Virada de Exercício no Tributos (Cloud)

O objetivo deste manual é o de citar quais funcionalidades, no Tributos (Cloud), podem ser impactadas pela virada do exercício, portanto, se você tiver dúvidas sobre a usabilidade das rotinas, acesse os treinamentos disponibilizados.

Diferente do Tributos (Desktop), o Tributos (Cloud) não tem um rotina própria para o encerramento de um exercício e início de outro, porém há funcionalidades que merecem atenção, visto que, dependendo de como foi parametrizada a entidade, precisarão ter suas configurações alteradas: 

Criar a competência de 2021 no Módulo Mobiliário, em Configurando > Lançamentos > Competências:

DICA: Sugerimos que as datas de vencimento e as datas iniciais e finais de cada competência sejam iguais no Tributos (Cloud), e-Nota Fly e no Livro Eletrônico, para que a interação possa ser realizada entre estes sistemas. Dessa forma, quando as notas forem emitidas no e-Nota Fly, os lançamentos de ISS serão criados automaticamente no Tributos (Cloud).

OBS: Se for feito geração automática de competência é necessário primeiramente realizar a simulação para que o botão Salvar seja habilitado.

Copiar as fórmulas de 2020 para 2021, em Módulo Mobiliário > Configurando > Fórmulas > Fórmulas, ir na aba Cálculo e no  botão Possibilita copiar fórmulas de outros anos:

Atualmente, não é necessário registrar uma Planta de Valores para cada ano, visto que as fórmulas, scripts ou recursos que resgatam dados da Planta de Valores tem por base o ano mais atual de seu registro. Para que isso ocorra com sucesso, as funções utilizadas são as seguintes:

  • UtilitariosImoveis.buscaPlantaDeValoresAno(logradouro, secao, face);
  • UtilitariosImoveis.buscaPlantaDeValoresDoImovelAno(imovel.codigo);

Caso a entidade não deseje realizar  o ajuste direto em fórmula, ela pode ser realizada também pelo menu Módulo Imobiliário > Configurando > Tabelas > Plantas de Valores, devendo ser criada as plantas de valores para 2021.  

Se houve mudança nos indexadores, estes devem ser atualizados, em Administrando > Financeiros Indexadores:

Caso o ano atual das configurações dos documentos não esteja de acordo no ano em exercício, deve ser alterado para 2021 e definido os números iniciais dos documentos para o exercício, em Utilitários > Central de configurações > Documentos:

Caso o município utilize tabelas de cálculo, deve ser verificado no menu Módulo Imobiliário em Configurando > Tabelas > Tabelas de cálculo:

  • Se os valores estão corretos para cada tabela;
  • Se na fórmula de cálculo está informado o ano correto para buscar os valores das tabelas. Lembrando que, se as tabelas não sofreram alteração deve ser informado na fórmula o ano mais atual das tabelas.

Vencimento das parcelas, em Configurando > Lançamentos > Parcelas, a fim de determinar as formas de pagamento e seus vencimentos:

Para transferir os débitos para a Dívida Ativa, utilize o módulo Dívida Ativa, menu: Executando > Processos > Inscrição em dívida

É importante ressaltar que no menu Configurando > Lançamentos > Créditos Tributários, você define se deseja que a transferência para dívida de cada crédito seja feita de forma agrupada ou não, bem como, se o seu vencimento será o da primeira parcela ou o da primeira parcela vencida.

  • Configurando > Lançamentos > Competências
  • Configurando > Fórmulas > Fórmulas
  • Configurando > Tabelas > Planta de valores
  • Administrando > Financeiros Indexadores
  • Utilitários > Central de configurações > Documentos
  • Configurando > Tabelas > Tabelas de cálculo
  • Configurando > Lançamentos > Parcelas
  • Executando > Processos > Inscrição em dívida

Caso deseje baixar o conteúdo disponibilizado acima, clique no botão Baixar.