Serviços para geração das Receitas Diversas

A Betha Sistemas com o intuito de facilitar a interação entre sistemas de empresas parceiras com seus próprios sistemas, disponibiliza serviços com um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre as plataformas(APIs).

Entre  essas APIs disponibilizadas, estão os serviços relacionados a criação de taxas no sistema Tributos (Cloud), onde a funcionalidade é conhecida como Receitas Diversas.

  1. Geração de uma receita diversa no sistema Tributos (Cloud);
  2. Cálculo da receita diversa criada, gerando o lançamento;
  3. Consulta de receitas diversas criadas;
  4. Consulta de dados adicionais;
  5. Consulta da situação do lançamento efetuado.

Para utilização dos serviços disponibilizados são necessárias credenciais disponibilizadas pela Betha Sistemas, são elas:

  1. Authorization
  2. User-Access

Para testes das credenciais disponibilizadas, pode ser utilizado o postman e configurando o headers conforme imagem abaixo:

Para gerar uma nova receita diversa  efetue um post utilizando a API https://tributos.suite.betha.cloud/dados/v1/receitas-diversas, informando em um json os dados solicitados, conforme imagem abaixo:

A resposta deste post será:

Informações e procedimentos obrigatórios:

  1.  Para criação de uma receita diversa o id do contribuinte é obrigatório, logo na falta deste id, torna-se necessário efetuar uma consulta a API de consulta a contribuintes, para a busca desta informação.

Tendo como resposta:

2. Outro dado obrigatório  na geração de uma receita diversa é o id do crédito tributário e o id da receita:

Esses dois ids devem ser solicitados junto a Prefeitura Municipal, pois é a prefeitura que configura os créditos e consequentemente as receitas no sistema Tributos.

3. Diferente do id de contribuinte, os ids referentes aos créditos tributários e receitas não são dinâmicos,  exceto se a  prefeitura criar um novo crédito e receita para os lançamentos que outrora são efetuados para os parceiros.alterados.

 A partir deste momento é só informar o id do contribuinte, id do crédito tributário e  id da receita no json da API de criação de receitas diversas, conforme orientações supracitadas.

Após gerar a receita diversa no sistema, torna-se necessário consolidar o cálculo, ou seja, disponibilizar os lançamentos para realizar a emissão das guias de pagamento, para isto utilize a API: https://tributos.suite.betha.cloud/dados/v1/receitas-diversas/{idReceitaDiversa}/calcular ,

Lembre-se desta observação colocada na resposta da geração da receita diversa: 

Substitua a expressão {idReceitaDiversa} pelo id e execute, o resultado será conforme imagem abaixo:

Após o cálculo, pode ser efetuada a consulta da situação dos lançamentos gerados através da API https://tributos.suite.betha.cloud/dados/v1/receitas-diversas/{idReceitaDiversa}/lancamentos sendo necessário somente substituir na url a expressão {idReceitaDiversa} pelo id da receita diversa gerada.

É possível consultar informações do lançamento gerado através da API  https://tributos.suite.betha.cloud/dados/v1/receitas-diversas/{idReceitaDiversaLancamento}/receitas sendo necessário somente substituir na url a expressão {idReceitaDiversaLancamento} pelo o id dos lançamentos da receita diversa gerada, este id é retornado na consulta acima, conforme imagem:

Após isso, efetue a consulta:

Os campos adicionais no sistema Tributos (Cloud), são informações complementares inseridas nos cadastros das receitas diversas, eles possuem estes nomes devido ao sistema permitir que a Prefeitura municipal customize e crie campos dentro de um determinado cadastro conforme a sua necessidade.

Dessa forma, o sistema permite consultar dados e também a estrutura desses campos adicionais, bastando apenas utilizar a API https://tributos.suite.betha.cloud/dados/v1/receitas-diversas/{idReceitaDiversa}/campos-adicionais e substituir a expressão {idReceitaDiversa} pelo id da receita diversa.

Lembrando que esta consulta serve para verificar como é a estrutura dos campos adicionais, porém a Prefeitura municipal deve passar para o parceiro os campos adicionais criados e seus ids.

Esta não é uma informação obrigatória na geração da receita diversa.