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Módulo Imobiliário



A funcionalidade Baixa automática/estorno permite que  seja realizada a baixa dos pagamentos dos lançamentos de créditos tributários de forma automática, onde o responsável pela baixa irá informar o convênio bancário cujas baixas devem ser vinculadas e realizar a importação do arquivo do retorno bancário que contém a relação dos pagamentos para que o sistema automaticamente localize os lançamentos e registre os respectivos pagamentos do mesmo. 

Por meio do botão +Baixa, você irá selecionar o convênio que você deseja realizar a baixa, juntamente com o script que irá efetuar a leitura do arquivo do retorno bancário, você deve realizar a importação do arquivo que veio do banco, selecionando se trata de uma baixa retroativa, caso a resposta seja Sim, informe a data da mesma.

Ao marcar a opção Abrir com esta composição na próxima baixa, quando você for realizar a baixa do arquivo o campo Convênio e Script virão preenchidos de forma automática, sendo possível realizar sua edição caso seja necessário.

Nesta  tela, você possui três opções de filtros, sendo eles: Não homologados, Homologados e Estornados.

Não homologados: Nesta aba ficam os arquivos que foram importados, e para realizar a baixa dos pagamentos desses arquivos, você deve clicar em Homologar pagamentos.

Vale ressaltar que o fato de importar o arquivo de baixa não irá efetivar/registrar os pagamentos, pois podem haver inconsistências.

 Após a importação do arquivo é preciso realizar a homologação dos dados, ou seja, neste momento, você irá analisar as inconformidades para posterior homologação, evitando que pagamentos incorretos sejam registrados ou até mesmo,  que não sejam registrados por falta de informações.

Após isso, vamos para a aba onde constam as baixas que foram homologadas.

Homologados: Ficam localizados os arquivos que foram homologados e tiveram suas respectivas baixas efetivas, por meio deste filtro, você consegue também visualizar os pagamentos do respectivo arquivo ou realizar o estorno do mesmo.

Ao visualizar o pagamento você pode filtrar conforme desejar e também possuir informações detalhadas sobre o crédito pago 

Estornados: Ficam localizados os pagamentos que foram estornados por algum motivo, sendo possível visualizar a data do estorno, o usuário que efetuou a operação e quais pagamentos foram estornados.


Lembrando que, o ideal é que o usuário evite as homologações das baixas antes de solucionar as inconsistências, para que assim, ele não necessite realizar o estorno após a homologação, confira agora algumas situações que podem ocorrer ao realizar a baixa do arquivo e o que você, usuário, pode fazer para solucionar o problema:

Caso você se depare com o erro Guia não enviada pelo Cidadão Web, você deve se atentar a alguns detalhes.

Esse erro geralmente ocorre quando a guia de pagamento é paga entre um intervalo de uma execução do script de integração com o Cidadão Web, ou seja, as guias que foram pagas após a última execução não foram integradas ainda, dessa forma, ocasionando o erro ao realizar a baixa.

Confira algumas medidas paliativas para que você, usuário, consiga evitar ou reduzir esse problema sem a necessidade de estar abrindo um chamado para o suporte:

  • Realizar o cadastro de agendamentos de script com mais frequência durante o dia para que o mesmo seja executado diversas vezes e realize a integração de forma mais rápida. Não sabe realizar o agendamento de um script? Clique aqui e confira o informativo preparado para você. 
  • Execute de forma isolada o script pela manhã todos os dias antes de realizar a baixa do arquivo. 

Caso o problema já tenha ocorrido e você está em dúvida do que fazer para corrigi-lo, logo após a execução do script, realize o estorno do arquivo e baixe o mesmo novamente. 

 Quando um lançamento for inscrito em dívida ativa após a realização do seu pagamento, é provável que ocasione problema na hora de baixar o mesmo, dessa forma, é necessário realizar o estorno do arquivo bancário e após isso, realizar o estorno da inscrição em dívida (Módulo Dívida ativa > Executando > Processos > Estorno de inscrição) desse débito, podendo então realizar a nova baixa do arquivo bancário. 

Quando houver indicação de que houve pagamento indevido, se trata de pagamento à menor, ou seja, quando o contribuinte pagou menos do que deveria. 

Para essas diferenças, o sistema permite uma configuração (limite de diferença), que pode ser realizada através da rotina de Limites de arrecadação por meio do menu Administrando > Limites de arrecadação. Com esse limite configurado, poderá ser gerada uma guia/parcela complementar para que o contribuinte efetue o pagamento dessa diferença que deixou de pagar.

 Nas situações em que o contribuinte pagar uma guia que conste como cancelada, como medida paliativa, você pode gerar um saldo para o contribuinte por meio do menu Executando > Manutenção de pagamento, ao criar o saldo, você deve marcar a opção Tipo de pagamento como inconsistente, Tipo de inconsistência como cancelada e o número da referida baixa, após isso, clique em avançar, selecione o contribuinte e gere o saldo. Feito isso, realize o estorno de inscrição por meio do módulo Dívida ativa no menu Executando > Processos > Estorno de inscrição, dessa forma, você irá conseguir realizar a compensação do saldo por meio do módulo atendimento ou por meio da funcionalidade manutenção de pagamento. 

Para as inconsistências abaixo o procedimento é o mesmo, ou seja, a geração de saldo e a compensação/restituição do valor através da otina de manutenção de pagamento:

  • Guia cancelada
  • Parcela já paga
  • Isentos
  • Parcelados
  • Eliminados
  • Suspensos
  • Remidos
  • Diferença à maior

O procedimento é o mesmo, ou seja, a geração de saldo e a compensação ou restituição do valor através da rotina de manutenção de pagamento.

A funcionalidade Baixa manual/estorno permite que  seja realizada a baixa dos pagamentos dos lançamentos de créditos tributários de forma manual

Essa funcionalidade também pode ser realizada por meio do módulo Atendimento, diretamente no lançamento que você deseja realizar a baixa manual. 

Por meio do menu Executando > Movimentação financeira > Baixa manual/estorno no botão +Baixa, você consegue realizar o preenchimento dos campos solicitados, primeiramente, você deve preencher os campos com as informações do referido lançamento que você deseja realizar a baixa. 

Após isso, na guia preencher dados do pagamento você preenche os dados solicitados, atentando-se a data de pagamento, data de crédito e valor pago conforme realizado pelo cliente,  havendo diferença deve ser informado o motivo no ícone balão

obs: Atentar-se ao preenchimento do campo Convênio da baixa, vale destacar que na grande maioria dos casos é utilizado o mesmo para uma baixa manual. O preenchimento desse campo é obrigatório, exceto quando o meio de pagamento for dinheiro.

.No campo Motivo (onde a seta está apontando) deve ser informado o motivo da diferença de pagamento quando houver.