloud)

Configurações



Nessa tela é possível visualizar todas as consultas da entidade, bem como realizar as configurações das mesmas, com a possibilidade de adicionar novas consulta, publicá-las para disponibilizar ao contribuinte, criar gráficos, hiperlinks, incorporação de páginas entre outras funcionalidades que serão detalhadas a seguir.

Por meio do botão + CONSULTA é possível adicionar um novo registro e realizar o preenchimentos dos seguintes campos:

Título: Título da consulta que será exibido no portal

Descrição: Texto explicativo da consulta. Deve conter informações relevantes, de modo que facilite o entendimento dos dados referentes a consulta. Ressalta-se que o limite máximo é de 1.000 (mil) caracteres

Localização no menu: Nesse campo é possível selecionar em qual menu do portal a consulta estará disponível para o contribuinte. Caso nenhuma localização seja informada, a consulta não será exibida no portal.

Modelo de dados: Seleção do modelo de dados que será utilizado na consulta, ou seja, será a fonte de informação dos dados. Exemplo: Receitas orçamentárias, Contratos, Obras, Servidores entre outros.

Tipo: Permite que o usuário opte por Consulta ou Relatório

Consulta: Permite ao contribuinte visualizar as informações e detalhes configurados pelo usuário e ainda navegar entre as páginas de dados.

Relatório: Neste tipo, a consulta exibe os dados dos relatórios cadastrados no item 3.5.1 deste manual e também os arquivos anexados de diversos formatos.

Modelo Impressão/Exportação: Seleciona o modelo de layout que será usado na impressão também na exportação da consulta.

Publicar no portal: Ao marcar esta opção a consulta ficará disponível no portal e o seu status será “Publicada”, caso contrário ficará com o status “Em edição”. Caso o campo “Localização do menu” não esteja preenchido, a consulta não será exibida no portal

Após o cadastro de uma Consulta, você poderá aplicar o filtro, visível no ambiente, ou utilizar os critérios de pesquisa para uma busca mais efetiva.

O recurso FILTRAR POR disponibiliza as seguintes opções:

Todos: Lista todas as consultas da entidade

Padrões do sistema: Lista somente as consultas disponibilizadas pela Betha Sistemas, que estão configuradas como “padrão”.  Essas consultas não podem ser editadas pelo usuário

Definidas por usuário: Lista somente as consultas adicionadas pelos usuários da entidade.

Como já citado, além dos filtros, faça uso também dos critérios da Pesquisa avançada. Veja:

São várias as ações disponíveis na listagem em cada cadastro realizados, as quais veremos cada uma delas.

Ao selecionar esta opção a consulta será removida do menu no portal e o seu status passará a ser Em edição.

Caso a consulta esteja com o status Em edição essa opção estará disponível como Publicar e ao acioná-la a consulta passará a ser exibida no portal.

Essa opção permite ao usuário realizar alterações no cadastro base da consulta.

Vale ressaltar que não é permitido editar o campo Modelo de dados.

Remove a consulta e apaga todas as configurações realizadas na consulta.

Caso a consulta tenha alguma Notificação cadastrada, então é preciso excluir a notificação antes de excluir a consulta.

Realiza a cópia da consulta, bem como todas as suas configurações e adiciona ao final do campo Descrição o termo – cópia.

Propriedades: Nesta opção o usuário poderá realizar a configuração de cada campo da consulta.

Gráfico: Possibilita ao usuário realizar a configuração do gráfico referente a consulta

Hiperlinks: Nesta opção o usuário poderá realizar a configuração dos hiperlinks.

Incorporar página: Nesta opção o usuário poderá realizar a configuração da incorporação de página da consulta.

Esta tela é responsável pela configuração da consulta, ou seja, nela é possível informar quais campos serão exibidos para o contribuinte, quais serão usados como totalizadores ou ainda como filtros, bem como a ordem das colunas, tema e ordenação de dados.

Tema: Ao acionar o botão + TEMA o usuário deverá preencher os seguintes campos para que a consulta realize um filtro com base nas informações disponibilizadas pelo usuário, conforme abaixo:

  • Campo: Campo do modelo de dados que foi configurado no cadastro base da consulta e será um filtro para o tema. Exemplos: Número do empenho, Data do pagamento, Tipo de veículo.
  • Operador: Permite selecionar as seguintes opções:
      • Igual
      • Menor
      • Maior
      • Contém: Esta opção deve ser usada com campos do tipo texto (string).
      • Diferente: Esta opção deve ser usada com campos do tipo texto (string).
      • Valor: Campo livre para que o usuário informe o que gostaria que fosse usado como valor para o filtro de tema. ExemploCampo – Cedido/Recebido (Modelo de Servidores e Remunerações), Operador – Igual, Valor – Cedido. A palavra Cedido deve ser escrita dentro da caixa de texto Valor. Observação: É possível adicionar vários filtros ao tema para obter diferentes tipo de consultas. Assim, se na consulta de Almoxarifado o usuário quer uma informação específica para a entidade Entidade Modelo, ano de 2019 e que o valor de estoque seja maior que R$100,00.

Ordenação da consulta: Com esta funcionalidade o usuário poderá definir uma ordenação padrão para a consulta, bastando apenas informar os campos:

  • Propriedade de ordenação da consulta: Campo do modelo de dados que foi configurado no cadastro base da consulta. Exemplos: Número do empenho, Data do pagamento, Tipo de veículo.
  • Classificação: Neste campo o usuário poderá selecionar as opções:
      • Crescente: Do menor para o maior
      • Decrescente: Do maior para o menor

Consulta | Modelo de dados: Nesta área da tela de configuração, temos uma tabela com quatro colunas para que o usuário organize a consulta, bem como escolher as informações que serão exibidas para o contribuinte

  • Propriedade: Descrição do campo do modelo de dados.
  • Visualização: Permite ao usuário informar as seguintes opções em cada campo:
      • Não exibir: O campo não é mostrado na consulta. Caso o usuário deixe o campo vazio ele será marcado como Não exibir .
      • Tabela: O campo é exibido somente na listagem principal da consulta.
      • Detalhes: O campo é exibido somente no detalhamento do registro.
      • Tabela e detalhes: O campo é exibido tanto na listagem principal quanto no detalhamento.
  • Totalizador: Permite ao usuário informar o tipo de totalizador para a consulta, sendo que esse totalizador estará disponível somente na listagem principal:
      • Contagem: Conta a quantidade de registros do campo na consulta.
      • Média: Soma os valores do campo e exibe a média aritmética.
      • Menor valor: Exibe apenas o menor valor encontrado para o campo.
      • Maior valor: Exibe apenas o maior valor encontrado para o campo.
      • Soma: Faz a soma dos campos.
  • Filtro: Esta funcionalidade permite ao usuário exibir o campo como um filtro para que o contribuinte possa usá-lo ao acessar a consulta no portal:
      • Igual: Busca um termo exatamente igual ao informado no filtro informado.
      • Textual: Busca textual, mais usada para nomes e descrições .
      • Seleção múltipla: Exibe cada dado como uma caixa de seleção para que o contribuinte marque uma ou mais opções.
      • Seleção única: Exibe cada dado como uma caixa de seleção para que o contribuinte possa escolher uma entre todas as opções disponíveis.
      • Intervalo: Permite ao contribuinte estabelecer dois valores entre os quais o filtro fará a busca. Essa opção deve ser usada com campos do tipo Valores (inteiros ou decimais), Data ou Competência

Arrastar e soltar: Com essa funcionalidade o usuário poderá colocar os campos da consulta na ordem que desejar, bastando apenas arrastar o campo e soltá-lo na posição que quiser. Exemplo: Clique no símbolo conforme a imagem abaixo para selecionar o campo e arrastar.

Em cada consulta o usuário poderá configurar um gráfico baseado no modelo de dados selecionado

Definir modelo: Os modelos de gráfico que estão disponíveis são:

    • Linhas
    • Pizza
    • Barra vertical

Título: Título do gráfico que será exibido na consulta

Descrição: Texto explicativo sobre o gráfico. Tamanho máximo de 600 caracteres

Agrupador: Campo que será usado como agregador de informações. Exemplo: campo de Descrição do órgão

Propriedades: Campos que serão usados como as séries do gráfico. Exemplo: Valor do empenho / Valor anulado

Totalizador: Tipos de totalizadores

    • Contagem
    • Média
    • Menor valor
    • Maior valor
    • Soma

Número de valores: Quantidade de campos que serão usados no gráfico. Quantidade fixada até no máximo 13 campos

Tipo dos valores: Tipo dos valores do gráfico

    • Numérico: Valores em geral
    • Financeiro: Adiciona a notação R$ nos valores

Publicar no portal: Opção para exibir o gráfico no portal

Botão Visualizar: Atualiza os dados da pré-visualização com base das informações escolhidas

Em cada consulta o usuário poderá definir quantos hiperlinks julgar necessário com base nas seguintes informações:

Título: Título do hiperlink .

Propriedade com o hiperlink: Campo da consulta que será o link clicável para o contribuinte navegar. Exemplo:  link.

Consulta destino: Selecionar a consulta que será aberta quando o contribuinte clicar no link.

Configurações de filtros de ligação: Os filtros de ligação são os campos das duas consultas que serão usados para relacionar os dados entre elas. Necessariamente os campos devem iguais nas duas consultas, por exemplo: Número de empenho na consulta atual e Número de empenho na consulta destino.

Propriedade consulta origem: Campo da consulta atual que será usado para fazer a ligação com a consulta de destino.

Propriedade consulta destino: Campo da consulta de destino que será usado para fazer a ligação com a consulta atual. Exemplo de configuração: Para localizar corretamente o empenho na consulta de destino foi preciso usar, além no número do empenho, também o ano do empenho na configuração do hiperlink, pois os números de empenho desse cliente são iniciados a cada ano, ou seja, caso fosse usado somente o número do empenho para realizar a busca, a consulta de destino iria apresentar todos os empenhos com o aquele número em cada ano, fazendo assim com que o contribuinte visualizasse vários registros de empenho na consulta de destino e assim gerando um resultado incorreto.

Exemplo de como o hiperlink é apresentado:

Na imagem acima foi usada a consulta Despesas orçamentárias e no campo Número do empenho, que está no detalhamento da consulta, foi adicionado o hiperlink. Quando o contribuinte clicar em um dos números de empenho, o Transparência irá abrir a consulta que foi configurada no campo Consulta destino e usará o número do empenho, juntamente com o ano do empenho para fazer um filtro, trazendo somente o(s) registro(s) referente aquele empenho e ano.

A partir dessa janela de consulta o contribuinte pode ver o detalhamento do registro e navegar entre os registros, quando houver mais de um registro relacionado.

Essa funcionalidade permite ao usuário configurar quais informações estarão disponíveis quando a consulta for exibida em outra página que não o Transparência Cloud.

  • Exibir menu: Ao habilitar essa opção o menu do Transparência estará disponível para o contribuinte, juntamente com a consulta que está sendo incorporada. Exemplo com somente a opção Exibir menu habilitada.

Note que o menu do Transparência Cloud está sendo exibido, mas o restante do sistema está oculto (cabeçalho e rodapé)

  • Exibir cabeçalho: Ao habilitar essa opção o cabeçalho do Transparência estará disponível para o contribuinte, juntamente com a consulta que está sendo incorporada. Exemplo com somente a opção Exibir cabeçalho habilitada.

Note que somente o cabeçalho do sistema está disponível juntamente com a consulta.

  • Exibir rodapé: Ao habilitar essa opção o rodapé do Transparência estará disponível para o contribuinte, juntamente com a consulta que está sendo incorporada. Exemplo com somente a opção Exibir rodapé habilitada.

Note que ao final da consulta é exibido o rodapé do sistema com todas as funcionalidades configuradas

Observações: Caso o usuário desabilite todos os parâmetros da incorporação de página, o Transparência exibirá apenas a consulta, sem as demais funcionalidades.

Após configurar as opções disponíveis, o usuário deverá gera a url da consulta para disponibilizá-la ao outro sistema ou site que irá incorporar a consulta. Para isso, você deve utilizar o botão GERAR URL. Com isso, o sistema disponibilizará a url da consulta que será incorporada e também uma opção para copiar essa url para a área de transferência.

Essa funcionalidade permite ao usuário adicionar uma notificação personalizada no formato de mensagem em cada consulta publicada no portal. Ao acessar a funcionalidade, todas as consultas cadastradas estarão disponíveis para que seja possível adicionar a mensagem personalizada.

Assim, para adicionar uma nova notificação, basta clicar no balão de diálogo ao lado de cada consulta disponível e preencher os seguintes campos:

Descrição: Nesse botão o usuário poderá adicionar a mensagem personalizada com limite de 1000 (mil) caracteres.  E após inserir o texto o você poderá marcar a opção Publicar no portal para que a mensagem seja exibida no portal.  Caso essa opção não seja marcada, a mensagem ficará com a situação Em edição.

Situação: apresenta o tipo Publicada, quando a mensagem é exibida ao acessar a consulta ou Em edição, quando ela ainda não é exibida.

Após adicionar a mensagem o botão passa a assumir o símbolo , onde as seguintes opções estão disponíveis:

Publicar/Despublicar: Habilita ou desabilita a mensagem da consulta, fazendo com que ela seja exibida ou não.

Editar: Permite realizar alterações na mensagem cadastrada e também publicar ou despublicar.

Excluir: Apaga a mensagem da consulta. Essa opção não interfere na consulta, somente na mensagem vinculada a ela.